Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

Quinta-Feira, Dia 16 de Julho de 2015 as 12:07:30



EUROGRUPO autoriza empréstimo emergencial de 7 bilhões de euros à Grécia


Eurogrupo autoriza empréstimo emergencial de 7 bilhões de euros à Grécia
 
 
O Eurogrupo deu o aval político, nesta 5ª feira, 16.07, para o início das negociações de um terceiro resgate a Atenas, na mesma reunião por teleconferência em que concordou com um empréstimo emergencial de sete bilhões de euros.
 
Em comunicado, o grupo formado pelos ministros das Finanças da zona euro saudou a aprovação pelo Parlamento grego, na 4ª feira, 15.07, à noite, de medidas de austeridade – a primeira das condições que foi imposta à Grécia, na cúpula de crise no fim de semana passado, para que o país possa receber novo pacote de ajuda financeira.
 
O Eurogrupo também decidiu “conceder, em princípio, um empréstimo de três anos” a Atenas no âmbito do Mecanismo Europeu de Estabilidade, que deverá oscilar entre 82 e 86 bilhões de euros.
 
O Eurogrupo faz ainda um apelo às autoridades gregas para “adotarem rapidamente o segundo conjunto de medidas até 22 de julho”, tal como acordado na cúpula do euro, e atualizarem a legislação para implementar o primeiro conjunto de medidas. O acordo alcançado na cúpula impõe condições a Atenas, com compromissos de curto prazo.
 
Até 4ª feira, 15.07, o Parlamento grego teve de aprovar medidas como o aumento do IVA e a ampliação da base tributária para aumentar as receitas fiscais, a reforma do sistema de pensões – incluindo a garantia da sua sustentabilidade a longo prazo -,  e a independência do instituto de estatísticas grego e a aplicação integral de normas europeias que preveem cortes de despesas automáticos.
 
Até dia 22 de julho, os deputados em Atenas têm ainda de aprovar a atualização do Código de Processo Civil, que inclui disposições para acelerar os processos judiciais e reduzir seus custos, e transpor para a legislação nacional as regras europeias que regulamentam a prevenção das crises bancárias e, sobretudo, a resolução ordenada dos bancos em insolvência.
 
O Eurogrupo também sinalizou com um acordo de princípio para o desembolso urgente de 7 bilhões de euros à Grécia para que o país cumpra obrigações financeiras iminentes.
 
O empréstimo intercalar à Grécia tem agora de receber a aprovação dos 28 Estados-membros, o que se espera que seja rápido, para que os parlamentos nacionais que têm de ser consultados possam realizar os trâmites necessários antes de sábado.
 
O Parlamento da Finlândia aprovou, nesta 5ª feira, a disponibilização do 'financiamento-ponte' da União Europeia para a Grécia e a negociação de um novo plano de resgate.
 
O objetivo é que o desembolso aconteça até segunda-feira, 20 de julho, quando a Grécia tem de reembolsar 4,2 bilhões de euros ao BCE.


Fonte: Agência Brasil





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
26/09/2012
DILMA NA ONU - "Países latino-americanos têm sido firmes na busca por integração e democracia"
 
26/09/2012
SÍRIA - Egito opõe-se a intervenção militar na Síria
 
26/09/2012
DILMA NA ONU - Presidente defende reforma do Conselho de Segurança da ONU
 
DILMA NA ONU - Presidenta critica os EUA e nega protecionismo brasileiro 25/09/2012
DILMA NA ONU - Presidenta critica os EUA e nega protecionismo brasileiro
 
URÂNIO - Duas toneladas 'material sólido' encontradas em garagem em La Paz 29/08/2012
URÂNIO - Duas toneladas 'material sólido' encontradas em garagem em La Paz
 
28/08/2012
Alemanha e França anunciam criação de GT para avaliar a crise européia
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
19/08/2012
Governo dos EUA acusa Iraque de fluxo subterrâneo de recursos ao Irã
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites