Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

19 de Fevereiro de 2012 as 01h:49



ARTIGO - Reflexão Séria Demais para o Carnaval: A regulação da Atividade Jornalística


 

 

Sobre a Regulação da Atividade Jornalistica

AUTOR DESCONHECIDO

 

“Por que os jornalistas não deveriam responder por suas palavras, dado que eles exercem um poder sobre o mundo social e sobre o próprio mundo do poder?”. Assim o atual diretor do Le Monde Diplomatique francês, Sege Halimi, abre o seu livro “Os novos cães de guarda”. O livro retoma, no seu titulo, o livro de Paul Nizan, “Os cães de guarda”, publicado originalmente em 1932, e tornado famoso pela sua reedição em 1960, quando Sartre prefacia um outro livro de Nizan, Aden Arabie, relançando sua obra.

.

Nizan dizia que os intelectuais não devem ser os taquígrafos da ordem, mas aqueles que saibam a necessidade de superá-la, isto é, de subvertê-la. “O homem jamais produziu nada que testemunhasse a seu favor, senão com atos de cólera: seu sonho mais singular é sua principal grandeza, reverter o irreversível.” Recusar “esconder os mistérios da época, o vazio espiritual dos homens, a divisão fundamental de sua consciencia, e esta separação cada dia mais angustiante entre seus poderes e o limite real de sua realização”.

.

Halimi escreveu “Os novos cães de guarda” (Jorge Zahar, no Brasil), na coleção de combate dirigida por Pierre Bourdieu, para atualizar o fenômeno, que tornou-se um fenômenos essencialmente midiático nos nossos dias. A mercantilização neoliberal arrasou o campo midiático: “A informação tornou-se um produto como outro qualquer, comprável e destinado a ser vendido...”

.

Halmim faz um livro devastador, porque simplesmente retrata como são produzidas as informações e as interpretações a favor do poder e da riqueza. “Reverência diante do poder, prudência diante do dinheiro...”- resume ele, que revela as tramas de cumplicidade e de promiscuidade entre a velha mídia e os poderes economicos e políticos. E, também, como esses empregados das empresas de comunicação se promovem a si mesmos, alegremente, numa farsa de fabricação de opinião publica – expressão de Chomsky – de forma oligárquica e elitista.

.

Quem ousa romper com o consenso dominante é desqualificado como “populista”, “demagogo” pelos “cardeais do pensamento único”, que nos venderam suas mercadorias como a única via possível de “governos responsáveis”, afirmações pelas quais nao respondem hoje, quando essas certezas revelam suas misérias e os sofrimentos que causam para os povos cujos governos ainda se guiam por esses dogmas.

.

“Mídias cada vez mais concentradas, jornalistas cada vez mais dóceis, uma informação cada vez mais medíocre”, conclui Halimi. Perguntado pela razão de que a velha mídia não se reforma, não se renova, o ex-ministro da educação da França, Claude Alegre, político de direita, respondeu com franqueza: “Eu vou lhes dar uma resposta estritamente marxista, eu que nunca fui marxista: porque eles não têm interesse... Por que os beneficiários dessas situação não têm o menor interesse em mudá-la.”

.

O livro de Halimi foi transformado em documentário e é o filme mais interessante para se ver em Paris atualmente, com o mesmo titulo do livro: “Os novos cães de guarda”. Dirigido por Gilles Balbastre e Yannick Kergoat, com a participação do próprio Halimi no roteiro, o filme poderia ser transporto mecanicamente para o Brasil, a Argentina, a Veneuela, o México, qualquer país latino-americano, apenas mudando os nomes dos jornalistas, dos donos das empresas midiáticas e dos supostos especialistas entrevistados, representantes da riqueza e do poder nas nossas sociedades.

.
Entre outras informações sonegadas pela velha mídia, cada vez que alguém é entrevistado ou chamado para alguma reunião na velha mídia, aparecem os créditos da pessoa: seu cargo nas empresas privadas, sua participação em outras, as ações que dispõem, etc. Para que se saiba quem está falando, sem disfarçá-lo na qualidade de “especialista”, grande economista, etc, etc.

.

Mais informações sobre o filme podem ser obtidas emwww.lesnouveauxchiensdegarde.com

 



Fonte: de Autor Desconhecido, sob Responsabilidade da Redação





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
PIZZARIA DI NAPOLLI - Rede visa dobrar de tamanho em 2023 04/06/2023
PIZZARIA DI NAPOLLI - Rede visa dobrar de tamanho em 2023
 
SMART STORE - Empreendedoras celebram Dia das Mães com independência financeira 15/05/2023
SMART STORE - Empreendedoras celebram Dia das Mães com independência financeira
 
TINTAS MC - Após Pandemia, mãe e filho passaram a ser franqueados em Sampa 15/05/2023
TINTAS MC - Após Pandemia, mãe e filho passaram a ser franqueados em Sampa
 
RUN MORE - Rede abre Nova Franquia em Passo Fundo 26/04/2023
RUN MORE - Rede abre Nova Franquia em Passo Fundo
 
FRANQUIAS de Saúde, Beleza e Bem-Estar têm Alta de 21,5% 15/04/2023
FRANQUIAS de Saúde, Beleza e Bem-Estar têm Alta de 21,5%
 
BIO MUNDO - Páscoa 2023 tem recorde de lançamentos para atender consumidores 09/04/2023
BIO MUNDO - Páscoa 2023 tem recorde de lançamentos para atender consumidores
 
ABF Excelência em Franchising 2023 premia 225 Redes - Conheça AQUI 09/04/2023
ABF Excelência em Franchising 2023 premia 225 Redes - Conheça AQUI
 
CHEIRIN BÃO - Rede de Franquias de Cafeteria já é a maior do País 05/04/2023
CHEIRIN BÃO - Rede de Franquias de Cafeteria já é a maior do País
 
CLÍNICA DA CIDADE - Rede quer superar 100 unidades franquiadas em 2023 03/04/2023
CLÍNICA DA CIDADE - Rede quer superar 100 unidades franquiadas em 2023
 
ALEXANDRE PADILHA: Nova Regra Fiscal combinará Meta de Superávit e Controle de Gastos 29/03/2023
ALEXANDRE PADILHA: Nova Regra Fiscal combinará Meta de Superávit e Controle de Gastos
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites