Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

Terça-Feira, Dia 06 de Março de 2018 as 04:03:50



ITÁLIA - Coalizão de direita é a mais votada, mas não forma maioria para governar


Coalizão de direita é a mais votada na Itália, mas sem maioria para governar
 
 
Com a legenda extremista Liga Norte à frente, a direita foi a coalizão mais votada nas eleições deste domingo, 04.03, na Itália, com 37,01% de votos, enquanto o Movimento 5 Estrelas (M5S) foi a legenda com mais sufrágios com 32,53%, mas nenhum dos dois obteve maioria de governo. A informação é da EFE.
 
O resultado final divulgado nesta 2ª feira, 05.03, não é interessante para ninguém, já que somente será formado um novo governo se houver uma aliança, perante a aprovação do presidente da República, Sergio Mattarella, o que não acontecerá até o começo de abril.
 
A coligação de direita e extrema-direita une as legendas Força Itália, do ex-primeiro ministro Silvio Berlusconi, a Liga Norte, a ultradireitista Irmãos da Itália e a conservadora Quarto Polo.
 
Contrariando as pesquisas anteriores, que apontavam o partido de Berlusconi como o de maior intenção de voto dentro da coligação, o mais votado foi a Liga, um partido anti-Europa e anti-imigração, liderado por Matteo Salvini.
 
 
Crescimento
 
Após mais de 12 horas de apuração, os resultados definitivos apontam para o crescimento do M5S, que nas eleições de 2013 tinha chegado a 25% dos votos, e sobretudo a explosão em nível nacional da Liga Norte, que terminou com 17,48%, sendo que há cinco anos tinha conseguido 4,08%.
 
Com isso, a legenda de Matteo Salvini se transformou no partido mais votado da direita, ao superar em quase quatro pontos o Força Itália, de Berlusconi, que ficou com 14,03% dos votos.
 
Os dados se referem à Câmara dos Deputados, enquanto no Senado os resultados só têm pequenas diferenças, mas agora será preciso esperar a repartição das cadeiras.
 
A lei eleitoral prevê que 36% da Câmara dos Deputados e do Senado italianos sejam preenchidos com um sistema majoritário baseado em circunscrições uninominais e 64% de forma proporcional.
 
Apesar da falta de dados precisos sobre as cadeiras, estes resultados não dão a nenhuma das coalizões, nem ao M5S, a maioria dos 316 assentos necessários para governar.
 
 
Péssimo resultado
 
Os resultados oficiais também certificam a derrota do Partido Democrata (PD), do primeiro-ministro em fim de mandato Paolo Gentiloni, mas sobretudo de seu líder Matteo Renzi, ao não  superar 20% dos votos.
 
Para alguns analistas, este péssimo resultado suporá a renúncia de Renzi e durante o dia surgiu esta hipótese, logo desmentida por um porta-voz do ex-primeiro-ministro.
 
No total, a coalizão de centro-esquerda conseguiria 22,97% devido à aliança com outras forças políticas como a +Europa, de Emma Bonino, que ficou abaixo dos 3% exigidos para entrar no Parlamento e portanto tem seus votos distribuídos na coalizão.
 
A incerteza cresceu durante o dia com as declarações do líder da Liga Norte, Matteo Salvini, que defendeu seu direito a governar ao liderar a coalizão que obteve mais votos e excluiu pactos extravagantes, em referência a possíveis alianças com o M5S.
 
 
Coalizão de centro-direita
 
"A equipe sobre a qual raciocinar e governar é a da centro-direita. Mantenho a minha palavra e o meu compromisso, que é com a coalizão de centro-direita, que ganhou e pode governar. Disse durante a campanha que escutaria e falaria com todos, mas a equipe é a da centro-direita",
 
disse Salvini sobre os parceiros da coalizão.
 
Mais conciliador se mostrou o candidato do Movimento Cinco Estrelas (M5S), Luigi Di Maio, que embora inicialmente tenha se apresentado hoje como "vencedor absoluto", posteriormente disse que está "aberto a negociar com outros partidos" perante a ausência de uma maioria.
 
Com este cenário, os passos a seguir para iniciar a legislatura serão, primeiro, a convocação da Câmara dos Deputados e do Senado para escolher os presidentes, prevista para 23 de março. Os possíveis acordos para escolher os presidentes do Parlamento poderiam já servir de indicação ao chefe de Estado, Sergio Mattarella, que depois abrirá uma rodada de consultas para formação do novo governo.
 
Mattarella terá que escolher assim a personalidade a quem encarregar de formar um Executivo entre Salvini ou Di Maio, já que ambos não parecem querer ceder a presidência do governo.


Fonte: AGENCIA BRASIL





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
VENEZUELA Jornalista Canadense afirma que Mídia fabrica Crise que não existe 08/08/2019
VENEZUELA Jornalista Canadense afirma que Mídia fabrica Crise que não existe
 
EUA-CHINA Disputa comercial respinga nos mercados de câmbio 07/08/2019
EUA-CHINA Disputa comercial respinga nos mercados de câmbio
 
EUA bloqueiam todos os ativos da Venezuela 07/08/2019
EUA bloqueiam todos os ativos da Venezuela
 
EUA: Sanções econômicas totais contra Venezuela e congelamento de bens do governo 06/08/2019
EUA: Sanções econômicas totais contra Venezuela e congelamento de bens do governo
 
CAXEMIRA Índia revoga autonomia da Caxemira. Paquistão estrila. 05/08/2019
CAXEMIRA Índia revoga autonomia da Caxemira. Paquistão estrila.
 
EUA e COREIA DO SUL iniciam Exercícios Militares conjuntos 05/08/2019
EUA e COREIA DO SUL iniciam Exercícios Militares conjuntos
 
CHINA RETALIA EUA - Pequim desvaloriza sua moeda depois de taxação dos EUA 05/08/2019
CHINA RETALIA EUA - Pequim desvaloriza sua moeda depois de taxação dos EUA
 
CHINA Suspende Compra de Produtos Agrícolas dos EUA 05/08/2019
CHINA Suspende Compra de Produtos Agrícolas dos EUA
 
EUA Novo ataque a tiros deixa nove mortos, dessa vez em Dayton, Ohio 04/08/2019
EUA Novo ataque a tiros deixa nove mortos, dessa vez em Dayton, Ohio
 
CHINA retorna à Soja do Brasil com a Nova Escalada da Guerra Comercial com EUA 03/08/2019
CHINA retorna à Soja do Brasil com a Nova Escalada da Guerra Comercial com EUA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites