Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

24 de Junho de 2022 as 01:06:15



BIDEN perde o Jogo de Culpa da Inflação


Joe Biden e Vladimir Putin
 
As sanções que os EUA, a Europa e o Japão impuseram à Rússia dividiram o mercado de petróleo em duas camadas
 
Por DAVID P. GOLDMAN
21.06.2022
 
Não há inflação, e se há inflação é temporária e é culpa de companhias petrolíferas gananciosas ou culpa de Vladimir Putin. As mensagens da Administração Biden sobre a pior inflação em quarenta anos se transformaram tantas vezes que os altos funcionários do presidente não conseguem acompanhar.
 
Em 9 de junho, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, negou bruscamente que o aumento de preços das empresas tenha algo a ver com o problema, afirmando:
 
"A demanda e a oferta estão em grande parte impulsionando a inflação".
 
Um dia depois, Biden culpou a inflação de empresas de navegação estrangeiras gananciosas, empresas farmacêuticas dos EUA e Exxon-Mobil, e da indústria petrolífera dos EUA em geral.  E, em 14.04.202, Biden ofereceu esta afirmação surpreendente:
 
"O que as pessoas não sabem é que 70% do aumento da inflação foi consequência do aumento dos preços de Putin por causa do impacto nos preços do petróleo. Setenta por cento. Isso arrancou risadas dos verificadores de fatos do Washington Post, um jornal pró-Biden."
 
Praticamente todo o aumento nos preços dos combustíveis e alimentos ocorreu antes da Rússia invadir a Ucrânia em 24 de fevereiro passado. O aumento de preços que se seguiu à Guerra da Ucrânia, com certeza, não teve nada a ver com as ações de Putin a Rússia não cortou a produção de petróleo ou alimentos mas, sim, com as sanções que dificultaram a venda do petróleo russo. Algum aumento nos preços dos grãos pode ser responsabilizado pela incapacidade da Ucrânia de transportar sua colheita.
 
No que diz respeito à inflação, o elefante na sala é a explosão dos gastos federais para cerca de 30% do Produto Interno Bruto, em comparação com uma faixa de 18% a 23% nos 50 anos anteriores.
 
O salto nos gastos, com certeza, começou sob a administração Trump, que gastou cerca de metade dos US$ 6 trilhões em estímulos federais totais. Mas o governo Trump empreendeu o programa de estímulo na Primavera de 2020, quando a economia foi paralisada pela Covid-19.
 
A administração Biden continuou bombeando dinheiro para a economia no mesmo ritmo mesmo depois que a pandemia diminuiu e a economia se recuperou, oferecendo maciços benefícios aos seus círculos eleitorais políticos.
 
Há uma diferença entre injetar adrenalina em um paciente cujo coração parou, e injetar a mesma dose novamente depois que o paciente é revivido e ambulatorial. O enorme choque de demanda, sem precedentes em tempos de paz nos EUA, esbarrou em restrições crônicas de oferta e produziu uma onda de inflação assassina.
 
O gráfico abaixo mostra a variação ano a ano dos principais componentes do Índice de Preços ao Consumidor dos EUA, bem como um item que não aparece no IPC, ou seja, a estimativa Apartmentlist.com de mudanças nos aluguéis residenciais. Isso está incluído porque o componente "Abrigo" do IPC parece ser uma subestimação selvagem inconsistente com dados de pesquisas privadas que mostram inflação de aluguel de 16%.
 
Está claro no gráfico que a inflação atingiu seu impulso total até o final de 2021. A demanda de carros aumentou durante a Covid, à medida que os americanos evitavam o transporte público, mas a indústria automobilística esbarrou em uma escassez crítica de chips de computador e outros componentes.
 
A inflação dos preços da energia subiu para mais de 30% ao ano até a primavera de 2021. A inflação de bens tanto para duráveis quanto para induras ficou entre 10% e 20% nos últimos meses de 2021.
 
O único item que apresentou aceleração na variação de preços durante 2022 foi o alimento. A inflação da energia estava em pleno andamento antes da guerra da Ucrânia, porque a produção doméstica de petróleo dos EUA nunca se recuperou ao seu pico pré-COVID no início de 2020.
 
A hostilidade do governo Biden à exploração de combustíveis fósseis, uma concessão à ala progressista do Partido Democrata, criou um ambiente hostil para a indústria de petróleo e gás e desanimou a captação de capital.
 
Para adicionar insulto ao prejuízo, as sanções que os Estados Unidos, a Europa e o Japão impuseram à Rússia dividiram o mercado de petróleo em duas camadas. China e Índia, que se recusaram a participar das sanções, estão comprando enormes quantidades de petróleo bruto russo com descontos de 30% ou mais.
 
De acordo com a Rystad Energy Research, as importações asiáticas de petróleo russo aumentaram 347% de março a maio em comparação com o mesmo período de 2021. As importações indianas de petróleo bruto russo, informou a empresa de pesquisa, aumentaram quase 7 vezes, tornando a Rússia um fornecedor maior para a Índia do que a Arábia Saudita.
 
Enquanto isso, os consumidores americanos e europeus estão pagando os preços mais altos do petróleo da história, exceto por um breve aumento durante a crise financeira de 2008.
 
CONFIRA em ASIA TIMES a íntegra desta matéria, com os gráficos mencionados.
Clique AQUI.


Fonte: ASIA TIMES, by David P. Goldman. Tradução e copidescagem: Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
22/09/2014
CLIMA - Mudanças climáticas poderão custar até 5% do PIB latino-americano, segundo a CEPAL
 
22/09/2014
POVOS INDIGENAS - ONU lutará contra sua marginalização e exclusão
 
22/09/2014
ESTADO ISLÂMICO - 100 mil curdos refugiaram-se na Turquia, segundo a ONU
 
22/09/2014
G20 anuncia meta de crescimento adicional de 1,8% em cinco anos
 
19/09/2014
ESCÓCIA - Premiê renuncia após derrota do movimento separatista
 
19/09/2014
REINO UNIDO - Escócia rejeita independência; Cameron reforça promessa de mais autonomia
 
19/09/2014
ESCÓCIA rejeita separação do Reino Unido em plebiscito
 
16/09/2014
OCDE revê para baixo o crescimento dos países avançados
 
15/09/2014
REINO UNIDO - Referendo na 5ª feira para independência da Escócia
 
14/09/2014
ESTADO ISLÂMICO - Decaptado britânico pelos jihadistas, David Camerom prometeu medidas contra EI
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites