Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

24 de Fevereiro de 2013 as 03:02:57



DILMA NA ÁFRICA - Brasil e Nigéria defendem reforma urgente do Conselho de Segurança da ONU


Brasil e Nigéria defendem reforma do Conselho de Segurança da ONU

 
A Nigéria é candidata a membro não permanente do Conselho de Segurança e o embaixador brasileiro Roberto Azevedo aspira ao cargo de diretor-geral OMC da Organização Mundial do Comércio.
 
A presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, defenderam neste sábado, 23.02,  uma reforma urgente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), para tornar o órgão mais democrático.
 
“Defendemos a necessidade da presença da África e da América Latina no Conselho de Segurança das Nações Unidas”, disse Dilma, em discurso na cerimônia de assinatura de atos de cooperação entre o Brasil e o país africano.
 
O apelo também feito num comunicado conjunto dos dois chefes de Estado. Eles se reuniram no Palácio Presidencial de Aso Rock, em Abuja, capital da Nigéria. Os dois presidentes reconhecem os esforços da ONU para renovar o conselho, assegurando que a reforma do órgão executivo é importante para as Nações Unidas tenham capacidade de enfrentar os desafios na manutenção da paz e segurança internacionais.
 
Os chefes de Estado do Brasil e da Nigéria destacaram ainda a relação de “amizade e cooperação” e acertaram trocar informação sobre os candidatos dos dois países a cargos internacionais e apoiar-se mutuamente.
 
A Nigéria é candidata a membro não permanente do Conselho de Segurança e o embaixador brasileiro Roberto Azevedo aspira ao cargo de diretor-geral OMC da Organização Mundial do Comércio.
 
Acordos e Parcerias: energia, agropecuária, combate à pobreza e segurança alimentar
 
O Brasil estabeleceu parcerias com a Nigéria nas áreas de produção de energia e agropecuária. Os dois países também trocarão experiências sobre iniciativas de combate à pobreza e segurança alimentar.
 
Em discurso após reunião com Jonathan, a presidenta lembrou que a Petrobras está presente no país há 14 anos, produzindo petróleo. Ela disse que a empresa pretende ampliar a produção e estabelecer presença cada vez mais marcante na Nigéria.
 
“Nós queremos ir além. Queremos estabelecer parceria também na área de energia elétrica, dada a capacidade do Brasil na área de geração hídrica e na construção de grande sistema de transmissão”,
afirmou Dilma Roussef.
 
A presidenta disse que tem como objetivo intensificar o apoio ao governo nigeriano no desenvolvimento agropecuário, com a participação da EMBRAPA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. O Brasil deve ajudar também na formação de profissionais da área.
 
Dilma Rousseff acrescentou que estão em análise novos instrumentos de financiamento e investimento em infraestrutura.
 
“Vamos ampliar a presença do Brasil em todas as áreas que o governo nigeriano julgar importante, como produção de vacinas antirretrovirais, medicamentos genéricos de alto custo”,
destacou.
 
Para a presidenta, o governo nigeriano mostrou claro interesse pela presença do Brasil no país, em igualdade de condições, sem dependência financeira.
 
Na África, a Nigéria é o país mais populoso com mais de 148 milhões habitantes. O principal desafio das autoridades nigerianas é o combate à pobreza.
 
A Nigéria é o principal parceiro comercial do Brasil no continente. De 2002 a 2012, o intercâmbio bilateral apresentou crescimento de 500%, passando de US$ 1,5 bilhão para US$ 9 bilhões. A pauta comercial é formada, principalmente, por combustíveis, açúcar e cereais, apresentando potencial de crescimento e diversificação.
 
A economia da Nigéria se baseia na exploração de petróleo. Porém, a economia do país sofre com a falta de diversificação e a dependência do setor petrolífero. A agricultura é basicamente de subsistência e o país importa boa parte do que consome.
 
 clique na imagem e vá até o Busca Franquia


Fonte: Agência Brasil





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
28/08/2012
Alemanha e França anunciam criação de GT para avaliar a crise européia
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
19/08/2012
Governo dos EUA acusa Iraque de fluxo subterrâneo de recursos ao Irã
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites