Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

03 de Agosto de 2022 as 02:08:18



NANCY PELOSI tem agenda cheia em Taiwan, nesta 4ª feira


Nancy Pelosi encontra Tsai Ing-wen, presidente de Taiwan
 
Nancy Pelosi tem agenda cheia em Taiwan, nesta 4ª feira
 
4ª feira, 03.08.2022
 
A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, reuniu-se com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, na manhã desta 4ª feira, 03.08 com uma série programada de reuniões de alto nível preparando o palco para novas tensões com a China.
 
Depois de se reunir com legisladores, a Sra. Pelosi se reuniu com a Sra. Tsai no escritório presidencial no centro de Taipei. Partindo do sigilo antes da visita, o encontro entre os dois foi transmitido ao vivo.
 
"Hoje o mundo enfrenta uma escolha entre democracia e autocracia",
 
disse Pelosi.
 
"A determinação da América de preservar a democracia aqui em Taiwan e em todo o mundo permanece irrefutável."
 
No que provavelmente será considerado uma afronta na China, a sra. Pelosi também provavelmente realizará discussões com vários líderes de direitos humanos na quarta-feira à tarde, antes de partir.
 
Toda a viagem está ocorrendo tendo como pano de fundo avisos cada vez mais aquecidos da China, que reivindica Taiwan como seu território. Condenou a visita do orador em termos fortes, respondendo com planos para exercícios militares perto de Taiwan.
 
Embora o planejamento para a viagem tenha sido envolto em segredo, seu tempo em Taiwan até agora tem sido caracterizado por mais um clima de carnaval. Ela chegou a uma transmissão de vídeo ao vivo, saudações acesas no prédio mais alto de Taipei, e pacotes de apoiadores e manifestantes em frente ao seu hotel.
 
O clima continuou na manhã de quarta-feira, quando a Sra. Pelosi chegou ao legislativo de Taiwan com uma escolta policial para se encontrar com um punhado de legisladores taiwaneses. De um lado do prédio, um grupo que oferecia apoio ergueu faixas dando as boas-vindas a ela. Por outro lado, uma reunião de manifestantes pró-China ergueu cartazes chamando-a de "incendiária" e acusando-a de interferir nos assuntos internos da China.
 
A resposta da China foi grave. Pouco depois de seu avião pousar em Taipei, capital, diplomatas chineses declararam que a visita "prejudica seriamente" a soberania da China e a China-EUA. Relações. O Escritório de Assuntos de Taiwan do Partido Comunista Chinês disse que qualquer tentativa de buscar a independência por Taiwan seria "despedaçada pela poderosa força do povo chinês".
 
Pequim também impôs rapidamente uma série de movimentos econômicos punitivos, incluindo a suspensão das exportações de areia natural para Taiwan.
 
E os militares da China anunciaram exercícios de fogo ao vivo em áreas que parecem infringir as águas territoriais de Taiwan, com uma agência de notícias estatal alertando navios e aeronaves para longe por "razões de segurança".
 
As afirmações e a postura militar ameaçaram aumentar ainda mais as tensões entre os Estados Unidos e a China sobre Taiwan, uma democracia insular autogovernada. Em particular, os exercícios, que impediriam a definição de Taiwan de suas próprias águas territoriais, criaram uma nova fase de brinkmanship semelhante a uma crise em 1995 e 1996, quando Taiwan realizou suas primeiras eleições democráticas.
 
Pelosi prosseguiu com planos de visitar, apesar dos temores de que a viagem poderia desencadear uma crise com a China, e em uma declaração inicial ao desembarcar em Taipei, ela disse que sua visita não contradiz a política dos EUA em relação a Taiwan.
 
Ela disse que sua viagem foi um sinal do "compromisso inabalável" dos EUA em apoiar a democracia de Taiwan.
 
"A solidariedade da América com os 23 milhões de pessoas de Taiwan é mais importante hoje do que nunca, já que o mundo enfrenta uma escolha entre autocracia e democracia",
 
disse ela ao chegar.
 
Durante sua estadia na ilha, a Sra. Pelosi também está programada para participar de um banquete na Taipei Guest House, um prédio histórico do governo usado para recepções diplomáticas, e visitar o Museu Nacional de Direitos Humanos, que contém documentos sobre a história de Taiwan como democracia.
 
Alguns em Taiwan disseram estar preocupados com o que a China pode fazer depois que a Sra. Pelosi sair, em vez de durante sua viagem. Os exercícios militares anunciados estavam programados para ocorrer em grande parte de quinta a domingo.
 
Embora analistas tenham dito que os exercícios pareciam ser um exercício de sinalização para projetar força no país e no exterior, eles alertaram que um encontro acidental na situação em movimento rápido poderia sair do controle. Os exercícios militares poderiam efetivamente bloquear o acesso, temporariamente, a algumas rotas comerciais de navegação e portos taiwaneses, disseram analistas.
 
Também não está claro como os militares dos Estados Unidos responderiam aos testes. Durante a crise, há 26 anos, os Estados Unidos navegaram um grupo de porta-aviões através do Estreito de Taiwan. Nos últimos meses, a China emitiu declarações severas de que controla as águas, algumas das rotas marítimas mais movimentadas do mundo, estabelecendo um possível impasse foram os Estados Unidos navegarem navios de guerra através dele.
 
CONFIRA em NEW YORK TIMES  a íntegra da matéria em inglês
CLIQUE AQUI 


Fonte: THE NEW YORK TIMES, Tradução: Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
FAIXA DE GAZA - Israel anuncia retirada total de tropas 05/08/2014
FAIXA DE GAZA - Israel anuncia retirada total de tropas
 
02/08/2014
FAIXA DE GAZA - Operação de Israel vai continuar pelo tempo necessário, afirma Netanyahu
 
02/08/2014
FAIXA DE GAZA - Egito negocia fim do conflito
 
01/08/2014
FAIXA DE GAZA - Violada trégua, israelenses e palestinos trocam acusações
 
01/08/2014
DIPLOMACIA - Dilma Rousseff recebe primeiro-ministro do Japão
 
01/08/2014
FAIXA DE GAZA - Israel e Hamas aceitam cessar-fogo de 72 horas
 
31/07/2014
VISTO PARA OS EUA - Problema causa suspensão da emissão de visto em todo o mundo
 
DEFAULT - Argentina não entra em acordo com fundos abutres 31/07/2014
DEFAULT - Argentina não entra em acordo com fundos abutres
 
30/07/2014
FAIXA DE GAZA - Chile chama de volta pr´a casa seu embaixador em Israel
 
30/07/2014
FAIXA DE GAZA - Israel ataca escola da ONU, abrigo de crianças
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites