Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

14 de Março de 2021 as 21:03:54



YUAN DIGITAL da China se juntará à Arena Internacional das Moedas Digitais


Yuan digital vem sendo construido há 5 anos pelo governo chinês e promete não comportar o anonimato e o espaço para o crime, como a compra de drogas e armas na darknet.
 
À medida que o bitcoin atinge novos patamares astronômicos e novos recém-chegados, como a dogecoin, transformam pessoas comuns em milionários da noite para o dia, o desenvolvimento interno de moeda digital da China agora também está definido para influenciar como o mundo usa pagamentos online.
 
O yuan digital despertou muito interesse entre os economistas, prometendo integrar conveniência sem dinheiro na vida das pessoas. A China está na vanguarda das nações que desenvolvem esse conceito, que é chamado de Moeda Digital do Banco Central (CBDC).
 
A moeda digital chinesa é apoiada por reservas de yuan mantidas pelo banco central na China, e é algo que está em obras há cerca de 5 anos. O resto do mundo seria sábio em investir em iniciativas semelhantes, dados os benefícios prometidos pelas moedas digitais, em comparação com o papel e a moeda tradicionais.
 
O novo yuan digital difere ligeiramente das criptomoedas existentes, sendo uma forma centralizada de pagamento. Ele não poderá ser explorado por criminosos, que atualmente não têm restrições que os impeçam de usar criptomoedas anônimas para cometer crimes como a compra de drogas ou armas na darknet. A nova moeda digital também ajudará a população não-bancarizda da China a se integrar a uma economia mainstream, onde uma sociedade sem dinheiro será capaz de funcionar eficientemente em sincronia com uma indústria de comércio eletrônico em expansão.
 
A inovação também permitirá que o governo rastreie melhor como o dinheiro flui através da economia, e seja capaz de calibrar decisões nacionais de planejamento econômico com mais precisão com base em dados de fluxo rápido.
 
A China essencialmente pulou a obsessão de duas décadas da Europa e dos EUA com chip de cartão de crédito e tecnologia de pinos, saltando direto para se tornar a sociedade mais antiga do mundo a adotar totalmente pagamentos telefônicos sem contato e códigos QR. A adoção do yuan digital provavelmente será captada por uma sociedade ansiosa na qual, segundo a Statista, mais de 57% das pessoas possuem smartphones.
 
As grandes empresas de tecnologia que operam no mercado interno também estão trabalhando em conjunto com as autoridades na tentativa de fazer isso acontecer, e a indústria tem muito a ganhar para ajudar essa nova infraestrutura futurista. Gigantes como Tencent, Wechat e Alibaba são conglomerados que oferecem serviços e produtos que se beneficiariam muito da adoção crescente de pagamentos econômicos convenientes.
 
O advento da economia chinesa, como um dos mais importantes impulsionadores de crescimento do mundo, significa que isso poderia ajudar a fazer o renminbi alcançar o status de reserva internacional. Ter um yuan digital centralizado pode consolidar ainda mais essa realidade.
 
Muitos perderam a fé no dólar americano desde a crise financeira de 2008, com preocupações de volatilidade se manifestando ainda mais à medida que olhamos para um mundo pós-COVID-19. Globalmente, banqueiros e comerciantes estão cada vez mais procurando alternativas ao greenback para uso no comércio internacional.
 
Atualmente, o dólar americano é usado como meio para quase 90% das transações internacionais. Muitos países, especialmente na América Central, operam internamente exclusivamente com o dólar.
 
O renminbi agora representa apenas 4%, mas à medida que a influência comercial da China cresce, isso mudará. A digitalização desta moeda aumentará a popularidade do yuan, especialmente se as comunidades chinesas fora da China também a adotarem. O yuan então começaria a se transformar em um símbolo internacional de estabilidade.


Fonte: CHINA DAILY. Tradução e Copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Terremotos abalam a Itália 26/10/2016
Terremotos abalam a Itália
 
SÍRIA - Ofensiva dos EUA em Raqqa começará nas “próximas semanas” 26/10/2016
SÍRIA - Ofensiva dos EUA em Raqqa começará nas “próximas semanas”
 
PAPA diz que Iraque vive 23/10/2016
PAPA diz que Iraque vive "crueldade desenfreada"
 
RÚSSIA acusa EUA e sua Coalizão de bombardear cortejo fúnebre 23/10/2016
RÚSSIA acusa EUA e sua Coalizão de bombardear cortejo fúnebre
 
Caças britânicos vigiam navios de guerra russos no Canal da Mancha 22/10/2016
Caças britânicos vigiam navios de guerra russos no Canal da Mancha
 
21/10/2016
"incidente químico" leva Aeroporto de Londres a ser evacuado
 
ELEIÇÕES NOS EUA - Hillary Clinton e Trump fazem último debate 20/10/2016
ELEIÇÕES NOS EUA - Hillary Clinton e Trump fazem último debate
 
BRICS - Em declaração final, Brics pedem reforma do Conselho de Segurança da ONU 17/10/2016
BRICS - Em declaração final, Brics pedem reforma do Conselho de Segurança da ONU
 
BRICS - Brasil firma atos para estreitar colaboração entre países do Brics 17/10/2016
BRICS - Brasil firma atos para estreitar colaboração entre países do Brics
 
HILLARY 11 pontos percentuais à frente de Trump, segundo pesquisa NBC e WSJ 16/10/2016
HILLARY 11 pontos percentuais à frente de Trump, segundo pesquisa NBC e WSJ
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites