Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Política

03 de Abril de 2019 as 15:04:10



REFORMA DA PREVIDÊNCIA Guedes comparece enfim à CCJ da Câmara


 
Paulo Guedes comparece a audiência na CCJ Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, nesta tarde de 4ª fira, 03.04, após ter suspendido sua presença na semana passada sob a condição indicação precedente do deputado relator da matéria na Câmara. E a escolha recaiu sobre o deputado Marcelo Freitas.
 
O objetivo da presença na Câmara dos Deputados é explicar a proposta de reforma da Previdênciade emenda à Constituição. No pronunciamento declarou que o Sistema de Repartição está fadado ao fracasso.
 
Habilidade em Chutar Números Irreais
 
O ministro destacou que a maior despesa que pressiona o déficit das contas públicas é a Previdência Social, com destaque especial ao déficit dos governos estaduais.
 
Capitalização: Mais Chutes
 
O ministro alegou a necessidade da economia mínima de R$ 1 trilhão nos próximos dez anos para financiar a transição para o sistema de capitalização (onde cada trabalhador contribui para a própria aposentadoria).
 
O sistema previdenciário atual de Repartição teria, segundo Guedes, modelo de financiamento perverso ao se sustentar em tributos que incidem sobre a folha de pagamentos, aumentam encargos trabalhistas para os empresários e reduzem as possbilidades de geração de empregos.
 
“Financiar a aposentadoria do trabalhador idoso desempregando trabalhadores é, na minha opinião, uma forma perversa de financiar o sistema. Cobrar encargos trabalhistas sobre a mão de obra é, do ponto de vista social, uma condenação. É um sistema perverso, onde 40 milhões de brasileiros estão excluídos do mercado formal”,
 
declarou o ministro.
 
Imposto de Renda Negativo
 
Segundo o ministro, eventuais problemas no sistema de capitalização podem ser corrigidos por meio do Imposto de Renda negativo. O ministro respondeu a um questionamento sobre o Chile, onde muitos trabalhadores se aposentam com apenas meio salário mínimo.
 
Confusão
 
Segundo Guedes, caso a reforma da Previdência não seja aprovada, o Brasil passará a ter problemas para pagar salários dos servidores, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.
 
Nesse momento, houve bate-boca quando um parlamentar disse que a capitalização não deu certo no Chile, e Guedes fez um paralelo com a crise econômica e humanitária na Venezuela.
 
“Acho que a Venezuela está melhor [que o Chile]”,
 
rebateu o ministro em tom de provocação. Nesse momento, deputados da oposição começaram a gritar. O ministro disse que não conseguia ouvir vários parlamentares falando ao mesmo tempo. O presidente da CCJ, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), interveio e pediu calma e respeito ao ministro.
 
Ao retomar a palavra, Guedes disse que a confusão começou quando ele respondeu, fora de hora, a um questionamento da deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) sobre como cobrir os custos de transição para o sistema de capitalização.
 
O ministro explicou que o Chile conseguiu implementar políticas sociais nos últimos 30 anos porque passou a sobrar recursos depois que o país adotou o regime de capitalização, nos anos 1980. Ele lembrou que a renda per capita do país dobrou nos últimos 30 anos.
 
A audiência de Guedes na Câmara ainda prossegue neste momento, às 17h.
 

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: da Redação JF com informações da Agência Brasil





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
23/10/2012
STF - Plenário do STF conclui votação dos ministros Ação Penal 470 e imputa crime de formação de quadrilha
 
23/10/2012
MENSALÃO - Genoino declara-se inocente.
 
22/10/2012
MENSALÃO - STF condena José Dirceu, Genoíno, Delúbio e mais 7 reus por formação de quadrilha.
 
22/10/2012
EM PAUTA - Negociações para simplificação do Sistema Tributário
 
22/10/2012
MENSALÃO - STF conclui nesta semana o julgamento
 
08/10/2012
GREVE - Petroleiros aceitam proposta da Petrobras.e suspendem indicativo de greve
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites