Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Política

18 de Abril de 2018 as 20:04:31



CGU aponta risco de sustentabilidade na transposição do São Francisco


CGU aponta risco de sustentabilidade na transposição do São Francisco
 
 
Relatório de avaliação sobre as ações de transposição do Rio São Francisco na fase de pré-operação divulgado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) mostra problemas de planejamento para garantir a operação, manutenção e sustentabilidade do empreendimento.
 
Os problemas detectados ocorrem devido à priorização do Ministério da Integração Nacional em executar as obras necessárias à transposição, postergando o planejamento, de acordo com a análise. O relatório pode ser obtido no link
 
 
As consequências da falta de garantia para operação e manutenção é o impacto quanto ao custo de funcionamento e inadequação da estrutura necessária à gestão e operação do projeto, segundo a análise.
 
Outra fragilidade identificada pela CGU é quanto ao impacto do custo da energia elétrica. Isso porque um fator crítico para a sustentabilidade do projeto de transposição é o gasto de energia com a operação, por meio do bombeamento da água. O texto registra que os valores a serem pagos pelos estados do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte poderão chegar a R$ 800 milhões por ano.
 
Na estimativa divulgada no relatório, o repasse desses custos para as tarifas de água poderão representar aumentos entre 5% e 21%, considerando os cenários otimista e pessimista, respectivamente.
 
Ao longo da avaliação, à medida que as deficiências são apontadas, a CGU faz recomendações ao Ministério da Integração e à CODEVASF Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, que atua como operadora federal, e registra as providências apresentadas pelos órgãos para sanar os problemas.
 
Resposta do ministério
 
Ao responder às várias questões levantadas na avaliação da CGU, o Ministério da Integração informa que tem adotado medidas para fortalecer o sistema de gestão de projeto de integração do Rio São Francisco, a fim de reverter as fragilidades, e que têm sido verificados avanços na proposição de instrumentos de planejamento e controle.
 
“As questões ligadas à operação e manutenção do Projeto de Integração do Rio São Francisco sempre foram tratadas com a mesma prioridade em relação à execução do empreendimento. O órgão federal responsável por essa função - a Codevasf - está, inclusive, alterando sua estrutura organizacional e criando uma área específica com essa finalidade”,
 
informou o ministério em nota.
 
Em relação ao modelo tarifário, a nota esclarece que, em 2016, a Agência Nacional de Águas estabeleceu o modelo tarifário a ser aplicado ao projeto. O ministério informou ainda que, em 2017, foi criado um grupo de trabalho interministerial com o objetivo de acrescentar conhecimento técnico e eficácia na elaboração de uma proposta da União para o modelo de operacionalização e manutenção da infraestrutura decorrente do projeto.
 
A CGU monitora o projeto de transposição do Rio São Francisco desde o seu início, em 2007. A previsão é que o projeto de transposição leve água para 12 milhões de habitantes, em 390 municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.


Fonte: AGENCIA BRASIL. Imagem de arquivo.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
PAULO MALUF - Dias Toffoli do STF concede prisão domiciliar ao deputado 28/03/2018
PAULO MALUF - Dias Toffoli do STF concede prisão domiciliar ao deputado
 
SAÚDE - Ministro Ricardo Barros pede exoneração do cargo 27/03/2018
SAÚDE - Ministro Ricardo Barros pede exoneração do cargo
 
BANCO CENTRAL aprovará indicações para dirigentes de bancos estatais 26/03/2018
BANCO CENTRAL aprovará indicações para dirigentes de bancos estatais
 
TURISMO Número recorde de turistas estrangeiros no País 26/03/2018
TURISMO Número recorde de turistas estrangeiros no País
 
Temer considera hipótese de Meirelles sair da Fazenda 26/03/2018
Temer considera hipótese de Meirelles sair da Fazenda
 
TRF4 nega recurso de Lula 26/03/2018
TRF4 nega recurso de Lula
 
CEARÁ - Órgãos públicos, ônibus e torres de telefonia sofrem ataques 25/03/2018
CEARÁ - Órgãos públicos, ônibus e torres de telefonia sofrem ataques
 
MP aciona o TJ-RJ contra lei aprovada pela ALERJ que limita Prisão Provisória a 180 dias 23/03/2018
MP aciona o TJ-RJ contra lei aprovada pela ALERJ que limita Prisão Provisória a 180 dias
 
STF emite Salvo-Conduto para LULA 23/03/2018
STF emite Salvo-Conduto para LULA
 
MARCO AURELIO se diz 23/03/2018
MARCO AURELIO se diz "cruxificado",
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites