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Investimentos

11 de Maio de 2018 as 14:05:12



GOL Resultados no 1º Trimestre/2018: POSITIVO


GOL  -  Resultados no 1º Trimestre de 2018 
 
Eficiência operacional e aumento da demanda impulsionam geração de caixa
 
A GOL apresentou um resultado positivo no 1T18. Os principais destaques foram:
 
(i)   o aumento no rendimento médio por passageiro, que ficou em R$ 28,02, um aumento de 10,3% ano / ano,
(ii)  crescimento de RPK de 4,5% aa, principalmente devido ao aumento de 1,8% no número de passageiros transportados, e
(iii) disciplina de capital refletida no controle de custos.
 
No 1T18, o CASK cresceu 1,9% aa, enquanto o CASK ex-fuel diminuiu 4,8% aa e, excluindo os ganhos com a venda de aeronaves, o CASK ex-fuel manteve-se estável em 0,2% a / a.
 
Quanto à oferta, aumentou de forma conservadora, com o ASK a + 3,3% aa, impulsionado pelo crescimento do número de descolagens em 0,7% a / a, para além de um maior comprimento médio das etapas de 3,6%. A orientação de 2018 foi revisada e as principais mudanças são:
 
i)     PERGUNTAR de "0% a 3%" para "1% a 2%",
(ii)   Capex de R $ 600 milhões para R $ 700 milhões e
(iii)  lucro por ADS de 'US $ 0,75 a US $ 0,90' para 'US $ 0,50 a US $ 0,65'. Mantemos a recomendação Outformform para GOLL4 com nosso TP de YE18 de R $ 22,0 / ação.
 
Receita.
 
A GOL apresentou uma receita líquida de R $ 3,0 bilhões no 1T18, um aumento de 14,4% a / a, em função do aumento da demanda e da precificação tarifária. O Net RASK foi de R $ 23,87 centavos no 1T18, + 10,7% aa, o Net PRASK atingiu R $ 22,53 centavos, com alta de 11,5% aa. A tarifa média aumentou 13,1%, de R $ 296,0 para R$ 335,0 por passageiro.
 
Em nossa opinião, a empresa demonstrou capacidade de aumentar o preço das tarifas. Nesse sentido, o aumento da tarifa média, juntamente com uma maior demanda de passageiros e seus custos de combustível parcialmente protegidos, têm contribuído para que a Gol mitigue custos mais altos advindos das variações atuais na taxa de câmbio e nos preços dos combustíveis.
 
 
Custos e Geração de Caixa.
 
Foi outro trimestre com uma disciplina de capital positiva devido a ganhos de eficiência de custo, com o CASK subindo 1,9% aa, principalmente devido ao aumento do preço do combustível por litro em 16,5% a / ae ao aumento nos custos de pessoal por PERGUNTAR 13,1% aa
 
Desconsiderando os 81,9 milhões de reais das vendas de aeronaves no 1T18, o ex-combustível CASK aumentou 0,2%, para R $ 13,35 centavos. O lucro operacional (EBIT) no 1T18 foi de R $ 504,3 milhões, um aumento de 97,4% aa, com uma margem operacional de 17,0%, um aumento de 7,1 p.p. ano / ano. O EBITDA atingiu R $ 654,9 milhões + 80,9% aa. O EBITDAR no 1T18 foi de R $ 890,3 milhões, um aumento de 47,5% aa.
 
 
Alavancagem
 
A companhia registrou desalavancagem de 5,2x no 1T17 para 2,5x de Dívida Líquida sobre EBITDA no 1T18 e de 3,0x no 4T17. A GOL fortaleceu seu balanço com maior liquidez e menor nível de alavancagem por meio de uma forte geração de caixa e disciplina de capital.
 
A liquidez total, incluindo caixa, aplicações financeiras, caixa restrito e contas a receber, totalizou R$ 3,1 bilhões, um aumento de 104,9% em relação ao ano anterior.
 
 
Outlook.
 
O segundo trimestre é geralmente mais fraco para as companhias aéreas que, combinando com o início do período eleitoral brasileiro, pode aumentar a volatilidade da taxa de câmbio. Isso, juntamente com os recentes aumentos nos preços dos combustíveis, pressionará as margens operacionais da GOL no próximo trimestre.
 
No entanto, acreditamos que a empresa está preparada para enfrentar o cenário mais difícil pela frente, pois possui uma estrutura de custos eficiente e uma frota de aeronaves adequadas à atual retomada da demanda de passageiros. Por fim, sua liquidez total se fortaleceu e atingiu R $ 3,1 bilhões no 1T18, devido à maior geração de caixa e menores custos financeiros.
 
A entrada do Boeing 737 MAX no segundo semestre deve contribuir para mitigar custos mais elevados, já que o novo avião tem um alcance de voo 15% maior e um consumo 15% menor que a média das aeronaves atuais da frota da empresa.
 
Assim, desde que continuamos otimistas sobre
 
(i)   sua estratégia de frota que foi apropriada para atender à crescente demanda,
(ii)  o controle de custos comprovado e
(iii) o fortalecimento da liquidez da empresa, mantemos a recomendação Outperform no GOLL4 e o nosso YE18 TP no valor de R $ 22,00.
 
 
Confira no anexo a íntegra do relatório de analise do desempenho da GOL no 1º Trimestre/2018, elaborado por RENATO HALLGREN, CNPI, Analista do BB Investimentos

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: RENATO HALLGREN, CNPI, Analista do BB Investimentos





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