GPA Grupo Pão de Açúcar
Flash de Mercado – Venda Extra Hiper
15.10.2021
Por Georgia Jorge, CNPI
A Venda de 71 lojas Extra Hiper
Na 5ª feira, 14.10.2021, o GPA anunciou a aprovação, pelo seu Conselho de Administração, da venda de 71 lojas Extra Hiper para o Assaí, as quais serão convertidas em atacarejo, acabando assim com a bandeira de hipermercados dentro do grupo.
Transação.
O valor total envolvido na transação corresponde a R$ 5,2 bilhões, incluindo lojas e imóveis próprios do GPA, sendo:
(i) R$ 4,0 bilhões referentes às 71 lojas, escopo do Memorando de Entendimento firmado com o Assaí; e
(ii) R$ 1,2 bilhão referente aos imóveis, escopo do Memorando de Entendimentos firmado com fundo imobiliário.
O pagamento do valor ocorrerá de forma parcelada entre dezembro/21 a janeiro/24, estando as parcelas sujeitas à correção de CDI + 1,2%.
De acordo com os dados divulgados pelo GPA, o valuation dessa transação, em termos de EV/Receita últimos 12 meses foi de 0,6x, ante um valuation do GPA consolidado, sob as mesmas métricas, de 0,3x.
Racional.
Ao longo dos últimos trimestres, o GPA vinha sinalizando que iria investir esforços na sua estratégia de revitalização de lojas e consolidação da proposta de valor e atratividade do formato hipermercado, por meio de iniciativas como
(i) preços mais competitivos em categorias que trazem fluxo para as lojas;
(ii) fortalecimento do atendimento ao cliente, principalmente nas áreas de perecíveis;
(iii) revisão do portfólio de não alimentos; e
(iv) simplificação do sortimento por loja para melhor atender a demanda dos consumidores.
Na videoconferência realizada na data de hoje, o CEO Jorge Faiçal destacou ter ocorrido uma mudança no racional do GPA em relação ao formato Hiper diante das dificuldades ainda enfrentadas por esse modelo em um cenário em que a alta inflação tem prejudicado a formação de percepção de preço baixo nesse formato, bem como pela perspectiva de forte crescimento do formato cash&carry nos próximos anos, o que levaria a uma gradual desidratação do formato Hiper diante da migração dos clientes pessoa física a um modelo de loja que vem atraindo cada vez mais os consumidores.
Com isso em mente, o GPA optou por se antecipar a esse movimento e concentrar seus esforços nos modelos de lojas que trazem maior rentabilidade ao Grupo, além de envidar esforços para fortalecer o seu e-commerce.
A respeito do ganho de rentabilidade e aceleração do crescimento do GPA Brasil, destacamos que os recursos levantados nesta transação contribuirão
(i) para a redução do nível de alavancagem financeira do Grupo, indicado como uma das prioridades estratégicas de 2021, e
(ii) para a abertura de 100 lojas no formato Pão de Açúcar e 100 lojas no formato Minuto Pão de Açúcar nos próximos 3 anos, permitindo que esse modelo de loja, atualmente o mais rentável do portfólio, aumente sua representatividade no resultado do GPA nos próximos anos.
Vale observar, ainda, que o GPA deve empregar recursos também nos formatos Mercado Extra e Compre Bem, visando fortalecer sua posição junto aos players regionais, além de investir no crescimento de sua plataforma digital.
Avaliação.
Em nossa visão, a transação é positiva para o GPA. Apesar de termos sidosurpreendidos com a alienação das lojas para o Assaí, dado que em nenhum momento foi aventada essa possibilidade pela administração, a mudança de direcionamento no sentido de reforçar o caixa para acelerar o crescimento de formatos mais rentáveis, bem como reduzir sua exposição a um formato de loja que vinha prejudicando o resultado do Grupo, é benéfico para o crescimento e lucratividade do GPA.
No momento, mantemos nosso preço-alvo para o final de 2022 em R$ 44,50 até incorporarmos os dados da transação em termos de receita e margens em nosso modelo, mas alteramos nossa recomendação para Compra, diante das melhorias perspectivas de rentabilidade já no curto prazo.
Confira no anexo a íntegra do relatório a respeito, elaborado por
GEORGIA JORGE, analista senior do BB INVESTIMENTOS