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Investimentos

22 de Abril de 2020 as 19:04:07



GPA - Vendas no 1º Trimestre/2020: "Positivo, não apenas favorecido pela Covid-19"


GPA  -  1T20: Positivo, não apenas favorecido pela Covid-19
 
O GPA trouxe um resultado positivo de performance de vendas no 1T20. A receita bruta total atingiu R$ 21,6 bi, 4,3% acima do esperado, o que consideramos estar dentro das nossas expectativas.
 
Ao longo do ano, esperamos observar a resiliência das operações do grupo diante de um cenário macro mais desafiador, dadas as diversas iniciativas que já vinham sendo tomadas em anos anteriores e que devem trazer resultados este ano, em especial no Multivarejo. Dessa forma, mantemos nossa recomendação Outperform e preço-alvo 20E de R$ 73,90.
 
Assaí.
 
Mais um trimestre com aumento expressivo de vendas (23,8% a/a e vendas mesmas lojas de +7,1% a/a, sendo +5,1% a/a ex-efeito Covid-19) em decorrência da maturação de lojas abertas nos anos anteriores e contínua expansão do modelo.
 
Apesar de já esperarmos uma performance positiva dessa divisão, acreditávamos que o fechamento do comércio alimentar de bares e restaurantes fosse gerar um impacto negativo, razão pela qual fomos surpreendidos positivamente por uma venda 10,7% superior ao esperado.
 
Isso nos mostrou a resiliência que esse modelo de negócios tem mesmo frente à pandemia do covid-19, com as vendas para o consumidor pessoa física passando de 50% para 70% do total das vendas desse canal, o que anulou o efeito da queda das vendas ao consumidor pessoa jurídica.
 
Multivarejo.
 
A divisão Multivarejo também apresentou resultados positivos na comparação anual, favorecida por um ambiente no qual não havia a necessidade de promoções para promover as vendas.
 
Destacamos que essa foi a divisão mais favorecida pela pandemia Covid-19, com incremento das vendas em decorrência do efeito abastecimento e também do maior convívio familiar em casa, com aumento da quantidade de refeições domiciliares ao invés de em bares e restaurantes. 
 
Nesse contexto, esperávamos que a receita viesse 5,2% superior ao realizado, apesar de consideramos que o crescimento de 6,2% a/a e vendas mesmas lojas de 6,6% (4,3% ex-efeito Covid-19) são positivos.
 
Vale destacar aqui o aumento da penetração do e-commerce alimentar, que atingiu aproximadamente 3% do faturamento do Multivarejo e acima de 7% do Pão de Açúcar.
 
A nova fronteira do e-commerce foi favorecida pela pandemia da Covid-19, o que causou um acréscimo de cerca de 150% dos pedidos na última quinzena do mês de março, além da busca desse canal por cliente que antes não o acessavam (50% dos clientes são novos). 
 
Diante da necessidade de fortalecer a operação de e-commerce frente ao aumento expressivo da demanda, a companhia aumentou o número de colaboradores temporários, abriu novos centros de distribuição em São Paulo e Rio de Janeiro e ainda integrou a operação do James Delivery nos sites e apps do Pão de Açúcar e Extra.
 
Éxito. 
 
Os resultados do Grupo Éxito nos surpreenderam positivamente (+8,8% r/e), com a entrega de um crescimento de 11,8% a/a e de 12,1% a/a em vendas mesmas lojas.
 
Vale observar que, apesar da operação do Grupo Éxito também ter sido favorecida pelo incremento de vendas na última quinzena de março em razão da decretação de quarentena nos países aonde atua, os resultados do Grupo foram positivos mesmo excluído o efeito da Covid-19, com vendas mesmas lojas nesse quesito atingindo 8,0% no 1T20. 
 
Confira no anexo a íntegra do relatório preparado a respeito por GEORGIA JORGE, integrante do BB Investimentos.

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: BB INVESTIMENTOS





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