Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

19 de Julho de 2022 as 01:07:31



VISÃO DO FMI - Perspectiva Econômica Sombria: Como o G-20 pode responder.


 
Enfrentando uma perspectiva econômica sombria:
Como o G20 pode responder
Por Kristalina Georgieva,
Diretora Geral do FMI
Fundo Monetário Internacional
 
Ao se reunirem em Bali nesta semana, os ministros e governadores dos bancos centrais do G-20 enfrentam perspectivas econômicas mundiais que se tornaram bastante sombrias.
 
Quando o G20 se reuniu pela última vez, em abril, o FMI tinha acabado de cortar sua previsão de crescimento global para 3,6% para este ano e para o próximo — e alertamos que isso poderia piorar, dado os potenciais riscos negativos. Desde então, vários desses riscos se materializaram — e as múltiplas crises que o mundo enfrenta se intensificaram.
 
A tragédia humana da guerra na Ucrânia piorou. Assim, também, tem seu impacto econômico especialmente através de choques de preços de commodities que estão desacelerando o crescimento e exacerbando uma crise de custo de vida que afeta centenas de milhões de pessoas — e especialmente pessoas pobres que não podem se dar ao luxo de alimentar suas famílias. E só está piorando.
 
A inflação é maior do que o esperado e se expandiu além dos preços de alimentos e energia. Isso levou os grandes bancos centrais a anunciar mais aperto monetário — o que é necessário, mas pesará na recuperação. Interrupções contínuas relacionadas à pandemia — especialmente na China — e gargalos renovados nas cadeias globais de suprimentos têm dificultado a atividade econômica.
 
Como resultado, indicadores recentes implicam um segundo trimestre fraco — e projetaremos um novo rebaixamento ao crescimento global para 2022 e 2023 em nossa Atualização do Perspectiva Econômica Mundial ainda este mês.
 
De fato, as perspectivas permanecem extremamente incertas. Pense em como uma maior interrupção no fornecimento de gás natural para a Europa poderia mergulhar muitas economias em recessão e desencadear uma crise energética global. Este é apenas um dos fatores que podem piorar uma situação já difícil.
 
Será um 2022 difícil — e possivelmente um 2023 ainda mais difícil, com risco aumentado de recessão.
 
É por isso que precisamos de ações decisivas e de forte cooperação internacional, liderada pelo G20. Nosso novo relatório ao G20 descreve políticas que os países podem usar para navegar neste mar de problemas. Deixe-me destacar três prioridades.
 
Em primeiro lugar, os países devem fazer tudo ao seu alcance para reduzir a inflação alta.
 
Por que? Porque a inflação persistentemente alta poderia afundar a recuperação e prejudicar ainda mais os padrões de vida, particularmente para os vulneráveis. A inflação já atingiu altas de várias décadas em muitos países, com a inflação principal e a inflação central continuando a subir.
 
Isso desencadeou um ciclo de aperto monetário cada vez mais sincronizado: 75 bancos centrais — ou cerca de três quartos dos bancos centrais que acompanhamos — aumentaram as taxas de juros desde julho de 2021. E, em média, eles fizeram isso 3,8 vezes. Para economias emergentes e em desenvolvimento, onde as taxas de política foram elevadas mais cedo, o aumento médio da taxa total foi de 3 pontos percentuais — quase o dobro dos 1,7 pontos percentuais para as economias avançadas.
 
A maioria dos bancos centrais precisará continuar a apertar a política monetária decisivamente. Isso é especialmente urgente onde as expectativas de inflação estão começando a descorar. Sem ação, esses países poderiam enfrentar uma espiral destrutiva dos preços dos salários que exigiria um aperto monetário mais forte, com ainda mais danos ao crescimento e ao emprego.
 
Atuar agora vai doer menos do que atuar mais tarde.
 
Igualmente importante é a comunicação clara dessas ações políticas. Trata-se de preservar a credibilidade da política à medida que os riscos negativos abundam. Por exemplo, as contínuas surpresas da inflação exigiriam um aperto monetário mais acentuado além do que o mercado tem precificado, potencialmente causando mais volatilidade e vendas em ativos de risco e mercados de títulos soberanos. Isso, por sua vez, poderia provocar novas saídas de capital de economias emergentes e em desenvolvimento.
 
A valorização do dólar americano já coincidiu com as saídas de carteira de mercados emergentes: eles experimentaram um quarto mês consecutivo de saídas em junho, a maior sequência em sete anos. Isso está pressionando ainda mais os países vulneráveis.
 
Quando os choques externos são tão disruptivos que não podem ser absorvidos apenas pelas taxas de câmbio flexíveis, os formuladores de políticas devem estar prontos para agir. Por exemplo: através de intervenções cambiais ou medidas de gestão de fluxo de capital em um cenário de crise — para ajudar a ancorar as expectativas. Além disso, eles devem reduzir preventivamente a dependência de empréstimos em moeda estrangeira onde os níveis de dívida são altos. Foi para ajudar os países a responder em tais circunstâncias que recentemente atualizamos a visão institucional do FMI sobre esta questão.
 
O Fundo está intensificando para servir nossos membros de outras maneiras também. Isso inclui o fornecimento de assessoria na gestão de ativos de reserva e assistência técnica para fortalecer as comunicações do Banco Central.
 
O objetivo deve ser levar todos com segurança para o outro lado deste ciclo de aperto.
 
Em segundo lugar, a política fiscal deve ajudar — e não dificultar — os esforços do Banco Central para reduzir a inflação.
 
Os países que enfrentam níveis elevados de dívida também precisarão endurecer sua política fiscal. Isso ajudará a reduzir a carga de empréstimos cada vez mais caros e, ao mesmo tempo, complementar os esforços monetários para domar a inflação.
 
Em países onde a recuperação da pandemia é mais avançada, afastar-se do apoio fiscal extraordinário ajudará a diminuir a demanda e, assim, reduzir as pressões de preços.
 
Mas isso é apenas uma parte da história. Algumas pessoas precisarão de mais apoio, não menos.
 
Isso requer medidas direcionadas e temporárias para apoiar famílias vulneráveis que enfrentam choques renovados, especialmente a partir de altos preços de energia ou alimentos. Aqui, as transferências diretas de dinheiro provaram ser eficazes, em vez de subsídios distorcidos ou controles de preços que normalmente não conseguem reduzir o custo de vida de forma durável.
 
No médio prazo, as reformas estruturais também são cruciais para reforçar o crescimento: pense nas políticas do mercado de trabalho que ajudem as pessoas a ingressarem na força de trabalho, especialmente as mulheres.
 
Novas medidas devem ser neutras em termos orçamentários — financiadas por meio de novas receitas ou reduções de gastos em outros lugares, sem incorrer em novas dívidas e para evitar trabalhar contra a política monetária. Essa nova era de endividamento recorde e taxas de juros mais altas torna tudo isso duplamente importante.
 
A redução da dívida é uma necessidade urgente — especialmente em economias emergentes e em desenvolvimento com passivos denominados em câmbio (FX) que são mais vulneráveis ao aperto das condições financeiras globais e onde os custos de empréstimos estão aumentando.
 
Já os rendimentos dos títulos soberanos da FX atingiram mais de 10% em cerca de um terço das economias emergentes — perto das altas vistas pela última vez após a crise financeira global. As economias emergentes com maior dependência do endividamento doméstico, como na Ásia, têm sido mais isoladas. Mas uma ampliação das pressões de inflação e a necessidade de apertar mais rapidamente a política monetária doméstica podem mudar o cálculo.
 
A situação é cada vez mais grave para as economias em desenvolvimento ou em alto endividamento, incluindo 30% dos países de mercados emergentes e 60% das nações de baixa renda.
 
Mais uma vez, o Fundo está aqui para apoiar seus membros — oferecendo análises e conselhos personalizados, e um quadro de empréstimos mais ágil aos países em tempos de crise. Isso inclui financiamento de emergência, aumento dos limites de acesso, novas linhas de liquidez e crédito e a histórica alocação de SDR do ano passado de US$ 650 bilhões.
 
Além desses esforços, é urgente a ação decisiva de todos os envolvidos para melhorar e implementar o Quadro Comum do G20 para o tratamento da dívida. Grandes credores, tanto soberanos quanto privados, precisam intensificar e desempenhar seu papel. O tempo não está do nosso lado. É fundamental que os comitês credores do Chade, Etiópia e Zâmbia entreguem o máximo de progresso possível em suas reuniões este mês.
 
Em terceiro lugar, precisamos de um novo impulso para a cooperação global — liderado pelo G20
 
Para evitar possíveis crises e impulsionar o crescimento e a produtividade, é urgente uma ação internacional mais coordenada. A chave é basear-se em progressos recentes em áreas que vão desde a tributação e o comércio até o enfrentamento da pandemia e as mudanças climáticas. O novo fundo de US$ 1,1 bilhão do G20 para prevenção e enfrentamento de pandemia mostra o que é possível, assim como os sucessos recentes na Organização Mundial do Comércio.
 
O mais urgente de todos é a ação para aliviar a crise do custo de vida, que está empurrando mais 71 milhões de pessoas para a pobreza extrema nos países mais pobres do mundo, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. À medida que as preocupações com os suprimentos de alimentos e energia aumentam, os riscos de instabilidade social aumentam.
 
Para evitar mais fome, desnutrição e migração, os países mais ricos do mundo devem fornecer apoio urgente aos necessitados, inclusive com novos financiamentos bilaterais e multilaterais, especialmente através do Programa Mundial de Alimentos.
 
Como um passo imediato, os países devem reverter as restrições recentemente impostas às exportações de alimentos. Por que? Porque tais restrições são prejudiciais e ineficazes na estabilização dos preços domésticos. Outras medidas também são necessárias para fortalecer as cadeias de suprimentos e ajudar os países vulneráveis a adaptar a produção de alimentos para lidar com as mudanças climáticas.
 
Aqui, também, o FMI está ajudando. Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros internacionais, inclusive através de uma nova iniciativa multilateral de segurança alimentar. Nosso novo Fundo de Resiliência e Sustentabilidade fornecerá US$ 45 bilhões em financiamento concessionário para países vulneráveis — com o objetivo de enfrentar desafios de longo prazo, como mudanças climáticas e pandemias futuras. E estamos prontos para fazer mais.
 
As condições particularmente difíceis em muitos países africanos neste momento são importantes a considerar. Na minha reunião com ministros da Fazenda e governadores do Banco Central do continente esta semana, muitos destacaram como os efeitos desse choque, inteiramente exógeno, estavam levando suas economias à beira do abismo. O efeito dos preços mais altos dos alimentos está sendo sentido de forma aguda, pois os alimentos são responsáveis por uma maior parcela da renda.
 
As pressões de inflação, fiscal, dívida e equilíbrio de pagamentos estão se intensificando. A maioria está agora completamente excluída dos mercados financeiros globais; e ao contrário de outras regiões não têm grandes mercados domésticos para recorrer. Nesse contexto, eles pedem à comunidade internacional que aprofundem em medidas ousadas para apoiar seu povo. Esta é um chamado que precisamos atender.
 
À medida que o G20 se reúne para navegar no atual mar de problemas, todos podemos nos inspirar em uma frase balinese que captura o espírito que é necessário mais do que nunca: Menyama Braya, "todos são irmãos".


Fonte: FMI-BLOG





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
FAIXA DE GAZA - Israel anuncia retirada total de tropas 05/08/2014
FAIXA DE GAZA - Israel anuncia retirada total de tropas
 
02/08/2014
FAIXA DE GAZA - Operação de Israel vai continuar pelo tempo necessário, afirma Netanyahu
 
02/08/2014
FAIXA DE GAZA - Egito negocia fim do conflito
 
01/08/2014
FAIXA DE GAZA - Violada trégua, israelenses e palestinos trocam acusações
 
01/08/2014
DIPLOMACIA - Dilma Rousseff recebe primeiro-ministro do Japão
 
01/08/2014
FAIXA DE GAZA - Israel e Hamas aceitam cessar-fogo de 72 horas
 
31/07/2014
VISTO PARA OS EUA - Problema causa suspensão da emissão de visto em todo o mundo
 
DEFAULT - Argentina não entra em acordo com fundos abutres 31/07/2014
DEFAULT - Argentina não entra em acordo com fundos abutres
 
30/07/2014
FAIXA DE GAZA - Chile chama de volta pr´a casa seu embaixador em Israel
 
30/07/2014
FAIXA DE GAZA - Israel ataca escola da ONU, abrigo de crianças
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites