Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Política

Domingo, Dia 17 de Fevereiro de 2013 as 13:02:40



CONGRESSO vota Orçamento Geral da União na próxima 3ª feira


 

Orçamento deve ser votado terça-feira
 
 
 
O primeiro grande embate deste ano no Congresso Nacional será a tentativa de votar o Orçamento Geral da União para 2013, que deveria ter sido aprovado no final do ano passado.
 
O presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), convocou deputados e senadores para sessão do Parlamento na terça-feira (19) para discussão e votação do orçamento.
 
A votação pode ocorrer depois de quase dois meses de atividades parlamentares praticamente suspensas: o recesso do Legislativo foi de 18.12.2012 até 1º de fevereiro e, em seguida, veio o recesso branco de carnaval. Assim, o Congresso Nacional só deve iniciar de fato os trabalhos legislativos deste ano na terça-feira, quando começam as sessões de votação.
 
O governo insiste na necessidade de aprovar a proposta orçamentária para possibilitar ações de investimentos e para que a máquina pública não fique parada. Isso porque a Lei de Diretrizes Orçamentárias, aprovada no ano passado, só permite o uso de um doze avos por mês do orçamento proposto com gastos em despesas de custeio e repasses constitucionais obrigatórios.
 
O impasse que impediu a apreciação do orçamento no ano passado e na primeira semana de fevereiro foi a votação dos vetos da presidenta Dilma Rousseff à distribuição dos royalties do petróleo.
 
Obstrução da votação do Orçamento
 
Na sessão de terça-feira, defensores da derrubada dos vetos voltarão a dificultar a aprovação do orçamento, com o argumento de que primeiro teriam que ser votados mais de 3 mil vetos presidenciais que estão na pauta do Congresso.
 
No ano passado, respondendo a questionamento de parlamentares do Rio de Janeiro, o ministro Luiz Fux, do SRF Supremo Tribunal Federal, entendeu que a votação dos vetos deveria seguir a ordem cronológica. Com isso, os vetos dos royalties só poderiam ser apreciados após a votação de todos os anteriores.
 
Partidos de oposição e também parlamentares da base governista favoráveis à derrubada dos vetos dos royalties querem que, antes da votação do Orçamento, sejam apreciados todos os vetos presidenciais.
 
Para que o orçamento seja aprovado terça-feira, os líderes governistas estão mobilizando seus aliados para que compareçam à sessão de votação.
 
A oposição promete obstruir os trabalhos, mas, dos 513 deputados e dos 81 senadores, a maioria pertence a partidos da base governista. Na Câmara, por exemplo os partidos de oposição somam menos de 90 votos. No Senado a proporção é parecida com a da Câmara.


Fonte: Agência Brasil





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
29/04/2013
ANAC - Empresa aérea alemã CONDOR tem acesso gratuito ao mercado brasileiro
 
29/04/2013
FIES - 871 mil jovens fazem curso universitário com apoio do Programa
 
LULA recebe prêmio 24/04/2013
LULA recebe prêmio "Em busca da Paz", pelo International Crisis Group, em NY
 
21/04/2013
ELEIÇÕES 2014 - Lançamento de títulos da OAS no exterior indica situação econômica favorável do Brasil
 
17/04/2013
PPS & PMN - Partidos se fundem e criam a Mobilização Democrática
 
27/03/2013
PEC DAS DOMÉSTICAS - Texto aprovado tem vigência imediata
 
SECRETARIA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA é criada para estímulo ao empreendorismo 11/03/2013
SECRETARIA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA é criada para estímulo ao empreendorismo
 
09/03/2013
DILMA ROUSSEF - Desoneração Tributária da Cesta Básica
 
05/03/2013
ROYALTIES DO PETRÓLEO - Em uma democracia, Governo aceita decisões do Congresso
 
01/03/2013
MEIO AMBIENTE - Blairo Maggi assume a presidência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites