Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

Quinta-Feira, Dia 25 de Junho de 2020 as 16:06:07



FMI - Economia Mundial em Uma Crise Como Nenhuma Outra, Recuperação Incerta


Relatório sobre Perspectiva Econômica Mundial
Atualização do Panorama Econômico Mundial, junho 2020
 
Uma crise como nenhuma outra; recuperação incerta
 
O crescimento global é projetado em -4,9% em 2020, 1,9 ponto percentual abaixo da previsão do WEO World Economic Outlook  de abril de 2020.
 
A pandemia do COVID-19 teve um impacto mais negativo na atividade no primeiro semestre de 2020 do que o previsto, e a recuperação é projetada para ser mais gradual do que o previsto anteriormente.
 
Para 2021, o crescimento global projetado é 5,4%. No geral, isso deixaria o PIB (global) de 2021 cerca de 6,5 pontos percentuais mais baixo do que nas projeções anteriores ao COVID-19 de janeiro/2020.
 
O impacto adverso nas famílias de baixa renda é particularmente agudo, comprometendo o progresso significativo feito na redução da pobreza extrema no mundo desde os anos 90.
 
Assim como nas projeções da WEO de abril/2020, há um grau de incerteza acima do normal em torno dessa previsão. A projeção da linha de base baseia-se em suposições importantes sobre as consequências da pandemia.
 
Nas economias com taxas de contaminação em declínio, o caminho mais lento de recuperação na previsão atualizada reflete um distanciamento social persistente no 2º semestre/2020; maior "cicatrizdo impacto (dano à oferta potencial) maior que o esperado à atividade durante o bloqueio no 1º e no 2º trimestres/2020; e um impacto na produtividade a medida que as empresas sobreviventes aumentam práticas necessárias de segurança e higiene no local de trabalho. 
 
Para as economias que lutam para controlar as taxas de infecção, um bloqueio mais longo infligirá custo adicional à atividade. Além disso, a previsão pressupõe que as condições financeiras - que diminuíram após o lançamento do WEO de abril/2020 - permanecerão amplamente nos níveis atuais.
 
Resultados alternativos aos da linha de base são claramente possíveis, e não apenas por causa da evolução da pandemia. A extensão da recente recuperação do sentimento do mercado financeiro parece desconectada das mudanças nas perspectivas econômicas subjacentes - como discute a Atualização do Relatório Global de Estabilidade Financeira (GFSR) de junho de 2020 -, aumentando a possibilidade de que as condições financeiras possam apertar mais do que o assumido na linha de base.
 
Todos os países -- incluindo aqueles que aparentemente passaram picos de infecções -- devem garantir que seus sistemas de saúde tenham recursos adequados.
 
A comunidade internacional deve intensificar enormemente seu apoio a iniciativas nacionais, inclusive por meio de assistência financeira a países com capacidade limitada de assistência à saúde e canalização de financiamento para a produção de vacinas à medida que os estudos avançam, para que doses adequadas e acessíveis sejam rapidamente disponibilizadas a todos os países.
 
Nos casos em que são necessários bloqueios, a política econômica deve continuar atenuando as perdas de renda das famílias com medidas consideráveis ​​e bem direcionadas, além de fornecer apoio às empresas que sofrem as consequências de restrições impostas à atividade.
 
Onde as economias estão reabrindo, o apoio direcionado deve ser gradualmente desfeito à medida que a recuperação se inicia, e as políticas devem fornecer estímulos para elevar a demanda e facilitar e incentivar a realocação de recursos de setores que possam emergir persistentemente menores após a pandemia.
 
A forte cooperação multilateral permanece essencial em múltiplas frentes. A assistência de liquidez é urgentemente necessária para os países que enfrentam crises de saúde e déficits de financiamento externo, inclusive por meio de alívio da dívida e financiamento através da rede global de segurança financeira.
 
Além da pandemia, os formuladores de políticas devem cooperar para resolver as tensões comerciais e tecnológicas que põem em risco uma eventual recuperação da crise do COVID-19.
 
Além disso, com base na queda recorde nas emissões de gases de efeito estufa durante a pandemia, os formuladores de políticas devem implementar seus compromissos de mitigação das mudanças climáticas e trabalhar juntos para aumentar a tributação de carbono projetada de forma equitativa ou esquemas equivalentes.
 
A comunidade global deve agir agora para evitar uma repetição dessa catástrofe, construindo estoques globais de suprimentos e equipamentos de proteção essenciais, financiando pesquisas e apoiando sistemas de saúde pública e implementando modalidades eficazes para prestar socorro aos mais necessitados.


Fonte: FMI





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
CIA é a fonte primária do ciberataque global, assegura Putin 15/05/2017
CIA é a fonte primária do ciberataque global, assegura Putin
 
COREIA DO NORTE lança novo míssil balístico neste domingo 14/05/2017
COREIA DO NORTE lança novo míssil balístico neste domingo
 
GLOBALIZAÇÃO é defendida em fórum sobre infraestrutura na China 14/05/2017
GLOBALIZAÇÃO é defendida em fórum sobre infraestrutura na China
 
TEMER ausente de encontros de Lideranças Internacionais 14/05/2017
TEMER ausente de encontros de Lideranças Internacionais
 
POSSE DE MACRON - 14/05/2017
POSSE DE MACRON - "Europa precisa mais do que nunca da França"
 
INFRAESTRUTURA - Cúpula de chefes de estado reúne-se em Pequim. Temer ausente. 14/05/2017
INFRAESTRUTURA - Cúpula de chefes de estado reúne-se em Pequim. Temer ausente.
 
TRUMP esboça política para América Latina baseada em economia e segurança 10/05/2017
TRUMP esboça política para América Latina baseada em economia e segurança
 
TRUMP demite diretor do FBI e busca um substituto 10/05/2017
TRUMP demite diretor do FBI e busca um substituto
 
OBAMA crê que empresas dos EUA avançarão em energias limpas, apesar de Trump 09/05/2017
OBAMA crê que empresas dos EUA avançarão em energias limpas, apesar de Trump
 
MACRON comemora vitória com discurso no Louvre 08/05/2017
MACRON comemora vitória com discurso no Louvre
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites