Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Meio Ambiente

11 de Abril de 2021 as 01:04:13



ANTÁRTICA - Plataformas de gelo entrarão em colapso em Aquecimento Global a 4ºC


Fenda na plataforma de gelo Larsen C, na Antártida
 
Um terço das plataformas de gelo antárticas 'entrarão em colapso em meio ao aquecimento global 4C'
 
'Quantidades inimagináveis' de água fluirão para os oceanos se esse aumento de temperatura ocorrer e os tampões de gelo desaparecerem"alertam cientistas do Reino Unido
 
Mais de um terço das vastas plataformas flutuantes de gelo ao redor da Antártida podem estar em risco de entrar em colapso e liberar "quantidades inimagináveis" de água no mar se as temperaturas globais atingirem 4C acima dos níveis pré-industriais, dizem cientistas britânicos.
 
Pesquisadores da Universidade de Reading disseram que limitar o aumento da temperatura a 2C poderia reduzir pela metade a área em risco e evitar um aumento drástico do nível do mar.
 
Os resutados da pesquisa, publicados na revista Geophysical Research Letters, sugerem que o aquecimento 4C poderia deixar 34% da área de todas as plataformas de gelo antárticas – no valor de cerca de meio milhão de quilômetros quadrados – com risco de colapso.
 
As plataformas de gelo são mantos flutuantes permanentes de gelo que se conectam a uma massa de terra; a maioria cerca as costas da Antártida.
 
 A pesquisadora do departamento de meteorologia da Universidade de Reading, Ella Gilbert, afirmou:
 
"As plataformas de gelo são importantes tampões, impedindo que geleiras em terra fluam livremente para o oceano e contribuam para o aumento do nível do mar. Quando eles entram em colapso é como uma rolha gigante sendo removida de uma garrafa, permitindo quantidades inimagináveis de água das geleiras para derramar no mar.
 
"Sabemos que, quando o gelo derretido se acumula na superfície das plataformas de gelo, pode fazê-los fraturar e colapsar espetacularmente.
 
"Pesquisas anteriores nos deram o quadro geral em termos de prever o declínio das plataformas de gelo antárticas. Mas nosso novo estudo usa as mais recentes técnicas de modelagem para preencher os detalhes mais finos e fornecer projeções mais precisas."
 
Gilbert disse que o trabalho da equipe destacou a importância de limitar os aumentos da temperatura global conforme estabelecido no acordo climático de Paris, que promove um quadro global para evitar mudanças climáticas perigosas, limitando o aquecimento global a menos de 2C acima dos níveis pré-industriais.
 
Como parte de seu estudo de modelagem, os pesquisadores também identificaram Larsen C, a maior plataforma de gelo remanescente na península, como sendo particularmente em risco em um clima mais quente. Eles disseram que outras plataformas de gelo que enfrentavam essa ameaça incluíam Shackleton, Pine Island e Wilkins.
 
"Se as temperaturas continuarem a subir nas taxas atuais, podemos perder mais plataformas de gelo antárticas nas próximas décadas. Limitar o aquecimento não será apenas bom para a Antártida – preservar as plataformas de gelo significa menos aumento global do nível do mar, e isso é bom para todos nós."
 
afirmou Gilbert. 
 


Fonte: THE GUARDIAN. Tradução e copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
12/09/2012
CÓDIGO FLORESTAL - Medida Provisória estará em pauta para votação na próxima semana
 
AQUECIMENTO GLOBAL - James Lovelock e outros ambientalistas retratam-se de seu alarmismo 06/09/2012
AQUECIMENTO GLOBAL - James Lovelock e outros ambientalistas retratam-se de seu alarmismo
 
URÂNIO - Novo material viabiliza extração de urânio da água do mar 28/08/2012
URÂNIO - Novo material viabiliza extração de urânio da água do mar
 
20/08/2012
MEIO AMBIENTE - Setor de lixo no Brasil pode reduzir emissões em até 57 milhões de ton. de CO2
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites