Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Economia e Finanças

Sábado, Dia 19 de Setembro de 2020 as 03:09:19



MARKET UPDATE SEMANAL 12.09 a 18.09.2020: Prévia do PIB e COPOM


Prévia do PIB sinaliza recuperação gradual da economia. Copom mantém os juros em 2,0% a.a.; Acompanhe os destaques do Market Update desta semana
 
Para acessar o relatório completo, acesse: http://bit.ly/MktUpdate18set20
 
Cenário Doméstico
 
     ► Atividade econômica - Prévia do PIB aponta para recuperação gradual
 
O Indicador de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou uma alta de 2,15% em julho na comparação com junho (série com ajuste sazonal).
 
 O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, registrou um crescimento de 2,15% em julho, na série com ajuste sazonal. Esta foi a terceira alta mensal consecutiva do indicador que, nos primeiros sete meses de 2020, acumula uma queda de 5,77%, em relação ao mesmo período do ano passado.
 
 Apesar da forte recuperação que vem sendo registrada pela indústria e também pelo comércio varejista, o setor de serviços, o qual responde por quase dois terços do PIB, segue em um ritmo bem mais lento refletindo as medidas de restrição que ainda estão valendo para alguns setores de atividade como bares e restaurantes, por exemplo
 
     ► Juros -  Copom mantém Selic em 2,00% a.a. 
 
 
Sem informações novas que pudessem alterar a expectativa do mercado, a ata do Copom ratificou o entendimento de que o ciclo de cortes teria se encerrado.
 
 Em seu comunicado, o comitê reiterou que a conjuntura econômica atual permite a manutenção da Selic significativamente abaixo do que seria considerado o nível natural, e que há pouco espaço para novos cortes, sendo que, se houver, este deve ser pequeno.
 
 O comitê avaliou que a inflação deve se elevar no curto prazo em função do aumento dos preços dos alimentos e também em função da normalização de alguns serviços. Apesar disso, as diversas medidas de inflação subjacente seguem abaixo da meta assim como as expectativas de inflação apuradas pelo boletim Focus; 1,9% para 2020, 3,0% para 2021 e 3,5% para 2022.
 
Panorama Externo 
 
     ►  Zona do euro:  Crescimento dos casos de Covid-19 gera preocupações 
 
 
Atividade econômica na região segue em recuperação. No entanto, o crescimento do número de casos de Covid-19 na região levantam dúvidas sobre a continuidade deste processo.
 
 A produção industrial na Zona do Euro registrou um crescimento de 4,1% em julho. O número veio acima da expectativa do mercado e representa uma aceleração em relação ao resultado de junho.
 
 As vendas do varejo, por outro lado, surpreenderam negativamente registrando uma queda de 1,3% em julho, enquanto a expectativa do mercado girava em torno de uma alta de 1,5%.
 
 O número de novos casos de coronavírus vem acelerando em alguns países da Europa o que vem levantando dúvidas acerca da continuidade do processo de recuperação econômica na região.
 
     ►  China:   Indicadores de agosto desapontaram
 
Os indicadores de atividade econômica de agosto seguem mostrando recuperação da indústria. O varejo voltou a registrar crescimento após meses em queda.
 
 Pela primeira vez em 2020, as vendas do varejo na China registraram alta. Em agosto, o indicador apresentou um crescimento de 0,5% na comparação com o mesmo mês de 2019. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o indicador apresenta queda de 8,6%. A produção industrial no país registrou um alta de 5,6% no mês, na comparação anual, e segue puxando a recuperação da economia chinesa.
 
     ►  EUA: Atividade econômica segue em recuperação
 
Dados da atividade econômica de agosto mostram que a economia americana segue em recuperação. Por outro lado, os números do mercado de trabalho ainda estão bem distantes dos patamares pré-crise. O Fed decidiu manter intacta a atual política monetária; com taxa de juros fixada no intervalo de 0% a 0,25% e com a manutenção do programa de compra de ativos (Quantitative Easing – QE).
 
 O número de novos pedidos de seguro desemprego nos EUA fechou a última semana bem próximo da estabilidade, com 860 mil novos pedidos. Apesar da queda registrada nas últimas semanas, o indicador permanece em patamares bem superiores ao da média histórica.
 
 Em agosto, a produção industrial americana apresentou o quarto mês consecutivo de crescimento. Apesar disso, os dados apontam para uma desaceleração no processo de recuperação da indústria no país
 
 As vendas no varejo, que desde junho já haviam retomado o patamar pré-pandemia, voltaram a subir em agosto e estão, agora, 2% acima do nível de fevereiro.
 
Confira no anexo a íntegra do relatório a respeito elaborado por HENRIQUE TOMAZ, CFA, Analista Sênior, e RICHARD FERREIRA, CNPI, Analista, integrantes do BB Investimentos

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: HENRIQUE TOMAZ, CFA, Analista Sênior, e RICHARD FERREIRA, CNPI, Analista, integrantes do BB Investimentos





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
BNDES - Crédito mais caro: TJLP sobe para 6,0% ao ano 27/03/2015
BNDES - Crédito mais caro: TJLP sobe para 6,0% ao ano
 
CADE aprova compra da GVT pela Telefônica 25/03/2015
CADE aprova compra da GVT pela Telefônica
 
25/03/2015
DINHEIRO NO CAMPO - Faturamento da produção agropecuária crescerá 2% em 2015
 
25/03/2015
ORÇAMENTO - Dilma reúne ministros para definir cortes
 
CÂMBIO - Superavit de US$ 762 milhões em março 25/03/2015
CÂMBIO - Superavit de US$ 762 milhões em março
 
DÍVIDA PÚBLICA - Situação fiscal da União não permite renegociar a dívida dos Estados 24/03/2015
DÍVIDA PÚBLICA - Situação fiscal da União não permite renegociar a dívida dos Estados
 
INFRAESTRUTURA - Congonhas e Santos Dumont não serão cedidos à iniciativa privada 24/03/2015
INFRAESTRUTURA - Congonhas e Santos Dumont não serão cedidos à iniciativa privada
 
IMPOSTOS - Arrecadação cresce 0,5% em fevereiro 24/03/2015
IMPOSTOS - Arrecadação cresce 0,5% em fevereiro
 
STANDARD & POOR - Agência de risco mantém grau de investimento do Brasil 24/03/2015
STANDARD & POOR - Agência de risco mantém grau de investimento do Brasil
 
TOMBINI - Inflação cairá em abril, afirma o presidente do BC 24/03/2015
TOMBINI - Inflação cairá em abril, afirma o presidente do BC
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites