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Economia e Finanças

17 de Fevereiro de 2019 as 22:02:08



COMÉRCIO VAREJISTA - Devolução do BackFriday e queda em Veículos fazem cair as Vendas em Dezembro


Vendas de varejo recuam em dezembro,
com devolução de Black Friday e queda em veículos 
 
 
• As vendas no varejo restrito recuaram 2,2% em dezembro, ficando bem abaixo da mediana das expectativas e da nossa projeção (recuos de 0,1% e 0,3%, respectivamente). As aberturas mostram que a devolução dos efeitos da Black Friday foi maior do que o esperado.
 
• As vendas no conceito ampliado (que inclui veículos e materiais de construção) recuaram 1,7% em dezembro. Além do efeito da Black Friday, as vendas de veículos e de material de construção também recuaram no mês. 
 
• Projetamos por ora ligeira alta dessazonalizada dos dois indicadores de vendas do varejo em janeiro. 
 
Resultado abaixo das expectativas
 
As vendas no varejo (conceito restrito) recuaram 2,2% na comparação mensal dessazonalizada em dezembro, bem abaixo da mediana das expectativas e da nossa projeção (-0,1% e -0,3%, respectivamente). Na comparação anual, houve avanço de 0,6%.
 
O volume de vendas do varejo no conceito ampliado recuou 1,7% no mês em termos dessazonalizados, também abaixo das expectativas (-0,7%) e da nossa projeção (-0,1%). Na comparação anual, o indicador mostrou alta de 1,8%. 
 
O saldo da volatilidade recente (resultados fracos em outubro/dezembro, forte em novembro) é uma desaceleração do ritmo de expansão das vendas do varejo, evidenciada no gráfico que mostra a variação trimestral dos dois conceitos.
 
Fraqueza explicada por devolução da Black Friday e vendas de veículos
 
Entre os dez setores do varejo ampliado, apenas três subiram em dezembro. Entre as maiores quedas do mês, é razoável atribuir à devolução da Black Friday as quedas de “outros artigos de uso pessoal e doméstico“ (-13,1%), “móveis e eletrodomésticos” (-5,1%) e vestuário (-3,7%).
 
No entanto, a queda na venda de veículos (pelo 2º mês consecutivo) também ajuda a explicar o resultado abaixo das expectativas e não é associável às promoções de novembro.
 
Indicadores coincidentes sugerem ligeira alta em janeiro
 
Os primeiros indicadores coincidentes (licenciamento e vendas de veículos, sondagens do comércio e do consumidor e consultas ao SCPC) sinalizam ligeira alta dos índices dessazonalizados de vendas do varejo em janeiro.
 
Projetamos alta mensal dessazonalizada de 0,7% do varejo restrito e de 0,5% do varejo ampliado.
 
Artur Manoel Passos
 
Alexandre Gomes da Cunha
Pesquisa macroeconômica – Itaú
Mario Mesquita – Economista-Chefe 
 
 
Confira no anexo a integra do relatório preparado pelos economistas do departamento de Pesquisa Macroeconômica do Itaú
 

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: economistas Artur Manoel Passos e Alexandre Gomes da Cunha do setor de Pesquisa macroeconômica – Itaú

 
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