Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Arte, Cultura

20 de Novembro de 2017 as 00:11:20



ORGULHO LGBT-RIO - Parada reúne milhares em Copacabana


Parada do Orgulho LGBT do Rio reúne milhares de pessoas na Praia de Copacabana
 
 
Milhares de pessoas participam neste domingo, 19.11,  na Praia de Copacabana, da 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays , Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) do Rio de Janeiro.
 
Com o lema “Resistindo à LGBTIfobia, fundamentalismo, todas as formas de opressão e em defesa do Rio”, a organização não governamental (ONG) Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, que organiza o evento, definiu e edição deste ano como a parada da resistência.
 
“Historicamente, somos uma resistência. O Brasil não tem uma política pública de fato para a população LGBT. A homofobia é um fato. Praticamente a cada dia morre um homossexual vítima de homofobia no país. Se existimos, de alguma forma, é uma resistência”,
 
disse o presidente do Grupo Arco-Íris, Almir França. De acordo com ele, a expectativa é reunir até 1 milhão de pessoas no evento. A Polícia Militar não divulgou estimativa de público.
 
Segundo os organizadores, a parada leva para as ruas pessoas que lutam por direitos iguais, que combatem a intolerância, o preconceito e o ódio, dando voz a quem viveu muito tempo à margem da sociedade.
 
De cadeiras de rodas por causa de um acidente vascular cerebral, Silvina Correa Fernandes, de 87 anos, foi assistir à parada levada pelo filho Osvaldo Araújo, de 52 anos, e seu marido André, com quem está casado há 26 anos. “Eu sempre venho, eu gosto. Tem que apoiar, né? Meu filho é uma maravilha”, disse Silvina.
 
Segundo Araújo, sua mãe sempre o apoiou e fica feliz em participar do evento. “A parada é importante para mostrar que todos somos iguais. Não tem diferença. Trabalho, pago meus impostos, tenho direito como qualquer outra pessoa”, contou o professor.
 
Acompanhada do marido, a psicóloga Mônica Ribeiro, de 46 anos, disse ser importante que a sociedade civil esteja presente na parada.
 
“É importante esse tipo de ocupação, esse tipo de resistência. Apoio qualquer tipo de diversidade, as diferenças. Sou completamente a favor da diversidade, cada um tem direito de amar quem quiser”.
 
Este ano, houve incerteza sobre a realização da parada por falta de recursos financeiros para viabilizar trios elétricos e atrações artísticas. Pela primeira vez, a parada não recebeu nenhum aporte da prefeitura do Rio, que alegou problemas financeiros.
 
 
Renúncia Fiscal 
 
O evento foi viabilizado com patrocínio de empresas privadas em troca de renúncia fiscal. Segundo os organizadores, os R$ 300 mil arrecadados são metade do valor ideal e, por isso, a parada teve menos trios elétricos. Os cantores aceitaram abrir mão do cachê para participar do evento.


Fonte: AGENCIA BRASIL





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
12/06/2014
COPA - Dilma almoça com líderes estrangeiros antes da cerimônia de abertura
 
12/06/2014
COPA DO MUNDO começa em meio a expectativas e manifestações
 
10/06/2014
COPA - Seleção está preparada para jogar com ou sem Neymar, diz volante
 
03/06/2014
COPA - Sedes da Copa devem ter 80% da área urbana com sinal de 4G
 
02/06/2014
COPA - Em novo teste, Arena Corinthians funciona de forma adequada
 
01/06/2014
COPA - 300 homens do Exército para casos de atentado nuclear e biológico
 
31/05/2014
COPA - Protesto pacífico em São Paulo
 
31/05/2014
DIA MUNDIAL SEM TABACO - Decreto proibe fumo em lugares fechados e uso coletivo
 
COPA - Austrália é a primeira seleção a chegar ao Brasil 29/05/2014
COPA - Austrália é a primeira seleção a chegar ao Brasil
 
27/05/2014
COPA - Taça chega a Brasília após percorrer 25 capitais
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites