Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

13 de Junho de 2021 as 22:06:46



ISRAEL celebra: NAFTAI BENNET eleito 1º Ministro. BIBI caiu.


Naftali Bennett, no primeiro-ministro de Israel

 

Em uma votação no Knesset, em Jerusalem, chegou ao fim o mandato de 12 anos ininterruptos de Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro de Israel, responsavel pelo expurgo étnico em Gaza.

Naftali Bennett ganhou neste domingo o voto de confiança do Knesset, o parlamento israelense, localizado em Jerusalém, e se tornou o novo primeiro-ministro de Israel. O parlamentar de direita recebeu apoio da aliança entre partidos de esquerda e de direita, bem como do partidos árabes.

Na votação, obteve 60 votos favoráveis dentre os 119 deputados presentes. São em 120 os parlamentares. Os 59 votos contra provieram do partido de ultra direita, Likud, de Benjamin Netanyahu, e de outros grupos de extrema-direita e ultraortodoxos.

Não é flor que se cheire

Naftali Bennett é um milionário do setor de tecnologia,  que entrou na política tendo Benjamin Netanyahu como seu mentor. Bennett lidera o partido de direita Yamina, defensor de uma política econômica ultra-liberal, bem como da adoção de uma linha-dura contra o Irã e também da anexação de cerca de dois terços da Cisjordânia Ocupada.

Sob os apupos e seguidas interrupções de seus colegas parlamentares, Naftali Bennett, em seu primeiro pronunciamento no Knesset como primeiro-ministro, declarou que tem orgulho de sentar-se à mesa com pessoas de pensamentos diferentes dos dele.

Festa em Israel

Milhares de pessoas comemoraram nas ruas a derrota de Bibi Netanyahu, em Telaviv, capital do país, e em Jerusalem, onde está instalado atualmente o parlamento israelense, Knesset, construído em 1957 pelo Barão James Armand de Rothschild, em terreno pertencente à Igreja Ortodoxa Grega.

Após 12 anos ininterruptos de manobras intermináveis para permanecer à frente do governo, em quatro tentativas anteriores frustradas de eleições no Knesset, Netanyahu enfim perdeu neste domingo suas funções como primeiro-ministro , após o voto de confiança em uma nova coalizão pelos parlamentares.

A coalizão vencedora

A coalizão foi captaneada por Yair Lapid (do partido Yesh Atid, de centro, focado nos valores da classe média israelense) e pelo próprio Naftali Bennett, que acordaram entre si dividir o mandato de 4 anos em dois mandatos de 2 anos.

O futuro de Bibi

Netanyahu, por sua vez, que está sendo julgado por suspeita de corrupção e recebeu meses atrás, em sua casa, investigadores da polícia federal de Israel, afirmou neste domingo que irá continuar na política como opositor.

Netanyahu continua com mandato parlamentar. Inclusive recebeu de Naftali Bennett, no discurso de posse neste domingo, expressos agradecimentos por seu trabalho como primeiro-ministro. Talvez, longe do poder executivo, venha a ter mais disponibilidade para responder aos processos contra si na justiça israelense. 



Fonte: DA REDAÇÃO JF, com informações de AFT, O Estado, I24News





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
28/08/2012
Alemanha e França anunciam criação de GT para avaliar a crise européia
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
19/08/2012
Governo dos EUA acusa Iraque de fluxo subterrâneo de recursos ao Irã
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites