Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

12 de Julho de 2013 as 20:07:17



ESPIONAGEM AMERICANA - Ontem Merkel disse "Sim"; Dilma hoje disse "Não".


Ontem, 11.07, a chanceler alemã, Angela Merckel, fez afirmações à revista alemã Spiegel, em defesa das atividades de espionagem dos EUA.
 
Hoje, 12.07, a presidenta Dilma Rousseff afirmou, durante a Cúpula do Mercosul, que o combate ao terrorismo internacional não justifica a violação de privacidade das pessoas.
 
“É importante sinalizar que há um claro e absoluto rechaço a qualquer forma de justificativa, mesmo considerando que você tem de ter cooperação transnacional no combate ao terrorismo e outras formas de crimes transnacionais, isso não é justificativa para violação de direitos individuais de qualquer cidadão em qualquer estado nacional e em qualquer lugar do mundo”
 
declarou a presidenta em entrevista, após a reunião de Cúpula do Mercosul, em Montevidéu.
 
As denúncias feitas pelo técnico da NSA, Edward Snowden, apontam que agências dos EUA espionaram dados na internet e telefonemas de cidadãos norte-americanos e estrangeiros. No Brasil, o jornal O Globo detalhou os procedimentos, informando existir uma espécie de estação de uma das agências em Brasília.
 
O governo brasileiro pediu nesta semana aos EUA, ainda sem quaisquer respostas e a presidenta Dilma Rousseff disse ainda que aguarda explicações do governo norte-americano.
 
“Como nós já pedimos as explicações, vamos desenvolver esse processo de esclarecimento sem nenhum sobressalto. Nós temos certeza de que o Brasil merece todos os esclarecimentos que está pedindo, como uma nação soberana que é e pelo fato de que é dever de um governo proteger os seus cidadãos”.
 
O tema fez parte dos debates da Cúpula do Mercosul e os presidentes repudiaram oficialmente os casos. Mais cedo, durante a cúpula, a presidenta defendeu que o Mercosul adote “medidas cabíveis pertinentes” sobre os casos de espionagem.
 
 
Veja no JORNAL FRANQUIA a matéria que apresenta a defesa da espionagem  norteamericana, por A. Merkel, datada de 11.07.2013.
 
 
 
 


Fonte: da Redação





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
28/08/2012
Alemanha e França anunciam criação de GT para avaliar a crise européia
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
28/08/2012
CHINA - Estimativa governamental de crescimento do PIB em 7,5% em 2012.
 
19/08/2012
Governo dos EUA acusa Iraque de fluxo subterrâneo de recursos ao Irã
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites