Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

10 de Janeiro de 2021 as 01:01:53



IMPEACHMENT DE TRUMP aproxima-se e Republicanos avaliam seu destino


Donald Trump, no fio da navalha.
 
Neste sábado já são 180 assinaturas no processo de impeachment de Trump
 
Richard Luscombe
e Martin Pengelly
para The Guardian
 
Os esforços para remover Donald Trump da Casa Branca aumentaram no sábado, quando democratas anunciaram que pelo menos 180 membros do Congresso co-patrocinariam um artigo de impeachment que pretendem apresentar na Câmara dos Representantes na 2ª feira, 11.01.2021.
 
A demonstração de força dos oponentes do presidente vem em meio à contínua repulsa ao incitamento de Trump ao motim mortal de 4ª feira no Capitólio e suas tentativas de reverter sua derrota eleitoral para Joe Biden.
 
Um dos autores da resolução de impeachment, o congressista da Califórnia Ted Lieu, repetiu as exigências para que Trump renunciasse ou enfrentasse a ignomínia de ser o primeiro presidente a sofrer por duas vezes processo de  impeachment.
 
No Twitter, Lieu anunciou que a grande maioria dos 222 membros da Câmara Democrata aderiram ao impeachment e revelou uma carta ao tribunal do estado de Nova York exigindo a destituição do advogado de Trump, Rudy Giuliani, que defendia "julgamento por combate" em um comício anterior á violenta invasão do edifício do Capitólio dos EUA por uma multidão de partidários de Trump.
 
“Nós responsabilizaremos todos os envolvidos na tentativa de golpe”, 
 
escreveu Lieu.
 
O controle de Trump sobre a presidência já parecia cada vez mais tênue à medida que os planos de impeachment avançavam, os aliados continuavam a abandoná-lo e o Twitter o baniu, removendo sua forma mais poderosa de espalhar mentiras e incitar a violência.
 
Na noite de sábado, foi relatado que um grupo de republicanos da Câmara tentou dissuadir os democratas de avançar com o impeachment. Mas alguns expressaram apoio à remoção de Trump e na noite de 6ª feira uma senadora republicana, Lisa Murkowski, do Alasca, pediu a saída do presidente.
 
“Quero que ele renuncie. Eu quero ele fora. Ele já causou danos suficientes”,
 
disse ela. 
 
Cinco pessoas morreram em meio ao caos no Capitólio, incluindo um policial que enfrentou manifestantes e um desordeiro baleado por policiais. Várias prisões foram feitas, entre elas um residente da Flórida fotografado saindo com o púlpito da presidente da Câmara, Nancy Pelosi. Também foi preso um homem do Arizona que se autodenomina o xamã QAnon e que se sentou na cadeira do vice-presidente no Senado, vestido com chifres e peles de animais.
 
Em meio a relatos de que o FBI estava investigando se alguns manifestantes pretendiam fazer reféns de legisladores, o procurador de Washington disse que um homem do Alabama, de 70 anos, foi acusado depois que seu caminhão foi descoberto cheio de bombas e armas caseiras. Outro homem teria ameaçado matar Pelosi e estava fortemente armado.
 
O artigo de impeachment, que acusa Trump de incitar uma insurreição e de ter “colocado em grave perigo a segurança dos EUA” e de suas instituições, gerou uma enxurrada de atividades legais na Casa Branca, de acordo com Maggie Haberman, repórter do New York Times. Ela twittou que uma equipe de defesa estava começando a tomar forma, incluindo Giuliani e possivelmente Alan Dershowitz, um advogado famoso que já defendeu Trump antes.
 
Significativamente, o atual conselho da Casa Branca, incluindo Jay Sekulow, Marty e Jane Raskins, Pat Cipollone e Pat Philbin, era supostamente improvável de estar envolvido em qualquer julgamento do Senado, que de acordo com indicações do líder republicano do Senado, Mitch McConnell, é quase certo que ocorrerá depois Trump deixa o cargo em 20 de janeiro.
 
O movimento de impeachment é parte de uma abordagem multifacetada dos democratas pressionando pela remoção de Trump antes da posse de Biden. Pelosi, que falou com o líder das forças armadas dos EUA, buscando garantir que Trump não possa lançar um ataque nuclear, também pediu a remoção de Trump por meio da 25ª emenda, que prevê a expulsão de um presidente considerado incapaz de cumprir suas obrigações.
 
O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, supostamente estava entre as autoridades para discutir tal curso, mas parece improvável, especialmente porque os membros do gabinete que poderiam participar renunciaram.
 
Fontes da Casa Branca afirmaram que Trump não renunciará ou entregará o poder ao vice-presidente Mike Pence para buscar um perdão, então um segundo impeachment em alta velocidade se aproxima. Em seu primeiro impeachment, por causa de abordagens à Ucrânia por sujeira sobre rivais políticos, Trump foi absolvido por um Senado controlado pelos republicanos.
 
Desta vez, mais senadores republicanos estão indicando apoio. Lisa Murkowski se tornou a primeira senadora a fazê-lo abertamente, ao declarar ao Anchorage Daily News:
 
“Acho que ele deveria ir embora. Ele não vai aparecer na cerimônia [de posse de Biden]. Ele não tem se concentrado no que está acontecendo com a Covid. Ele está jogando golfe ou está dentro do Salão Oval fumegando e jogando todas as pessoas que foram leais e fiéis a ele para debaixo do ônibus, começando pelo vice-presidente.
 
“Ele só quer ficar lá pelo título. Ele só quer ficar lá para o seu ego. Ele precisa sair. Ele precisa fazer o que é bom, mas não acho que ele seja capaz de fazer algo bom.”
 
A intervenção de Murkowski foi dramática, ecoando a delegação de republicanos que disse a Richard Nixon para renunciar antes de ser acusado de Watergate em 1974. Ben Sasse, de Nebraska, também foi crítico, acusando Trump de um "abandono do dever" e indicando que ele estava aberto a impeachment.
 
Mas muitos mais teriam que se virar para que o presidente fosse condenado. Vários disseram que não. Jeff Flake, um crítico de Trump e ex-senador pelo Arizona, disse à CNN no sábado que seria melhor se Trump “simplesmente fosse embora”.
 
Trump ficará vulnerável a processos judiciais, estaduais ou federais, depois de deixar a Casa Branca. Se for impedido com sucesso, ele também perderá todos os benefícios da vida após o Salão Oval, incluindo pensão e proteção do Serviço Secreto, e a opção de concorrer ao cargo novamente.
 
A decisão do Twitter de suspender Trump permanentemente separou o presidente de um megafone que ele usou para espalhar mentiras e desinformação. Desde 4ª feira, ele pediu calma e prometeu respeitar a transferência do poder, mas também continuou a alegar falsamente que a eleição foi roubada por fraude eleitoral em massa.
 
O Twitter citou repetidas violações de regras e riscos, incluindo “mais incitamento à violência”. Segundo o relatório, dois tweets enviados na 6ª feira são “altamente propensos a encorajar e inspirar as pessoas a replicar os atos criminosos que ocorreram no Capitólio dos Estados Unidos”. Planos para “futuros protestos armados” estavam se espalhando, advertiu a empresa, “incluindo um ataque secundário proposto ao Capitólio dos EUA e aos edifícios do capitólio estadual em 17 de janeiro”.
 
Em Washington, uma cerca de 7 pés “não escalonável” estava sendo erguida ao redor do Capitólio, para permanecer por pelo menos 30 dias. O estado de emergência foi declarado até o dia seguinte à posse de Biden. Mais de 6.200 membros da guarda nacional estariam na cidade no fim de semana, disse o prefeito Muriel Bowser.
 
A reação contra Trump estendeu-se a dois senadores de direita, Ted Cruz do Texas e Josh Hawley do Missouri, que lideraram esforços fracassados ​​para se opor à eleição de Biden no mesmo dia do motim.
 
O jornal da cidade natal de Cruz, o Houston Chronicle, disse que suas mentiras custaram vidas e pediu sua renúncia. O editor Simon and Schuster cancelou o contrato do livro de Hawley, acusando-o de "uma perigosa ameaça à nossa democracia e liberdade".
 
Com as vitórias democratas nas disputas pelo Senado na Geórgia, os republicanos perderam a Casa Branca e o Congresso. Murkowski disse que estava pensando em sair.
 
“Se o partido republicano se tornou nada mais do que o partido de Trump, questiono sinceramente se este é o partido para mim”,
 
disse ela.


Fonte: THE GUARDIAN. Tradução e copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
BREXIT Suprema Corte Britânica decide que Parlamento tem que aprovar saída da UE 24/01/2017
BREXIT Suprema Corte Britânica decide que Parlamento tem que aprovar saída da UE
 
ABORTO - Trump proíbe financiamento a entidades que defendem aborto 24/01/2017
ABORTO - Trump proíbe financiamento a entidades que defendem aborto
 
TRUMP decreta saída dos EUA do TPP e inviabiliza Tratado Transpacífico de Comércio Livre 23/01/2017
TRUMP decreta saída dos EUA do TPP e inviabiliza Tratado Transpacífico de Comércio Livre
 
MANIFESTAÇÕES contra Trump em 4 continentes 22/01/2017
MANIFESTAÇÕES contra Trump em 4 continentes
 
POSSE DE TRUMP - Polícia prende manifestantes em Washington 21/01/2017
POSSE DE TRUMP - Polícia prende manifestantes em Washington
 
AMERICA para americanos em primeiro lugar,  promete  Trump 21/01/2017
AMERICA para americanos em primeiro lugar, promete Trump
 
DONALD TRUMP - E aconteceu a posse de Trump 20/01/2017
DONALD TRUMP - E aconteceu a posse de Trump
 
DONALD TRUMP toma posse como o 45º presidente dos EUA 20/01/2017
DONALD TRUMP toma posse como o 45º presidente dos EUA
 
TRUMP - Protestos e Festas previstos para a posse na 6ª feira 18/01/2017
TRUMP - Protestos e Festas previstos para a posse na 6ª feira
 
DAVOS Xi Jinping adverte Trump:Globalização é irreversível 17/01/2017
DAVOS Xi Jinping adverte Trump:Globalização é irreversível
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites