Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Investimentos

12 de Novembro de 2014 as 01:11:21



INVESTIMENTOS - TUPY - Resultados so 3º trimestre/2014


Volumes caem com produção de veículos em ritmo moderado no mercado doméstico
 
O resultado registrado pela Tupy no 3T14 mostra claramente o momento vivido pelo setor automotivo nos ambientes interno e externo. De um lado, houve forte compressão de volume vendido domesticamente, e do outro, houve crescimento das vendas no mercado americano.
 
 
Os efeitos de tal cenário puderam ser vistos nos números consolidados da companhia, diante da queda de receita líquida e de margens operacionais ao longo do período, além da contração na margem líquida. 
 
 
Por outro lado, houve importantes avanços como o aumento da participação da tecnologia do CGI (ferro fundido vermicular) no mix de produtos e os ganhos de eficiência com a redução das despesas operacionais, o que mitigou o impacto desfavorável da alavancagem operacional em menor escala.
 
 
Internacionalização fazendo a diferença.
 
O mercado externo foi o responsável pela suavização do ritmo de queda do faturamento, que acreditamos ser fruto da expansão do setor de veículos, em especial o de picapes, nos Estados Unidos e da depreciação cambial, considerando que aproximadamente 51% das receitas vêm do continente norte-americano.
 
 
Net investment hedge suaviza impacto no lucro.
 
Vale observar, que a pressão sobre o bottom line só não foi maior, devido a adoção da política de hedge, que gerou uma variação positiva de R$ 14,5 milhões no trimestre e contribuiu para a forte melhora de 87% no resultado financeiro líquido em relação ao mesmo período do ano passado.
 
Análise do Capital de Giro e do Fluxo de Caixa.
 
Observamos uma deterioração de 11 dias no capital de giro, tendo como principal consequência o aumento do prazo médio de recebimento, por conta das vendas no mercado externo, que tendem a ter um tempo maior. Neste sentido, como a companhia vem aumentando cada vez mais a participação internacional nas suas vendas, é possível que o ciclo de conversão de caixa estabeleça um novo patamar, o que tende a influenciar no fluxo de caixa futuro da empresa.
 
 
Perspectivas de longo prazo.
 
Nossas expectativas para a Tupy são positivas no longo prazo, tendo em vista acreditarmos que o setor de picapes e a retomada do mercado de veículos pesados nos Estados Unidos tendem a ter efeitos favoráveis na demanda da companhia. 
 
 
O fator de risco, que merece atenção, está ligado à continuidade do atual na demanda interna de veículos pesados, o que traria alguma influência sobre os volumes e as receitas.
 
 
Em relação aos próximos trimestres, vale ressaltar que o desempenho da companhia no ambiente doméstico é fortemente ligado ao setor de veículos pesados e a base do ano anterior está forte, devido à recuperação deste segmento durante naquele período, o que poderia pressionar os números nos comparativos anuais.
 
 
Confira no anexo o relatório completo de análise de desempenho da
TUPY, no 3º trimestre/2014

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: BB Investimento





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
18/11/2013
Investimentos - BB - Resultados do 3ª trimestre/2013
 
18/11/2013
Investimentos - MULTIPLUS - Resultados no 3ª Trim/2013
 
18/11/2013
Investimentos - RANDON - Resultados no 3º trimestre/2013
 
18/11/2013
Investimentos - IOCHPE-MAXION - Resultados no 3ª Trim/2013
 
03/01/2013
MRV Caixa suspende novos financiamentos à construtora MRV incluída na lista de Trabalho Escravo
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites