Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

Sexta-Feira, Dia 24 de Setembro de 2021 as 02:09:56



TALEBAN - Amputações serão retomadas, diz Ministro das Prisões do Afeganistão


Nooruddin Turabi, Ministro das Prisões
'Necessário para a segurança',
diz o veterano do Talibã que amputações serão retomadas
 
Nooruddin Turabi, ministro das prisões do novo governo afegão, diz que execuções e remoção de mãos recomeçarão, mas possivelmente não em público
 
Um dos fundadores do Talibã e o principal executor de sua interpretação dura da lei islâmica quando governaram pela última vez o Afeganistão disse que o movimento linha-dura realizará mais uma vez execuções e amputações de mãos, embora talvez não em público.
 
Em entrevista à Associated Press, Mullah Nooruddin Turabi descartou indignação com as execuções do Talibã no passado, que às vezes ocorria diante de multidões em um estádio, e alertou o mundo contra interferir com os novos governantes do Afeganistão.
 
"Todos nos criticaram pelas punições no estádio, mas nunca dissemos nada sobre suas leis e punições", disse Turabi em Cabul. "Ninguém vai nos dizer quais devem ser nossas leis. Seguiremos o Islã e faremos nossas leis sobre o Alcorão."
 
Desde que o Talibã invadiu Cabul em 15 de agosto e tomou o controle do país, os afegãos e o mundo têm observado para ver se eles vão recriar seu governo severo do final dos anos 1990.
 
Os comentários de Turabi apontaram como os líderes do grupo permanecem entrincheirados em uma visão de mundo profundamente conservadora e linha dura, mesmo que estejam adotando mudanças tecnológicas, como vídeo e celulares.
 
Turabi, agora na casa dos 60 anos, foi ministro da Justiça e chefe do chamado ministério de propagação da virtude e prevenção do vício, durante o governo anterior do Talibã.
 
Naquela época, o mundo denunciou as punições do Talibã, que ocorreram no estádio de esportes de Cabul ou no terreno da extensa mesquita Eid Gah, frequentemente frequentada por centenas de homens afegãos.
 
Execuções de assassinos condenados eram geralmente por um único tiro na cabeça, realizado pela família da vítima, que tinha a opção de aceitar "dinheiro de sangue" e permitir que o culpado vivesse. Para ladrões condenados, a punição foi amputação de uma mão. Para os condenados por roubo de rodovia, uma mão e um pé foram amputados.
 
Julgamentos e condenações raramente eram públicos e o judiciário era ponderado em favor dos clérigos islâmicos, cujo conhecimento da lei se limitava a liminares religiosas.
 
Turabi disse que, desta vez, os juízes – incluindo as mulheres – julgariam os casos, mas a fundação das leis do Afeganistão será o Alcorão. Ele disse que as mesmas punições seriam revividas.
 
"Cortar as mãos é muito necessário para a segurança", disse ele, dizendo que teve um efeito dissuasivo. Ele disse que o gabinete estava estudando se realizaria punições em público e "desenvolverá uma política".
 
Os combatentes talibãs reviveram uma punição que comumente usavam no passado – vergonha pública de homens acusados de roubo de pequeno porte.
 
Em pelo menos duas ocasiões em Cabul na semana passada, homens acusados de pequenos roubos foram embalados na traseira de uma caminhonete, com as mãos amarradas, e foram desfilados para humilhá-los. Em um caso, seus rostos foram pintados para identificá-los como ladrões. No outro, o pão velho era pendurado em seus pescoços ou enfiado na boca. Não ficou imediatamente claro quais eram seus crimes.
 
Usando um turbante branco e uma barba branca espessa e despenteada, o turabi estocado mancava ligeiramente em sua perna artificial. Ele perdeu uma perna e um olho durante os combates com tropas soviéticas na década de 1980.
 
Sob o novo governo talibã, ele está no comando das prisões. Ele está entre vários líderes talibãs, incluindo membros do gabinete interino masculino,que estão em uma lista de sanções das Nações Unidas.
 
Durante o governo talibã anterior, ele era um dos mais ferozes e intransigentes executores do grupo. Quando o Talibã assumiu o poder em 1996, um de seus primeiros atos foi gritar com uma jornalista, exigindo que ela deixasse uma sala de homens, e então dar um poderoso tapa na cara de um homem que se opôs.
 
Turabi era conhecido por rasgar fitas musicais de carros, amarrando centenas de metros de fitas destruídas em árvores e placas de sinalização. Ele exigia que os homens usassem turbantes em todos os escritórios do governo e seus servos rotineiramente espancam homens cujas barbas tinham sido aparadas. Os esportes foram proibidos, e a legião de executores de Turabi forçou os homens à mesquita para orações cinco vezes por dia.
 
Na entrevista desta semana à AP, Turabi falou com uma jornalista.
 
"Nós mudamos do passado", disse ele.
 
Ele disse que agora o Talibã permitiria televisão, celulares, fotos e vídeo "porque esta é a necessidade do povo, e estamos falando sério sobre isso".
 
Ele sugeriu que o Talibã via a mídia como uma forma de espalhar sua mensagem.
 
"Agora sabemos que, em vez de atingir apenas centenas, podemos chegar a milhões",
 
disse ele. Ele acrescentou que se as punições forem tornadas públicas, então as pessoas podem ser autorizadas a filmar ou tirar fotos para espalhar o efeito dissuasivo.
 
Mesmo que os moradores de Cabul expressem medo sobre seus novos governantes talibãs, alguns reconhecem relutantemente que a capital já se tornou mais segura apenas no último mês.
 
"Não é bom ver essas pessoas sendo envergonhadas em público, mas isso impede os criminosos porque quando as pessoas vêem, pensam 'eu não quero que seja eu'",
 
disse Amaan, um lojista no centro de Cabul.
 
 
FONTE: Confira em THE GUARDIAN a íntegra da matéria em inglê


Fonte: THE GUARDIAN. Tradução e copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Acordo Nuclear EUA-IRÃ - Apoio russo em troca de cancelamento de cinturão europeu de misseis 21/07/2015
Acordo Nuclear EUA-IRÃ - Apoio russo em troca de cancelamento de cinturão europeu de misseis
 
CHINA cria 4 novas Zonas de Livre Comércio para interiorizar desenvolvimento 21/07/2015
CHINA cria 4 novas Zonas de Livre Comércio para interiorizar desenvolvimento
 
21/07/2015
GRÉCIA - Bancos voltam a abrir após por 3 semanas fechados
 
GRÉCIA busca acordo para fazer pagamentos de € 4,7 bilhões até setembro 21/07/2015
GRÉCIA busca acordo para fazer pagamentos de € 4,7 bilhões até setembro
 
MERCOSUL - Paraguai assume a presidência temporária 18/07/2015
MERCOSUL - Paraguai assume a presidência temporária
 
MERCOSUL - Suriname e Guiana serão membros associados 17/07/2015
MERCOSUL - Suriname e Guiana serão membros associados
 
MEIO AMBIENTE - Japão pretende reduzir em 26% gases poluentes ate 2030 17/07/2015
MEIO AMBIENTE - Japão pretende reduzir em 26% gases poluentes ate 2030
 
16/07/2015
EUROGRUPO autoriza empréstimo emergencial de 7 bilhões de euros à Grécia
 
16/07/2015
CHINA EM TURBILHÃO - Bolsa chinesa tem ligeira alta após queda em 2 pregões
 
COMISSÃO EUROPÉIA satisfeita com aprovação do 3º Programa de Ajuda à Grécia pelo Parlamento grego 16/07/2015
COMISSÃO EUROPÉIA satisfeita com aprovação do 3º Programa de Ajuda à Grécia pelo Parlamento grego
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites