Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Comunicação | Gráfica | Fotografia

21 de Outubro de 2021 as 12:10:26



COMUNICAÇÃO CORPORATIVA - Você sabe escrever? Ou pensa que sabe?


Você sabe escrever? Ou pensa que sabe?
 
*Vivian Rio Stella
 
Uma das ferramentas mais poderosas e utilizadas na comunicação é a escrita e saber escrever, na realidade, passa por alguns fundamentos importantes. Em primeiro lugar, é preciso ter clareza quanto à abordagem que deve ser usada em cada canal: e-mail, mensagens por aplicativo, relatórios, artigos, textos jornalísticos e cartas, por exemplo, precisam ser escritos de maneiras diferentes para transmitirem a mensagem desejada.
 
Para além disso, existem três mitos que fundamentalmente rondam a competência de escrever e que mais atrapalham que ajudam. O primeiro é achar que a gramática correta, por si só, garante um bom texto. É claro que conhecer as regras gramaticais é importante, mas isso não é suficiente para que a escrita seja clara e concisa. Há textos que são gramaticalmente corretos mas que não têm clareza e, portanto, não atingem o seu objetivo.
 
Outro mito é em relação ao domínio do conteúdo. Muitas pessoas pensam que saber muito sobre o assunto garante uma boa escrita e isso é algo que herdamos dos tempos de escola, em que as aulas de redação são focadas, muitas vezes, no desenvolvimento de temas. Argumentação, fundamentação, dados e informações relevantes são o ponto de partida, mas só dominar o conteúdo não necessariamente garante um texto de qualidade.
 
O terceiro é pensar que o texto é um produto acabado, que quem escreve bem o faz de primeira e não precisa mexer mais no material. Na verdade, é o contrário: quem domina a escrita faz, reformula, apaga, edita, altera a ordem das palavras e dos parágrafos. Escrever bem, às vezes, é sobre escrever páginas e depois apagar para fazer reformulações com o objetivo de atender às necessidades daquela mensagem.
 
O texto é um processo, uma atividade verbal. Edições e reformulações são essenciais para que ele fique a contento. Além disso, é importante pensar no que o leitor espera e o que ele não espera ver no texto. Um e-mail, por exemplo, não deve ser prolixo e conter muitas informações, porque é um canal de comunicação rápida. O mesmo acontece com os aplicativos de mensagens, que são mais interativos e, portanto, não devem ser usados para textos longos.
 
Na linguística, o gênero é muito importante. Trata-se, basicamente, de um termo técnico para falar sobre o que cada texto deve contemplar. Além disso, textos têm movimentos e, para isso, o uso de algumas técnicas é fundamental, como a inserção de pronomes, expressões e conectivos para encadear as informações de forma que elas façam sentido.
 
De maneira geral, portanto, devemos encarar a comunicação escrita de uma forma mais processual, como uma atividade interativa, que tem uma expectativa em relação a quem vai receber a informação, além de levar em conta as técnicas que têm a ver com os movimentos do texto. É importante encarar dessa maneira e deixar de lado os mitos do texto muito gramatical, muito conteudista ou como produto.
 
Sobre Vivian Rio Stella
 
Doutora em linguística pela Unicamp, com pós-doutorado pela PUC-SP, especialista em comunicação e coordenadora do comitê de Comunicação Digital da Aberje. Idealizadora da VRS Academy. Professora da Casa do Saber, da Aberje e da Cásper Líbero. Começou a realizar textos e produzir materiais didáticos e a dar curso sobre redação e e-mails. Por anos corrigiu redações da Unicamp. Do mundo acadêmico queria migrar para o mundo corporativo e depois de anos como consultora montou a VRS, que completa em 2021 oito anos, para ministrar seus próprios cursos e empreender com liberdade.
 
Sobre a VRS Academy
 
Consultoria de ensino corporativo há 7 anos no mercado. A partir de palestras, rodas de conversas, jornadas e workshops customizados para as empresas, a VRS trabalha com o conceito de Lifelong Learning - aprender é para toda a vida.
 
Com a convergência de mídias, a consultoria realiza diversas ações que estimulam a interação efetiva dos participantes, saindo do piloto automático e construindo as competências necessárias.
 
A VRS conta com uma rede de facilitadores que têm experiências tanto no universo acadêmico quanto no corporativo. As ações da consultoria são integradas, utilizando técnicas didáticas, inovadoras e criativas.
 
www.instagram.com/vrs_academy/
contato@vrsacademy.com.br
(11) 9.7149-9950

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: por Vivian Rio Stella, por meio de Bartira Betini contato@bartinicomunicação.com.br





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Teatro Gazeta integra a rede Bluetooth Zone 2Call  30/11/2010
Teatro Gazeta integra a rede Bluetooth Zone 2Call
 
AlphaGraphics inaugura unidade na Chácara Santo Antônio em SP 10/11/2010
AlphaGraphics inaugura unidade na Chácara Santo Antônio em SP
 
AlphaGraphics inaugura unidade em Goiânia 28/09/2010
AlphaGraphics inaugura unidade em Goiânia
 
AlphaGraphics patrocina atletas 06/09/2010
AlphaGraphics patrocina atletas
 
AgBook (www.agbook.com.br) da AlphaGraphics - Ganha Destaque no Jornal da Band 22/07/2010
AgBook (www.agbook.com.br) da AlphaGraphics - Ganha Destaque no Jornal da Band
 
Campanha 22/07/2010
Campanha "Transforme seu Negócio" - AlphaGraphics - ganha destaque na TV Publish
 
A AlphaGraphics conquistou o Prêmio Share of Mind  - em 1º lugar na categoria “Gráfica” e em e 2º lugar  na categoria “Conceito”! 18/06/2010
A AlphaGraphics conquistou o Prêmio Share of Mind - em 1º lugar na categoria “Gráfica” e em e 2º lugar na categoria “Conceito”!
 
AlphaGraphics Brasil conquista certificado FSC e passa a fornecer papéis com fontes ecologicamente responsáveis 08/06/2010
AlphaGraphics Brasil conquista certificado FSC e passa a fornecer papéis com fontes ecologicamente responsáveis
 
AlphaGraphics eleita pela ABF maior rede em nível de faturamento 28/05/2010
AlphaGraphics eleita pela ABF maior rede em nível de faturamento
 
A AlphaGraphics ganha destaque na edição de 19 de abril de 2010 no jornal Brasil Econômico 18/05/2010
A AlphaGraphics ganha destaque na edição de 19 de abril de 2010 no jornal Brasil Econômico
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites