Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

17 de Março de 2017 as 12:03:54



LAVA JATO cria oportunidades de negócio em Curitiba


Lava Jato mexe com vida de moradores de Curitiba e cria oportunidades de negócio
 
 
A Operação Lava Jato é um marco na história brasileira que mudou não apenas a rotina de políticos, empresários e executivos de grandes grupos comerciais. Após três anos, a ação também mexeu com a vida dos moradores de Curitiba e de quem nunca pensou estar perto dos holofotes.
 
É o caso de Marlene e Genival Santana, que moram em frente à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, local que ficou famoso com a operação.
 
Marlene assiste à maior operação do país do portão de casa e admite que atualmente acompanha mais a política e fiscaliza seus candidatos. “O movimento é grande aqui. Só que eu não entendo de onde vem tanto dinheiro. Eu queria entender e não consigo. Tanto dinheiro e os hospitais precisando. Dá dó das pessoas. Se estão pegando tanto dinheiro, por que não resolvem os problemas?”, diz.
 
Festejada por muitos, Lava Jato também recebe críticas por abusos e parcialidade
Quem também passou a se interessar mais sobre o assunto foi a comerciante Leonilda Baudi, que tem uma lanchonete em frente ao Complexo Médico Penal de Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense, onde estão presos nove réus da operação, entre eles o ex-ministro José Dirceu e o deputado cassado Eduardo Cunha. Ela afirma que no primeiro ano da Lava Jato, o movimento no comércio cresceu e deu até para tirar uma renda extra. Mas agora, avalia que as visitas diminuíram.
 
“Os advogados e o pessoal da família nunca vieram aqui. Eles compram as coisas de fora e só deixam para os presos. Mas os motoristas vinham fazer um lanche e enchiam aqui. Eles vinham e ficavam esperando o pessoal da visita”,
 
conta.
 
 
Oportunidade de negócio
 
Outro local que ficou famoso por causa da operação foi o prédio da Justiça Federal, onde trabalha o juiz Sérgio Moro. E foi do outro lado da rua que o vendedor ambulante Vanderlei Santos viu uma oportunidade de trabalho. Em um varal improvisado amarrado em placas de trânsito, ele vende camisetas com a frase “República de Curitiba”, expressão usada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em referência a Moro e à Lava Jato.
 
Vanderlei vende o produto também em manifestações por R$ 40 cada. A procura foi tão grande que ele vendeu todas as 103 camisetas que tinha em um único ato.
 
“Além das manifestações, onde o 'homem' [Sérgio Moro] está, eu também estou. See ele está em um local que vai levar público, eu também estou. É um bom negócio”,
 
acredita.
 
 
Tour Lava Jato
 
Quem também viu uma oportunidade com a Lava Jato foi a empresária Bibiana Antoniacomi, proprietária de uma agência de turismo. em Curitiba.
 
Ela criou o chamado Tour Lava Jato, que passa pelos locais que ficaram famosos com a operação, como a Superintendência da Polícia Federal, o Complexo Médico e a Justiça Federal. Bibiana diz que a ideia surgiu a partir da demanda de turistas que pediam para visitar esses lugares. Hoje, a empresária avalia que a proposta foi bastante ousada, mas deu certo.
 
“Quando foi lançado nas redes sociais, lembro que teve gente que criticou demais, dizendo que era oportunismo, em um sentido ruim. Mas eu sou uma empresária, vejo a oportunidade e tento. Vamos ver no que vai dar”,
 
diz.
 
O pacote do passeio varia de R$ 150 a 340, dependendo do número de pessoas. A dona da agência conta que turistas de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e até trabalhadores de um hotel de Curitiba já fizeram o tour.


Fonte: AGÊNCIA BRASIL





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
30/01/2012
ARTIGO - Inadimplência Empresarial Em Expansão em 2011
 
30/01/2012
ARTIGO - Expansão Econômica Brasileira e Acirramento da Concorrência no Mercado de Franquias
 
30/01/2012
CNJ, CEF e BB - Soluções de Recebimento em Varas Trabalhistas
 
29/01/2012
ARTIGO - Candidato a Franqueado deve visitar a estrutura do Franqueador, por Laís Vieira
 
27/01/2012
TESOURO NACIONAL - STN divulga Resultado de 2011
 
26/01/2012
ARTIGO - No topo, o tempo é frio e os ventos fortes - por Ivan Postigo
 
25/01/2012
ARTIGO - ECONOMIA BRASILEIRA - Prognósticos do Ministro Guido Mântega para 2012 - por Vilmar Martini
 
25/01/2012
ARTIGO - Mundo empresarial, alienígenas e alienados - por Ivan Postigo
 
24/01/2012
ARTIGO - Compromisso Profissional e Identidade com a Cultura de Empresa Franqueadora, Fatores de sucesso de franquias
 
24/01/2012
ARTIGO - Tudo que NÃO SE DEVE FAZER para tornar-se Sucesso Empresarial.
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites