Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Política

29 de Outubro de 2021 as 00:10:37



BATATADAS de um IGNORANTE B17 defende Privatização da Petrobras


O abominável ocupante do Planalto
 
Um dia após fugir de entrevista na TV Jovem Pan, quando o reporter humorista lhe fez pergunta sobre "rachadinhas", e em que, em um intervalo, sem saber que estava sendo gravado, relatou como se pede propina e questionou "quanto vale uma cadeira no STF ?", Bolsonaro defende a privatização da Petrobras.
 
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta 5ª feira, 28.10, durante sua live semanal nas redes sociais, que está buscando uma forma de mudar a política de preço dos combustíveis no país.
 
Desde 2016, a Petrobras adota a chamada Política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que vincula o preço do petróleo ao mercado internacional tendo como referência o preço do barril tipo brent, que é calculado em dólar. Portanto, o valor internacional do petróleo e a cotação do dólar influenciam diretamente na composição dos preços da companhia.  
 
"Eu não aumento. A Petrobras é obrigada a aumentar o preço, porque ela tem que seguir a legislação. E nós estamos tentando aqui buscar maneiras de mudar a lei nesse sentido. Porque não é justo você viver num país que paga tudo em real, é um país praticamente autossuficiente em petróleo e tem o preço do seu combustível aqui atrelado ao dólar",
 
afirmou.
 
O presidente também avaliou que, por causa do modelo atual de definição dos preços, a Petrobras tem tido lucro "muito alto".
 
"Tem que ser uma empresa que não dê um lucro muito alto, como tem dado. Porque, além de lucro alto para acionistas, a Petrobras está pagando dívidas bilionárias de assaltos que aconteceram há pouco tempo".
 
Privatização
 
Bolsonaro ressaltou, no entanto, que o governo não vai romper contratos e voltou a sinalizar uma possível privatização da Petrobras.
 
"Ninguém vai quebrar contrato, ninguém vai inventar nada. Falei pro Paulo Guedes [ministro da Economia] botar a Petrobras no radar de uma possível privatização. Se é uma empresa que exerce o monopólio, ela tem que ter o seu viés social, no bom sentido".
 
A Petrobras
 
Criada em 1953 como empresa estatal responsável por garantir o monopólio da produção petrolífera nacional, a Petrobras se tornou uma sociedade de economia mista em 1997. Desde então, embora o Estado continue sendo o principal acionista, ela deve seguir regras de mercado, assegurando os interesses dos demais acionistas. 
 
Preços
 
De janeiro a setembro deste ano, os preços de revenda dos combustíveis no país registraram aumentos de 28% no diesel, 32% na gasolina e 27% no GLP (gás de cozinha), segundo o INEEP Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
 
IPCA-15 Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, que é uma prévia da inflação oficial do país, fechou o mês de outubro com alta de 1,2%, puxado principalmente pelo custo da energia elétrica e dos combustíveis. No acumulado do ano, a inflação registra alta 8,30% e deve chegar a dois dígitos até dezembro.
 
CONFIRA TAMBÉM
 
► LIES OF A LIER - Guedes diz que Privatização da Petrobras ampliaria Investimentos 


Fonte: AGENCIA BRASIL. Chamada de capa e Subtítulo da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
16/08/2015
MANIFESTAÇÕES - Dilma Rousseff reúne-se com ministros para avaliar manifestações
 
16/08/2015
MANIFESTAÇÕES - Na avenida Paulista pedem a saída de Dilma Rousseff
 
EDUARDO CAMPOS - Jovem Esperança Brasileira, morreu há um ano. Poucos esclarecimentos 13/08/2015
EDUARDO CAMPOS - Jovem Esperança Brasileira, morreu há um ano. Poucos esclarecimentos
 
LEVY - Propostas a Senadores sobre Agenda Brasil 12/08/2015
LEVY - Propostas a Senadores sobre Agenda Brasil
 
RESPOSTA  À  FIESP  &  FIERJ - 11/08/2015
RESPOSTA À FIESP & FIERJ - "Legislativo não quer ser sabotador", afirma Renan
 
REUNIÃO NO ALVORADA - 10/08/2015
REUNIÃO NO ALVORADA - "Governo tem unidade na base", afirma ministro
 
DILMA ROUSSEFF reune-se com ministros no Alvorada 09/08/2015
DILMA ROUSSEFF reune-se com ministros no Alvorada
 
DILMA ROUSSEFF - 07/08/2015
DILMA ROUSSEFF - "Ninguém vai tirar a legitimidade que o voto me deu"
 
MICHEL TEMER nega que deixará a articulação política do Governo 07/08/2015
MICHEL TEMER nega que deixará a articulação política do Governo
 
JOSÉ DIRCEU segue para Curitiba, Sergio Moro conseguiu 04/08/2015
JOSÉ DIRCEU segue para Curitiba, Sergio Moro conseguiu
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites