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Investimentos

05 de Dezembro de 2014 as 12:12:58



INVESTIMENTOS - GOL, Margem Operacional Ascendente


Revisão para cima do guidance de margem operacional.
 
A GOL divulgou revisão do seu guidance de margem Ebit para 2014, elevando o limite inferior, que anteriormente era de 3%, para 4%. Neste sentido, a nova estimativa da companhia para o ano [projeta] margem operacional entre 4% e 6%.
 
Além disso, a empresa informou que, para 2015, projeta a manutenção da oferta de assentos (ASK).
 
Alteração corrobora nossas estimativas anteriores
 
Nosso relatório de revisão de preço, divulgado em 27/05, já considerava uma margem Ebit em 2014 de 4,8%, pois já esperávamos que ao longo do ano o cenário fosse favorável para a aviação comercial, além da continuidade do programa de eficiência da companhia, a redução da oferta doméstica e a manutenção dos yields. Vale enfatizar, que mantivemos esta estimativa após os resultados do 3T14.
 
Com a elevação realizada pela GOL nesta data, a nova range entre 4% e 6% para a margem equivaleria a uma média de 5%, ou seja, ficando dentro das nossas projeções feitas ainda no segundo trimestre deste ano, e, portanto, sendo corroboradas nesta data pelo fato relevante.
 
Revisão de preço com melhora de estimativas
 
Atualizamos nosso modelo de avaliação e nossas projeções de margem operacional para os próximos dois anos, pois consideramos os seguintes fatores, que podem impactar a companhia entre o médio e longo prazo:
 
(a) Embora possa haver alguma flutuação no nível do patamar de câmbio, a tendência de queda na precificação internacional do barril de petróleo pode ser benéfica, devido a uma possível desaceleração no ritmo de preços do combustível de aviação;
 
(b) Entendemos que, a GOL é a companhia que está conseguindo melhor capturar o bom crescimento de demanda no setor aéreo, principalmente no mercado doméstico;
 
(c) O nível de yield permanece em ritmo crescente, mesmo com o frequente acirramento de concorrência no mercado doméstico, em razão da aviação  regional, demonstrando capacidade de atração e retenção, sem a necessidade de brigar via preço;
 
(d) A estratégia de focar no passageiro corporativo e internacional, naturalmente tende a dar bons resultados, uma vez que se trata de um público com menor elasticidade a variação de preços, além de oferecerem melhor nível de yield;
 
(e) A proposta de texto substitutivo, que libera o capital estrangeiro nas companhias aéreas que operam no Brasil, tirando a atual limitação de que ao menos 4/5 do capital votante nas empresas aéreas seja nacional, poderia ser favorável, pelo ponto de vista da abertura de espaço para capitalização das aéreas brasileiras por empresas estrangeiras. 
 
Neste sentido, elevamos o target-price para de dezembro de 2015 de R$ 15,50 para R$ 18,00 e reiteramos a recomendação Outperform.
 
Quais os riscos?
 
A recente elevação do patamar cambial é a nossa frequente preocupação, pois impacta diretamente o custo do combustível (QAV) e seu nível de despesas financeiras, devido ao arrendamento das aeronaves.
 
Vale ressaltar, que outro fator de risco é a necessidade de, no mínimo, manutenção no nível de atividade econômica, tendo em vista que uma possível desaceleração poderia resultar no arrefecimento de demanda dos segmentos corporativo e internacional, o que poderia comprometer o plano estratégico da empresa.
 
 
Confira no relatório anexo a avaliação do desempenho da GOL e as alterações positivas nas projeções de margem operacional, assinado por MÁRIO BERNARDES JÚNIOR, analista de investimentos do BB INVESTIMENTO.

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: MÁRIO BERNARDES JUNIOR, analista de investimentos do BB INVESTIMENTO





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