Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Arte, Cultura

21 de Abril de 2012 as 21h:52



JUSTIÇA & DIREITO - Manipulação ou Fraus Legis no STF, por Ronaldo Nóbrega Medeiros


 

 

Manipulação ou Fraus Legis no STF

por Ronaldo Nóbrega Medeiros *

   

 

Operadores do direito já conhecem há algum tempo as súmulas vinculantes. A existência de manipulação de julgamentos, por outro lado, é uma novidade no mundo jurídico, em informação trazida pelo atual vice-presidente do STF Supremo Tribunal Federal, ilustre ministro Joaquim Barbosa, em pleno vigor de sua capacidade física, intelectual e laboral.

 

Torna-se oportuno transcrever parte da declaração a imprensa do eminente ministro Joaquim Barbosa, do STF (Supremo Tribunal Federal):

 

Peluso inúmeras vezes manipulou ou tentou manipular resultados de julgamentos, criando falsas questões processuais simplesmente para tumultuar e não proclamar o resultado que era contrário ao seu pensamento”.

 

As ações descritas pelo notável ministro do Supremo Tribunal Federal, certamente não se encontram abrangidas pelos parâmetros da justiça e da legalidade, já que a manipulação causa prejuízos.

 

Como será que o cidadão que busca seus direitos junto ao Judiciário Brasileiro, recepciona tal afirmativa vinda de um ministro da mais alta corte de justiça do País? Como verdade verdadeira, naturalmente.

 

É preciso refletir que a questão envolve interesses coletivos; e entender que o vice-presidente da mais alta corte brasileira levantou suspeitas sobre a possível existência de fraus legis - fraude à decisão.

 

Nesse cenário, se o ex-presidente do STF de fato cometeu tal manipulação, é necessário investigar, na tentativa de se fazer valer o estado de direito. Que se mobilize: o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público Federal e Congresso Nacional, para assegurar os direitos e as garantias constitucionais.

 

Não é um assunto para ser comemorado e muito menos para se congelar no freezer do Poder Judiciário, mais sim, para se apurar a existência de fraus legis.

 

Resta saber quem tem razão?

 

Ronaldo Nóbrega Medeiros* é jornalista, graduado em direito pela Faculdade Processus em Brasília, autor de várias consultas perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Exemplo: Consulta que gerou o fim da regra da verticalização no Brasil.

 

 



Fonte: Ronaldo Nobrega Medeiros.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
17/05/2010
NASPERS LIDERA INVESTIMENTO DE US$ 17 MILHÕES NO BRANDSCLUB
 
05/05/2010
Unilever apoia campanha do Ministério da Saúde
 
04/05/2010
3M DO BRASIL DESTACA IMPORTÂNCIA DO CAPITAL HUMANO PARA OS NEGÓCIOS
 
Busca Franquia: Site pretende ser Google das franquias 08/12/2009
Busca Franquia: Site pretende ser Google das franquias
 
03/11/2009
Catálogo impresso da Restaura Jeans recebe versão online
 
29/10/2009
KANGOO EXPRESS É DO TAMANHO CERTO PARA O TRANSPORTE URBANO DE CARGA
 
29/10/2009
PARAÍBA: FRANQUEADORAS APRESENTAM SEUS PLANOS DE EXPANSÃO PARA O ESTADO
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites