Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Arte, Cultura

01 de Novembro de 2017 as 03:11:05



MARTINHO DA VILA recebe título de Doutor Honoris Causa da UFRJ


Martinho da Vila recebe título de doutor honoris causa da UFRJ
 
 
Martinho José Ferreira, o Martinho da Vila, cantor, compositor, músico, escritor, poeta e defensor da cultura negra, é também, a partir desta 3ª feira, 31.03, doutor honoris causa, título concedido pela UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro a partir de uma proposta apresentada pelo Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras.
 
O título aprovado pelo Conselho Universitário indica que o artista
 
“tornou-se um mediador entre a cultura popular e a erudita, por suas qualidades biculturais de mestre popular e de ídolo da indústria cultural, o que potencializou sua atuação na promoção da cultura popular e na militância contra o racismo na sociedade brasileira”.
 
Com uma atuação em tantos campos, nada mais natural que todos estivessem representados na sessão solene do Conselho Universitário da UFRJ, no prédio da Faculdade de Letras, na Ilha do Fundão, zona norte do Rio. Desde integrantes da velha guarda e da ala de baianas da Unidos de Vila Isabel, a escola de samba do coração de Martinho, a representes das letras, da música e da comunidade negra, todos queriam prestar homenagem ao cantor e compositor.
 
“Para nós, é uma alegria muito grande ver um parceiro nosso, amigo receber esse título. Adorei ver isso”,
 
disse o compositor Manuel Silva, de 71 anos, componente da velha guarda.
 
Para a integrante da ala de baianas da Vila, Ivonete da Silveira, de 63 anos, foi “excelente” poder ver o reconhecimento de Martinho, que segundo ela, é uma figura importante da escola. A baiana lembrou que é sempre uma emoção desfilar com um samba de autoria dele. “É uma emoção. O coração começa a bater mais forte. A mente fica sem saber o que pensar”, contou, acrescentando, que melhora se vier acompanhado de um campeonato da escola. “Aí fica tudo melhor, fica tudo bem”, disse sorrindo.
 
Entre os parentes, uma pessoa em especial: dona Elza, a irmã mais velha, que aos 90 anos fez questão de comparecer à cerimônia de entrega do título. E Martinho ficou feliz com a presença dela.
 
“Foi uma surpresa para mim que a substituta da minha mãe, a número 1, como a gente chama, saiu lá de Curicica [bairro da zona oeste] e veio aqui, a Elza, representando toda a minha família”,
 
revelou apontando para a irmã, que estava sentada na primeira fila.
 
Depois da cerimônia, emocionada, dona Elza falou de Martinho, que para ela é mais que um irmão.
 
“Eu criei ele. Foi criado aqui na minha mão. Trabalhamos muito para criar ele. Ele estudou. Tenho ele como um filho. É uma alegria. Nunca pensei em chegar aos 90 anos”.
 
Martinho destacou ainda, entre os presentes, o babalaô Ivanir dos Santos e a professora Helena Teodoro, que lançaram a indicação para que ele recebesse o título aprovado por unanimidade pelos colegiados da UFRJ. “Hoje, para mim, é um dia de graça”, apontou o artista.
 
Na saudação ao homenageado, a professora Carmen Tindó, que apresentou a proposta de concessão do título a Martinho no Conselho Universitário, destacou que a cultura negra está sempre representada nas músicas do artista. Ela lembrou ainda que o artista sempre se posicionou politicamente, inclusive no período da ditadura, como no samba enredo Sonho de um sonho.
 
“E eu cito: 'Sonhei que estava sonhando um sonho sonhado. Um sonho de um sonho magnetizado. As mentes abertas, sem bicos calados. Juventude alerta e seres alados'. É clara neste fragmento citado, a mensagem poética que sonha um país sem censura”,
 
apontou.
 
O reitor Roberto Leher afirmou que ter um intelectual do porte de Martinho da Vila nos quadros da UFRJ é muito importante para a afirmação da juventude negra, que tem conseguido cada vez mais espaço na universidade por meio de políticas públicas como as cotas.
 
“É muito importante que esta instituição possa acolher esta juventude, e acolher naquilo que podemos dar de melhor, que é o conhecimento”,
 
disse.
 
O homenageado está bem consciente dessa referência, não só para a juventude negra, mas para a sociedade brasileira.
 
“É um título que tem muita representatividade e muito significado. Então, aumenta muito a responsabilidade. Não posso abandonar a luta e dizer agora vou descansar. Não posso. E também honrar essa universidade. Eu tenho uma certa presença por aqui e eles sentem que sou parte da turma, mas é uma emoção só”,
 
afirmou, depois da cerimônia cercado de amigos.
 
“São tantos amigos e de várias áreas. Foi uma sessão solene acadêmica que era bem mista. Velha guarda da Vila Isabel, gente da Portela, músicos, artistas, intelectuais. Tudo misturado”.
 
A cerimônia, que tinha começado com o Hino Nacional cantado por Martinho da Vila e, em alguns trechos, com acompanhamento próximo do samba, terminou com um show do grupo de se apresenta com o cantor pelo mundo afora.


Fonte: AGENCIA BRASIL





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
27/05/2014
COPA - 15 mil homens farão a segurança em Brasília
 
19/05/2014
ARENA CORINTHIANS - Primeiro jogo oficial reúne mais de 36 mil pessoas no Itaquerão
 
PALESTRA sobre Propriedade Industrial no Franchising na AC-RJ 17/05/2014
PALESTRA sobre Propriedade Industrial no Franchising na AC-RJ
 
15/05/2014
COPA - Treinamento do FBI para a tropa de Choque do Rio, para ação em manifestações
 
15/05/2014
COPA - Irregularidades no Itaquerão serão resolvidas nesta 5ª, segundo a Fasta Engenharia
 
14/05/2014
COPA - Demanda em aeroportos não será maior que no Natal, segundo ministro
 
COPA - Museus de SAMPA investem em qualificação profissional 14/05/2014
COPA - Museus de SAMPA investem em qualificação profissional
 
13/05/2014
GOOGLE - UE reconhece direito de “ser esquecido” e decide contra Google
 
13/05/2014
COPA - Haitianos na reforma de estádio utilizado pelos russos em Itu
 
12/05/2014
ENEM - Inscrições a R$35, de 12.a 23.05; exames em 08 e 09.11
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites