Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

Sexta-Feira, Dia 13 de Abril de 2018 as 14:04:41



8ª CÚPULA DAS AMÉRICAS - Temer representa o Brasil no Debate sobre Corrupção


Crises esvaziam 8ª Cúpula das Américas, em Lima
 
 
Três crises esvaziaram a 8ª Cúpula das Américas, que começa nesta 6ª feira, 13.04, em Lima (Peru).
 
A cúpula ocorre no momento em que o presidente dos EUA, Donald Trump, promete endurecer contra a Síria; com o agravamento da crise humanitária e política envolvendo a Venezuela e também com as denúncias de corrupção e desvios de conduta de ex-presidentes peruanos.
 
Pela primeira vez, um presidente dos EUA não participa da Cúpula das Américas, o fórum criado pelo governo norte-americano, em 1994, para discutir o futuro da região.
 
 
Temer representa o Brasil no debate sobre Corrupção 
 
As reuniões são realizadas a cada três anos, e nesta cúpula o tema principal da agenda é o combate à corrupção.
 
Ainda na pauta da reunião, os líderes de 35 países discutirão os problemas e o futuro da região, principalmente o impacto da corrupção no crescimento econômico, no desenvolvimento e nas instituições democráticas.
 
A menos de um mês do começo da Cúpula das Américas, o então presidente do Peru Pedro Pablo Kuczynski renunciou antes da votação do segundo pedido de impeachment. Ele foi acusado de ter recebido propinas da empreiteira brasileira Odebrecht. Dois ex-presidentes peruanos são alvos do escândalo da Lava Jato. Ollanta Humala, que está preso, e Humberto Toledo, foragido.
 
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi excluído da reunião em meio a críticas de desrespeito à democracia. A questão da Venezuela gera protestos favoráveis e contrários a Maduro durante a 8ª Cúpula das Américas.
 
Sequestro
 
Um incidente regional tirou o presidente do Equador, Lenin Moreno, das discussões. Ele chegou a desembarcar no Peru, mas retornou a Quito para acompanhar pessoalmente os desdobramentos do sequestro de três jornalistas na fronteira com a Colômbia.
 
A equipe do jornal equatoriano El Comercio foi sequestrada há 18 dias. Eles estavam investigando o tráfico de drogas fronteiriço e a atuação de ex-guerrilheiros das Forcas Armadas Revolucionarias da Colômbia (Farc). “Dou um prazo de 12 horas a esses narcos para que entreguem provas de vida de nossos compatriotas. Caso contrário, iremos com toda contundência, sem contemplações, castigar esses violadores de direitos humanos e de solidariedade”, alertou Moreno.
 
O anúncio de Moreno ocorreu depois de serem divulgadas fotografias de cadáveres, que supostamente seriam dos jornalistas sequestrados. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que colaboraria com o governo equatoriano.
 
Impasses
 
Outra questão que domina as discussões na cúpula é exclusão de Maduro do encontro, após antecipar as eleições presidenciais, suspendendo o diálogo com a oposição. A antecipação foi condenada pelos principais partidos opositores e pelos 17 países do Grupo de Lima, entre os quais o Brasil, que definem o episódio como “ruptura da ordem democrática” na Venezuela. Os principais líderes de oposição da Venezuela estão presos, exilados ou inabilitados para concorrer a pleitos.
 
Crítico do regime venezuelano, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, reitera que não aceita tratar Maduro como “líder democrático”, mesmo que ele seja reeleito. Em Lima, as manifestações envolvendo a Venezuela, de grupos favoráveis e contrários, se tornaram constantes nos últimos dias.
 
Organizações sociais e partidos de esquerda protestam contra as sanções à Venezuela. Segundo eles, os “ataques” contra Maduro fazem parte de uma campanha anti-socialista, liderada por Trump. Maduro tinha ameaçado comparecer à Cúpula das Américas, mesmo sem ter sido convidado, mesmo que tenha que “ir nadando” para o Peru.
 
Carta Aberta
 
A organização não-governamental (ONG) Anistia Internacional enviou carta aberta aos 35 líderes das Américas, lembrando que qualquer discussão sobre problemas econômicos, políticos e comerciais da região deve ser acompanhada de politicas de defesa dos direitos humanos.
 
Na carta, a ONG diz que “lamentavelmente a nossa região continua sendo a mais violenta e desigual do mundo, com os maiores índices de homicídios, na América Central, no México, no Brasil e na Venezuela”. A organização também criticou a “retórica” de líderes políticos que promovem “o ódio e a discriminação”.
 
Em Buenos Aires, o secretário-geral da Anistia Internacional, Salil Shetty, se reuniu com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, quando conversaram sobre o impacto da crise humanitária na Venezuela nos países vizinhos. Para Shetty, a solução para a crise é politica, pois a adoção de sanções e ameaças não têm surtido efeitos.
 
"Salvo a ajuda que tem recebido da Rússia, da China e de Cuba, o governo de Maduro esta cada vez mais isolado e fechado”, disse. “Brasil, Colômbia e Argentina têm um papel fundamental em convencer Maduro a buscar uma saída política", afirmou Shetty.


Fonte: AGENCIA BRASIL. Chamada de Capa da Redação JF.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Na ONU, Silvio Almeida acusa Israel de Punição Coletiva em Gaza 26/02/2024
Na ONU, Silvio Almeida acusa Israel de Punição Coletiva em Gaza
 
G20 - Ministros das Finanças reunem-se em São Paulo nesta semana 25/02/2024
G20 - Ministros das Finanças reunem-se em São Paulo nesta semana
 
G20 - Solução de 2 Estados entre Palestina e Israel é unanimidade 23/02/2024
G20 - Solução de 2 Estados entre Palestina e Israel é unanimidade
 
TRIBUNAL DE HAIA - África do Sul diz que Israel promove Colonização e Genocídio 11/01/2024
TRIBUNAL DE HAIA - África do Sul diz que Israel promove Colonização e Genocídio
 
TRIBUNAL DE HAIA - EUA condicionam fim da ocupação da Palestina à segurança de Israel 21/02/2024
TRIBUNAL DE HAIA - EUA condicionam fim da ocupação da Palestina à segurança de Israel
 
TONY BLINKEN em Brasília para Reunião do G20 e teve encontro com LULA 22/02/2024
TONY BLINKEN em Brasília para Reunião do G20 e teve encontro com LULA
 
MAURO VIEIRA rebate chanceler de Israel que criticou Lula: 21/02/2024
MAURO VIEIRA rebate chanceler de Israel que criticou Lula: "revoltante"
 
Repercussão da fala de LULA sobre a Guerra em Gaza e Holocausto 21/02/2024
Repercussão da fala de LULA sobre a Guerra em Gaza e Holocausto
 
ISRAEL declara LULA Persona Non Grata após fala sobre Holocausto 19/02/2024
ISRAEL declara LULA Persona Non Grata após fala sobre Holocausto
 
Mais de 80% dos americanos consideram Biden velho demais para novo mandato 19/02/2024
Mais de 80% dos americanos consideram Biden velho demais para novo mandato
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites