Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

24 de Março de 2017 as 16:03:42



HONG KONG retira do mercado carnes de 21 frigoríficos brasileiros


Hong Kong decide retirar do mercado carne de 21 frigoríficos brasileiros
 
Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
 
As autoridades de Hong Kong decretaram o recolhimento de toda a carnes e derivados procedentes dos 21 frigoríficos brasileiros investigados na Operação Carne Fraca. A medida foi anunciada poucos dias depois de o governo local suspender a importação de carne brasileira sob suspeita.
 
Ao detalhar a decisão para jornalistas, o secretário para Alimentação e Saúde, Ko Wing-man, afirmou que as últimas informações fornecidas por autoridades brasileiras sugerem que “o risco à segurança alimentar não pode ser totalmente descartado”.
 
De acordo com Wing-man, técnicos do Centro de Segurança Alimentar identificaram mais uma fábrica nacional que importou produtos derivados da carne brasileira, além das cinco que já tinham sido identificadas.
 
O secretário não informou qual o volume de carne brasileira bovina, suína ou de frango, bem como de seus derivados, pode estar, hoje, à disposição dos consumidores e comerciantes de Hong Kong.
 
Quanto aos produtos embarcados com destino a Hong Kong antes do próprio governo brasileiro embargar as exportações dos 21 frigoríficos sob suspeita, o secretário disse que eles ficarão retidos na chegada ao porto até que as investigações sejam concluídas.
 
Wing-man também não precisou quanto tempo durará a suspensão, mas garantiu que a população será devidamente informada sobre todo o processo.
 
Considerado um dos maiores mercados para a carne brasileira, Hong Kong já tinha proibido, na 3ª feira, 21.03, a importação de carne brasileira congelada e refrigerada. Na ocasião, o próprio ministro da Agricultura, Blairo Maggi, incluiu o território semiautônomo chinês no grupo de compradores aos quais o governo brasileiro estava destinando mais atenção.
 
“China e Hong Kong são os dois pontos que estamos olhando com mais atenção, em permanente contato, respondendo a todas as questões”,
 
disse Maggi. China, como Hong Kong, também já tinha anunciado a suspensão temporária das importações.
 
Até a noite desta 5ª feira, 23.03, pelo menos 14 países, além da União Europeia, tinham suspendido temporária e integralmente a importação de carne brasileira e seus derivados depois que a deflagração da Operação Carne Fraca pela Polícia Federal (PF), na última 6ª feira, 17.03, trouxe à tona suspeitas de irregularidades na produção e fiscalização do setor.
 
 
Suspensão de todas as carnes de todos os frigoríficos brasileiros
 
Onze países e territórios suspenderam temporária e integralmente a importação:
 
Argélia,
Bahamas,
China,
Chile,
Egito,
Hong Kong,
Jamaica,
México,
Panamá,
Qatar e
Trinidad e Tobago.
 
 
Suspensão Parcial: 21 frigoríficos
 
Três países suspenderam as importações apenas dos 21 frigoríficos investigados pela PF ou de parte deles:
 
África do Sul,
Japão e
Suíça.
 
 
Suspensão Parcial: 4 frigoríficos
 
A União Europeia também integra o bloco dos que optaram pela suspensão parcial, proibindo a entrada de produtos provenientes de quatro plantas industriais brasileiras onde eram processadas carne bovina, suína e de aves.


Fonte: AGENCIA BRASIL





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
28/08/2012
Alemanha e França anunciam criação de GT para avaliar a crise européia
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
19/08/2012
Governo dos EUA acusa Iraque de fluxo subterrâneo de recursos ao Irã
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites