Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Política

27 de Janeiro de 2017 as 15:01:52



REATE - Lançado Programa de Reativação de Poços de Petróleo, no Recôncavo Baiano


Ministro defende Empresas Brasileiras no lançamento de Programa de Petróleo
 
"Que se punam as pessoas físicas, mas não acabem com a inteligência nacional que foi criada dentro dessas empresas, com erros ou com acertos”, disse Jacques Wagner no evento
 
 
O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, defendeu nesta 6ª feira, 27,01, o incentivo ao empresariado brasileiro, para que isso reflita de forma positiva na geração de empregos do país.
 
“Para que os trabalhadores tenham condições de ter emprego, renda de qualidade, a gente precisa ter um empresariado forte, recebendo o retorno e a remuneração do seu capital para que ele possa voltar a investir no nosso país e a gente possa multiplicar os postos de trabalho”,
 
disse.
 
A declaração foi feita durante a cerimônia de lançamento do programa de estímulo da produção de petróleo em terra, em Salvador, nesta sexta-feira. O programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás em Áreas Terrestres (Reate) foi resultado de uma mobilização de diversas entidades de apoio à atividade petrolífera, para incentivar a indústria independente e a geração de empregos na extração de petróleo e gás onshore (termo que se refere à exploração em solo terrestre, diferente da exploração em solo marítimo).
 
“Já existe uma pauta de reivindicação antiga da indústria. Nós temos uma agenda para melhorar a competitividade do país na indústria do petróleo, não somente na [extração] de águas profundas, que é o nosso maior potencial, mas temos muito o que avançar na indústria terrestre. O Brasil produz, hoje, um terço do que produzem a Argentina e o Equador, e tem um território infinitamente maior. Então, temos que aproveitar esse momento e olhar para a indústria terrestre”,
 
completou o ministro.
 
Ele criticou o que chama de “perda de tempo” pela busca de culpados pelos “erros do passado”. Coelho disse que a prioridade atual é a união de todos os que queiram contribuir com o crescimento do país, “independente de quem seja do setor privado ou setor público, do partido A ou do partido B”.
 
 
Jaques Wagner
 
Representando o governador da Bahia, Rui Costa, o secretário de Desenvolvimento Econômico estadual, Jaques Wagner, esteve presente na cerimônia e elogiou a iniciativa, destacando a importância da produção de óleo e gás para a economia baiana.
 
Wagner aproveitou o momento para criticar o que trata como “equívoco de condução no processo de busca pela transparência nacional, com a operação que já é conhecida de todos”, se referindo à Lava Jato.
 
“Eu acho que [devemos defender que se] punam as pessoas físicas, mas não acabem com a inteligência nacional que foi criada dentro dessas empresas, com erros ou com acertos”,
 
disse em relação à Petrobras.
 
“[O empresário] É obrigado, por exemplo, a abrir mão do controle acionário de uma empresa quando ele não se mostrou competente e ético para conduzi-la, mas não [é justo] acabar com a empresa. A empresa não é João nem Joaquim. A empresa são centenas de milhares de técnicos, de engenheiros, de operários, que trabalharam ao longo dos anos e descobriram todas essas tecnologias que nós temos”,
 
acrescentou.
 
O lançamento do Reate ocorreu na Bahia porque, segundo o ministro, foi o estado que deu início à história do petróleo no Brasil, quando o campo da cidade de Candeias iniciou a produção comercial, em 1941.
 
Coelho disse que ainda não tem como dar prazos para definições como a escolha de empresas que vão explorar o petróreo onshore, mas garantiu que “isso não deve demorar”.
 
O programa Reate vai beneficiar, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico estadual, a produção e exploração dos campos maduros (que se encontram naturalmente em queda de produtividade rumo à exaustão de sua reserva recuperável) do Recôncavo Baiano.


Fonte: AGENCIA BRASIL





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
23/10/2012
MENSALÃO - Ministro Celso de Mello foi conceitual, qualificativo e bateu muitíssimo duro nos acusados.
 
23/10/2012
STF - Plenário do STF conclui votação dos ministros Ação Penal 470 e imputa crime de formação de quadrilha
 
23/10/2012
MENSALÃO - Genoino declara-se inocente.
 
22/10/2012
MENSALÃO - STF condena José Dirceu, Genoíno, Delúbio e mais 7 reus por formação de quadrilha.
 
22/10/2012
EM PAUTA - Negociações para simplificação do Sistema Tributário
 
22/10/2012
MENSALÃO - STF conclui nesta semana o julgamento
 
08/10/2012
GREVE - Petroleiros aceitam proposta da Petrobras.e suspendem indicativo de greve
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites