Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Política

Quarta-Feira, Dia 26 de Junho de 2013 as 17:06:33



STF ordena prisão de deputado


O STF Supremo Tribunal Federal determinou a prisão imediata do deputado Natan Donadon, condenado pelo tribunal à pena de reclusão de 13 anos, 4 meses e 10 dias, em regime inicialmente fechado, pelos crimes de formação de quadrilha e peculato.
 
Somente agora o Tribunal julgou os recursos pendentesinterpostos pela defesa de Donadon, a despeito da condenção datar de 2010.
 
Essa será a primeira vez que um deputado será preso por decisão do Supremo, desde a promulgação da Constituição Federal, de 1988.
 
Com a essa condenação pelo Supremo, o segundo passo será a Câmara Federal decidir pela cassação do mandato do deputado. Caso a Câmara deixe de cassá-lo,  o deputado ficará na cadeia em regime fechado cumprindo sua pena, mas ainda exercendo mandato parlamentar. Nesse momento de intensas manifestações de rua, essa hipótese é remota, uma vez que a Câmara deve respostas aos movimentos de rua e muitos consideram que a determinação de prisão, ora imposta pelo Supremo, é resultante da necessidade de tambem apresentar respostas imediatas à sociedade.  
 
Supremo versus Câmara
 
Existe uma diferença de entendimento desse tipo de questão entre o Supremo e a Câmara, a qual, inclusive, já foi objetivo de discussão no caso dos deputados envolvidos no Mensalão, condenados pelo Supremo. O entendimento da direção da Câmara e dos parlamentares é o de que cabe ao Legislativo a cassação de mandatos. E o do Supremo, que há o automatismo da cassação de mandato. 
 
A decisão, neste momento, vem na esteira das manifestações de rua, tendo como algumas das bandeiras o combate à corrupção e a impunidade. 


Fonte: da Redação.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
23/10/2012
STF - Plenário do STF conclui votação dos ministros Ação Penal 470 e imputa crime de formação de quadrilha
 
23/10/2012
MENSALÃO - Genoino declara-se inocente.
 
22/10/2012
MENSALÃO - STF condena José Dirceu, Genoíno, Delúbio e mais 7 reus por formação de quadrilha.
 
22/10/2012
EM PAUTA - Negociações para simplificação do Sistema Tributário
 
22/10/2012
MENSALÃO - STF conclui nesta semana o julgamento
 
08/10/2012
GREVE - Petroleiros aceitam proposta da Petrobras.e suspendem indicativo de greve
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites