Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Política

07 de Fevereiro de 2019 as 23:02:35



DIREITOS TRABALHISTAS - Os principais não serão retirados, diz Paulo Guedes


No que denomina "modernização da legislação trabalhista", Guedes põe em curso proposta de massacre de direitos dos trabalhadores, por meio da criação de carteira de trabalho 'verde-amarela' de primeira e de segunda classe, sistemas alternativos ao atual em que o trabalhador abriria mão, em maior ou menor escala, de direitos trabalhistas atualmente existentes
 
 
A eventual modernização da legislação trabalhista buscará preservar os principais direitos dos trabalhadores, disse nesta 5ª feira, 07.02, o ministro da Economia, Paulo Guedes.
 
 
Diminuir Encargos Trabalhistas Empresariais
 
Ele disse que a principal ideia da equipe econômica consiste em diminuir encargos trabalhistas e dar mais opções para os empregadores e os empregados conseguirem se introduzir no mercado formal de trabalho.
 
“Estamos conversando sobre como consertar esse regime previdenciário e como dar opções para as futuras gerações. Todos os direitos [trabalhistas] serão preservados. Ninguém mexe nos direitos. Você [o governo] só dá mais opções”,
 
disse Paulo Guedes ao responder se a carteira verde-amarela para os trabalhadores jovens, estudada pelo governo, criará trabalhadores de primeira e de segunda classes.
 
O ministro falou com a imprensa após se reunir com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Segundo Guedes, todas as mudanças para os trabalhadores serão discutidas dentro do regime democrático, com as partes tendo o direito de opinar e de apresentar sugestões. Ele, no entanto, disse que os sindicatos – de empregados e de patrões – precisarão ter paciência porque o governo pretende retirar privilégios ao modernizar a legislação trabalhista.
 
“A única certeza que os sindicatos podem ter é que a vida não vai ser como antigamente, onde os líderes sindicais têm uma vida muito boa à custa dos trabalhadores que não têm emprego nem benefícios previdenciários corretos”,
 
disse Guedes.
 
O ministro esclareceu que mudanças nos direitos trabalhistas só serão discutidas após a aprovação da reforma da Previdência. Ele reiterou que a reforma da Previdência não mexerá em nenhum direito trabalhista, apenas buscará garantir a solvência do sistema de aposentadoria, que está “fiscalmente insustentável”.
 
Guedes ressaltou que caberá ao presidente Jair Bolsonaro decidir alguns pontos da proposta, como idade mínima, tempo de transição e se a mudança do regime de repartição para capitalização será encaminhada agora ou numa etapa posterior.
 
Assim como nos últimos dias, o ministro voltou a dizer que o governo buscará retirar privilégios de algumas categorias e permitir que trabalhadores hoje no mercado informal possam contribuir para a Previdência.
 
“Existem 46 milhões de trabalhadores brasileiros que não conseguem contribuir e vão envelhecer. A Previdência não vai conseguir tomar conta deles se não fizermos as reformas. Esses interesses corporativos de sindicatos, seja de trabalhadores, seja patronais, são de falsas lideranças que aprisionaram o Brasil num sistema obsoleto, que cria desemprego, fabrica privilégios, sustenta diferenças e iniquidades. E pior, está afundando o país”,
 
disse o ministro.


Fonte: AGENCIA BRASIL. Chamada de capa e Subtítulo da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
TSE Vota Contra Cassação da Chapa Dilma-Temer 10/06/2017
TSE Vota Contra Cassação da Chapa Dilma-Temer
 
JANOT renova pedido de prisão preventiva de Aécio Neves 10/06/2017
JANOT renova pedido de prisão preventiva de Aécio Neves
 
STF - Julgamento da chapa Dilma-Temer concluído nesta 6ª 09/06/2017
STF - Julgamento da chapa Dilma-Temer concluído nesta 6ª
 
Advogados de Dilma e Temer acreditam em absolvição no julgamento do TSE 09/06/2017
Advogados de Dilma e Temer acreditam em absolvição no julgamento do TSE
 
COTA RACIAL - STF considera constitucional reserva de vagas para negros em concursos públicos 09/06/2017
COTA RACIAL - STF considera constitucional reserva de vagas para negros em concursos públicos
 
TSE - Julgamento da chapa Dilma-Temer prossegue nesta 5ª 08/06/2017
TSE - Julgamento da chapa Dilma-Temer prossegue nesta 5ª
 
RESTAURANTES POPULARES - Prefeitura do Rio inicia obras para reabertura 08/06/2017
RESTAURANTES POPULARES - Prefeitura do Rio inicia obras para reabertura
 
Roberto Jefferson apoia Temer 08/06/2017
Roberto Jefferson apoia Temer
 
TSE retoma julgamento da chapa Dilma-Temer na 3ª às 19h 06/06/2017
TSE retoma julgamento da chapa Dilma-Temer na 3ª às 19h
 
GLEISI HOFFMANN eleita presidente do PT 04/06/2017
GLEISI HOFFMANN eleita presidente do PT
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites