Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Saúde

Quarta-Feira, Dia 08 de Abril de 2020 as 01:04:11



FIOCRUZ divulga eficácia de medicamento contra COVID-19


Fiocruz divulga possível eficácia de medicamento contra covid-19
 
Artigo científico propõe estudo aprofundado de antirretroviral
 
Pesquisadores da FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz identificaram, em laboratório, que o antirretroviral atazanavir pode inibir a replicação do novo coronavírus em células infectadas.
 
Os resultados obtidos ainda precisam ser confirmados através de testes clínicos com pacientes para que o medicamento se torne uma possibilidade no combate à doença.
 
A pesquisadora Milene Miranda, do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), avaliou que os resultados foram muito promissores, já que o antirretroviral, usado no combate ao HIV, não só inibiu a replicação viral como reduziu o quadro inflamatório das células infectadas.
 
"Se a pessoa tem um processo inflamatório menor, ela tem um melhor prognóstico",
 
resumiu a bióloga.
 
Para a realização dos ensaios in vitro, pesquisadores utilizaram um isolado viral produzido a partir de uma amostra de paciente infectado no Rio de Janeiro. Antes dos ensaios, a metodologia contou com a utilização de análises de modelagem computacional para simular como o atazanavir interage com a enzima usada pelo vírus para se replicar no corpo humano.
 
O trabalho foi enviado para a revista científica Nature Communications e disponibilizado para a comunidade científica internacional em formato preprint - sem revisão formal por outros especialistas da área -, o que acelera a troca de informações entre pesquisadores, enquanto os trâmites de uma publicação científica seguem paralelamente.
 
Milene Miranda explica que uma das vantagens da pesquisa com medicamentos já utilizados para outras doenças é a possibilidade de superar mais rapidamente às exigências regulatórias, caso os próximos experimentos confirmem que a substância poderia ser utilizada contra o coronavírus.
 
"Quando você descobre um novo medicamento, entre descrever uma atividade in vitro e ter esse medicamento podendo ser administrado, isso pode levar 20 anos. Mas, quando se observa um segundo uso para um fármaco que já é utilizado, você consegue agilizar algumas dessas etapa",
 
afirma ela.
 
Ação diferente
 
A pesquisa também mostrou que, nos ensaios em laboratório, o atazanavir apresentou um funcionamento diferente do que a cloroquina poderia ter no combate ao vírus, caso sua efetividade seja cientificamente comprovada.
 
"São mecanismos diferentes de ação que poderiam ser combinados",
 
disse Milene.
 
A bióloga adverte, entretanto, que os resultados dos testes não são suficientes para a administração do remédio em pacientes com coronavírus, muito menos devem motivar automedicação.
 
"Nosso principal alerta é que esse é um experimento, não é um ensaio clínico. Ainda tem etapas a serem cumpridas. O objetivo foi chamar atenção para um segundo uso de um medicamento. E não para que se saísse por aí tomando o atazanavir", afirma. "A automedicação nunca é indicada."
 
A pesquisa
 
Ao todo, 18 pesquisadores participaram do estudo com o atazanavir, o que incluiu o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), com colaboração do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e da Universidade Iguaçu.
 
O financiamento da pesquisa contou com recursos da Fiocruz, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes).
 
"A gente chama a atenção para a importância do trabalho de pesquisa, a importância do trabalho colaborativo entre os laboratórios e da importância do investimento. É só com investimento que a gente consegue fazer esses estudos. Investimento pesado em capacitação de pessoal, infraestrutura e insumos",
 
defendeu Milene Miranda.


Fonte: AGENCIA BRASIL





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
COVID-19 - ANVISA recomenda Suspensão da Temporada de Cruzeiros Marítimos 03/01/2022
COVID-19 - ANVISA recomenda Suspensão da Temporada de Cruzeiros Marítimos
 
Brasil registra quase 4 mil casos de Covid-19 em 24 horas 02/01/2022
Brasil registra quase 4 mil casos de Covid-19 em 24 horas
 
VACINA DA GRIPE contra Nova Cepa Darwin é liberada a TODAS as Faixas de Idade 28/12/2021
VACINA DA GRIPE contra Nova Cepa Darwin é liberada a TODAS as Faixas de Idade
 
COVID-10 - Brasil acumula 618.534 mortes, até esta 2ª feira; 86 em 24h 28/12/2021
COVID-10 - Brasil acumula 618.534 mortes, até esta 2ª feira; 86 em 24h
 
ÔMICRON - Sobe para 74 o número de casos da variante no Brasil 27/12/2021
ÔMICRON - Sobe para 74 o número de casos da variante no Brasil
 
BRASIL tem 45 Casos Confirmados da Variante ÔMICRON 25/12/2021
BRASIL tem 45 Casos Confirmados da Variante ÔMICRON
 
PANDEMIA causa Suspensão de 4,5 mil voos em todo o mundo 25/12/2021
PANDEMIA causa Suspensão de 4,5 mil voos em todo o mundo
 
COVID-19 - Brasil totaliza 618.228 óbitos, 137 em 24 hs, nesta 5ª feira 24/12/2021
COVID-19 - Brasil totaliza 618.228 óbitos, 137 em 24 hs, nesta 5ª feira
 
ÔMICRON - Brasil tem 35 Casos Confirmados da Nova Variante 24/12/2021
ÔMICRON - Brasil tem 35 Casos Confirmados da Nova Variante
 
CONECT SUS - Aplicativo é restabelecido 24/12/2021
CONECT SUS - Aplicativo é restabelecido
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites