Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Saúde

11 de Janeiro de 2022 as 19:00:32



OMICRON - EUROPA registrou 7 Milhões de Novos Casos na 1ª Semana de 2022


E 50% dos Europeus serão infectados nos próximos 02 meses
 
Uma maré de infecções por Omicron traz o risco de colapsar sistemas de saúde em toda a Europa, afirmou a OMS Organização Mundial da Saúde, alertando que mais da metade da população da região será infectada com a variante nos próximos dois meses.
 
Hans Kluge, diretor europeu da OMS, disse que a região registrou mais de 7 milhões de novos casos na primeira semana de 2022, o dobro da taxa de uma quinzena anterior, com mais de 1% da população tendo sido infectada pela Covid-19 por semana, em 26 países.
 
Kluge disse que a variante havia sido relatada em 50 dos 53 estados da região europeia e estava se tornando dominante na Europa Ocidental.
 
"Nesse ritmo, mais de 50% da população da região será infectada com Omicron nas próximas seis a oito semanas",
 
disse ele – uma escala de transmissão que ele descreveu como sem precedentes.
 
A variante atingiria mais fortemente as regiões onde as taxas de inoculação eram mais baixas, como a Europa Central e Oriental, previu Kluge, dizendo que estava "profundamente preocupado" que, à medida que Omicron se mudasse para o leste, "ainda não vimos seu impacto total em países onde a captação de vacinação é menor, e onde veremos doenças mais graves nos não vacinados".
 
Contaminação 6 vezes superior em áreas de não-vacinados
 
Na Dinamarca, disse ele, onde os casos de Omicron "explodiram nas últimas semanas", a taxa de hospitalização pela covid-19, para pacientes não-vacinados durante a semana de Natal, havia sido seis vezes superior do que para aquelas  áreas em que as pessoas foram totalmente vacinadas.
 
Apesar das evidências de que o Omicron está afetando mais o trato respiratório superior do que os pulmões, causando sintomas mais leves do que as variantes anteriores, a OMS disse que era muito cedo para começar a tratar o coronavírus mais como uma doença endêmica.
 
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, sugeriu na segunda-feira que a evolução do Covid-19 poderia ser rastreada como se fosse uma gripe, sem registrar todos os casos e sem testar todas as pessoas que apresentavam sintomas, porque sua letalidade havia caído.
 
No entanto, Catherine Smallwood, oficial sênior de emergência da OMS para a Europa, disse que seria necessário um rítmo de transmissão mais estável e previsível , antes que a Covid pudesse ser reconhecida como endêmica.
 
"Ainda temos uma enorme quantidade de incerteza e um vírus que está evoluindo muito rapidamente, impondo novos desafios. Certamente não estamos no ponto em que somos capazes de chamá-lo de endêmico. Pode se tornar endêmico no devido tempo, mas fixar isso até 2022 é um pouco difícil nesta fase."
 
afirmou Catherine Smallwood.
 
Kluge disse que, embora as vacinas fornecessem "boa proteção" contra doenças graves e morte, o aumento das internações hospitalares estava "desafiando os sistemas de saúde e a prestação de serviços em muitos países ... e ameaçar sobrecarregá-los em muitos mais".
 
Ele disse que os países ainda não atingidos pelo surto de Omicron tiveram "uma janela de oportunidade de agir agora" protegendo seus cidadãos mais vulneráveis, além de fazer o possível para garantir que os cuidados de saúde e outros trabalhadores-chave pudessem manter os serviços funcionando.
 
Os governos desses países devem obrigar máscaras de alta qualidade em todos os espaços fechados e internos e garantir que a série completa de vacinas e as doses de reforço sejam dadas o mais cedo possível, especialmente nos setores de saúde e serviços essenciais, disse ele.
 
"Quando a onda de Omicron começou, a prioridade deve ser evitar e reduzir os danos entre os vulneráveis e minimizar a interrupção dos sistemas de saúde e serviços essenciais",
 
disse Kluge.
 
"Isso significa priorizar pessoas vulneráveis para o curso inicial e doses de reforço, aconselhando-as a evitar espaços fechados e lotados e oferecendo a possibilidade de trabalhar remotamente sempre que possível até que a onda de infecção passe."
 
Os testes de PCR devem ser priorizados para indivíduos em risco de doenças graves e trabalhadores críticos, disse ele, e testes rápidos devem ser implantados de forma mais ampla, novamente "priorizando contatos com alto risco de infecção e com alto risco de desfecho severo".
 
Isolamento e Quarentena
 
Após movimentos de vários governos europeus para encurtar períodos de isolamento e quarentena para evitar que as economias parem, Kluge disse que tais decisões devem ser tomadas "apenas quando essenciais para preservar a continuidade crítica dos serviços".
 
O menor isolamento e os tempos de quarentena também devem ser condicionados aos testes negativos, disse ele, acrescentando que, em geral, todas essas decisões "devem ser tomadas com uma ponderação cuidadosa dos riscos e benefícios de fazê-lo".
 
Escolas
 
Manter as escolas abertas tinha "importantes benefícios para o bem-estar mental, social e educacional das crianças", disse ele, instando os governos a rever protocolos de teste, isolamento e quarentena de contatos em sala de aula para minimizar a interrupção da aprendizagem.
 
No entanto, ele disse que a maior transmissibilidade de Omicron significava que as autoridades deveriam se preparar para uma mistura de aprendizado online e frequência em sala de aula.
 
Confira em THE GUARDIAN a íntegra dessa matéria em inglês


Fonte: THE GUARDIAN. Traducao, copidescagem e subtítulos da Redacao JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
DENGUE - Fabricante firma Parceria para ampliar Produção da Vacina 28/02/2024
DENGUE - Fabricante firma Parceria para ampliar Produção da Vacina
 
DENGUE - Governo vai enviar Vacinas a mais 29 Municípios 25/02/2024
DENGUE - Governo vai enviar Vacinas a mais 29 Municípios
 
COVID-19 - Aumentam 28% os casos de internação em SP, em 14 dias 08/10/2023
COVID-19 - Aumentam 28% os casos de internação em SP, em 14 dias
 
COMPLEXO ECONÔMICO INDUSTRIAL DA SAÚDE - Governo quer expandir produção nacional de itens para o SUS 27/09/2023
COMPLEXO ECONÔMICO INDUSTRIAL DA SAÚDE - Governo quer expandir produção nacional de itens para o SUS
 
COVID-19 - Casos continuam a crescer no Rio e em São Paulo 28/09/2023
COVID-19 - Casos continuam a crescer no Rio e em São Paulo
 
TRANSPLANTES DO CORAÇÃO - 206 realizados no Brasil no 1º Semestre/2023 29/08/2023
TRANSPLANTES DO CORAÇÃO - 206 realizados no Brasil no 1º Semestre/2023
 
COVID-19 - Nova variante  EG.5 localizada em São Paulo e em 51 países 18/08/2023
COVID-19 - Nova variante EG.5 localizada em São Paulo e em 51 países
 
DENGUE -  Laboratório pede incorporação da Vacina ao SUS 09/08/2023
DENGUE - Laboratório pede incorporação da Vacina ao SUS
 
GRIPE AVIÁRIA - Paraná é o 6º Estado a decretar Emergência Zoosanitária 28/07/2023
GRIPE AVIÁRIA - Paraná é o 6º Estado a decretar Emergência Zoosanitária
 
CANNABIDIOL foi identificado em planta nativa brasileira, em Pesquisa da UFRJ 14/06/2023
CANNABIDIOL foi identificado em planta nativa brasileira, em Pesquisa da UFRJ
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites