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Economia e Finanças

21 de Novembro de 2020 as 02:11:13



APPLE paga Indenização de US$ Milhões por desacelerar IPHONES


Apple vai pagar centenas de milhões de dólares por desacelerar os Iphones
e prolongar suas baterias
 
A Apple já tinha concordado em desembolsar o equivalente a R$ 2,690 bilhões por tornar lentos os aparelhos antigos e forçar usuários a comprar os modelos novos.
 
A Apple reconheceu que errou e concordou em pagar uma fortuna a 34 estados norte-americanos sobre sua controversa prática de desacelerar deliberadamente os aparelhos iPhones mais antigos para prolongar a vida útil de suas baterias, disse a rede de TV a cabo CNN.
 
A empresa vai desembolsar US$ 113 milhões - o equivalente a R$ 607 milhões - para resolver uma investigação de vários estados, incluindo Califórnia e Arizona, sobre como ela não foi transparente sobre seus problemas de bateria do iPhone que levaram a desligamentos inesperados do dispositivo.
 
Em vez de revelar o problema aos consumidores ou substituir as baterias, a empresa optou por uma atualização de software em dezembro de 2016 que impactou o desempenho de modelos mais antigos do celular.
 
As notícias da prática perturbaram os consumidores da Apple. Muitos acreditavam que era um esforço para encorajar os usuários a comprar novos iPhones.
 
"As grandes empresas de tecnologia devem parar de manipular os consumidores e dizer-lhes toda a verdade sobre suas práticas e produtos",
 
disse o procurador-geral do Arizona, Mark Brnovich, que ajudou a conduzir a investigação, em um comunicado à imprensa na 5ª feira, 19.11.
 
"Estou empenhado em responsabilizar estas empresas de tecnologia quando elas ocultam informações importantes dos usuários",
 
concluiu.
 
Na ocasião, a empresa emitiu um raro pedido de desculpas, baixou temporariamente o preço das baterias de substituição de US$ 79 para US$ 29 - de R$ 425,00 para R$ 156,00 -, e acrescentou um recurso para permitir que os usuários de iPhone monitorassem o estado das baterias.
 
"Sabemos que alguns de vocês sentem que a Apple os decepcionou. Pedimos desculpas. Antes de tudo, nunca fizemos - e nunca faríamos - nada para encurtar intencionalmente a vida útil de qualquer produto Apple ou degradar a experiência do usuário para impulsionar as atualizações do cliente",
 
disse a empresa em uma declaração de 2017. 
 
E não parou aí. Em março, a Apple concordou em pagar até meio bilhão de dólares (R$ 2,690 bilhões) para resolver uma ação judicial coletiva acusando-a de atrasar funcionamento dos iPhones para forçar os usuários a comprar novos modelos.
 
Além de pagar aos estados, a Apple concordou em fornecer atualizações sobre a saúde da bateria do iPhone, desempenho e gerenciamento de energia em seu site ou notas de instalação.
 


Fonte: SPUTNIKNEWS





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