Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

14 de Março de 2021 as 21:03:54



YUAN DIGITAL da China se juntará à Arena Internacional das Moedas Digitais


Yuan digital vem sendo construido há 5 anos pelo governo chinês e promete não comportar o anonimato e o espaço para o crime, como a compra de drogas e armas na darknet.
 
À medida que o bitcoin atinge novos patamares astronômicos e novos recém-chegados, como a dogecoin, transformam pessoas comuns em milionários da noite para o dia, o desenvolvimento interno de moeda digital da China agora também está definido para influenciar como o mundo usa pagamentos online.
 
O yuan digital despertou muito interesse entre os economistas, prometendo integrar conveniência sem dinheiro na vida das pessoas. A China está na vanguarda das nações que desenvolvem esse conceito, que é chamado de Moeda Digital do Banco Central (CBDC).
 
A moeda digital chinesa é apoiada por reservas de yuan mantidas pelo banco central na China, e é algo que está em obras há cerca de 5 anos. O resto do mundo seria sábio em investir em iniciativas semelhantes, dados os benefícios prometidos pelas moedas digitais, em comparação com o papel e a moeda tradicionais.
 
O novo yuan digital difere ligeiramente das criptomoedas existentes, sendo uma forma centralizada de pagamento. Ele não poderá ser explorado por criminosos, que atualmente não têm restrições que os impeçam de usar criptomoedas anônimas para cometer crimes como a compra de drogas ou armas na darknet. A nova moeda digital também ajudará a população não-bancarizda da China a se integrar a uma economia mainstream, onde uma sociedade sem dinheiro será capaz de funcionar eficientemente em sincronia com uma indústria de comércio eletrônico em expansão.
 
A inovação também permitirá que o governo rastreie melhor como o dinheiro flui através da economia, e seja capaz de calibrar decisões nacionais de planejamento econômico com mais precisão com base em dados de fluxo rápido.
 
A China essencialmente pulou a obsessão de duas décadas da Europa e dos EUA com chip de cartão de crédito e tecnologia de pinos, saltando direto para se tornar a sociedade mais antiga do mundo a adotar totalmente pagamentos telefônicos sem contato e códigos QR. A adoção do yuan digital provavelmente será captada por uma sociedade ansiosa na qual, segundo a Statista, mais de 57% das pessoas possuem smartphones.
 
As grandes empresas de tecnologia que operam no mercado interno também estão trabalhando em conjunto com as autoridades na tentativa de fazer isso acontecer, e a indústria tem muito a ganhar para ajudar essa nova infraestrutura futurista. Gigantes como Tencent, Wechat e Alibaba são conglomerados que oferecem serviços e produtos que se beneficiariam muito da adoção crescente de pagamentos econômicos convenientes.
 
O advento da economia chinesa, como um dos mais importantes impulsionadores de crescimento do mundo, significa que isso poderia ajudar a fazer o renminbi alcançar o status de reserva internacional. Ter um yuan digital centralizado pode consolidar ainda mais essa realidade.
 
Muitos perderam a fé no dólar americano desde a crise financeira de 2008, com preocupações de volatilidade se manifestando ainda mais à medida que olhamos para um mundo pós-COVID-19. Globalmente, banqueiros e comerciantes estão cada vez mais procurando alternativas ao greenback para uso no comércio internacional.
 
Atualmente, o dólar americano é usado como meio para quase 90% das transações internacionais. Muitos países, especialmente na América Central, operam internamente exclusivamente com o dólar.
 
O renminbi agora representa apenas 4%, mas à medida que a influência comercial da China cresce, isso mudará. A digitalização desta moeda aumentará a popularidade do yuan, especialmente se as comunidades chinesas fora da China também a adotarem. O yuan então começaria a se transformar em um símbolo internacional de estabilidade.


Fonte: CHINA DAILY. Tradução e Copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
BRICS - Temer desembarca na Índia para Encontro dos BRICS 15/10/2016
BRICS - Temer desembarca na Índia para Encontro dos BRICS
 
NOBEL DE LITERATURA - Bob Dylan foi 14/10/2016
NOBEL DE LITERATURA - Bob Dylan foi "um grande poeta na tradição poética inglesa"
 
ONU- Assembleia nomeia Guterres para Secretário-Geral 13/10/2016
ONU- Assembleia nomeia Guterres para Secretário-Geral
 
BRICS sintonizam seus relógios, considera Putin sobre reunião de Cúpula neste sábado 14/10/2016
BRICS sintonizam seus relógios, considera Putin sobre reunião de Cúpula neste sábado
 
ELEIÇÕES EUA - Presidente da Câmara dos EUA não fará campanha por Trump 11/10/2016
ELEIÇÕES EUA - Presidente da Câmara dos EUA não fará campanha por Trump
 
NOBEL DA PAZ concedido ao presidente da Colômbia 07/10/2016
NOBEL DA PAZ concedido ao presidente da Colômbia
 
MEIRELLES participa da reunião do FMI e BIRD em estafante agenda em NY e Washington 06/10/2016
MEIRELLES participa da reunião do FMI e BIRD em estafante agenda em NY e Washington
 
OCDE - 15% dos jovens não estudam nem trabalham, mostra estudo 05/10/2016
OCDE - 15% dos jovens não estudam nem trabalham, mostra estudo
 
ONU - Rússia assume presidência do Conselho de Segurança da ONU 02/10/2016
ONU - Rússia assume presidência do Conselho de Segurança da ONU
 
CHINA posiciona-se contra sistema antimísseis dos EUA na Coreia 02/10/2016
CHINA posiciona-se contra sistema antimísseis dos EUA na Coreia
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites