Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

26 de Janeiro de 2022 as 17:01:46



Passos para Construção de uma Marca de Sucesso


Passos para construção de uma marca de sucesso
 
por Paulo Ucelli,
 
São diversos fatores que proporcionam o crescimento de uma empresa, independentemente de sua área de atuação, como a qualidade dos produtos oferecidos, o atendimento adequado e os preços.
 
Porém, não se pode negar que a imagem da marca também é fundamental para conquistar clientes e garantir bons resultados.
 
É fundamental que a marca represente o "DNA" da empresa, criando uma conexão com o cliente e uma relação de confiança e fidelização. A marca vai muito além de uma imagem; é necessário que se demonstre a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência de quem escolhe o empreendimento.
 
Por tudo isso, criar ou mudar uma marca não é um processo simples, como muitas empresas pensam e fazem. O caminho parte de um planejamento prévio, realizando pesquisa com o público que pretende atingir, parceiros e funcionários. Tudo isso ajuda o empresário a reconhecer qual a imagem que o seu negócio transmite e verificar se condiz com o que se espera.
 
Para Ângelo Vieira, especialista em marcas e diretor de comunicação e operações da Farmarcas, administradora de redes farmacêuticas, o cuidado deve ser minucioso.
 
"Quando vamos criar ou realizar alguma alteração em uma de nossas marcas, nos preparamos para uma verdadeira operação de guerra, pois temos que estar atentos para que nenhuma falha ocorra nesse processo",
 
detalha o diretor da Farmarcas.
 
"A criação da marca é só o primeiro passo desse trabalho, temos profissionais que ficam constantemente conectados nas redes para observar se o uso da marca está se dando da maneira correta. Quando aparecem inconsistências, ações corretivas são tomadas imediatamente",
 
explica Ângelo.
 
Em relação à marca, qualquer descuido ou brecha pode ser catastrófico e a recuperação pode ser muito difícil.
 
"Sempre agimos de forma preventiva, demonstrando o valor da marca e como ela bem trabalhada resultará em lucros para os associados",
 
alerta Ângelo Vieira, Ângelo Vieira
 
 
Veja algumas dicas na hora de construir uma marca:
 
1) O desenvolvimento da marca deve partir da estratégia da empresa. Para isso, é necessário ter como base a missão, a visão e os valores, tendo também alinhamento com estratégia e posicionamento da empresa;
 
2) Antes de qualquer coisa, é preciso o comprometimento dos gestores da empresa com esse movimento de mudança, pois sem a confiança deles não será possível que os demais participantes da empresa "abracem" a mudança;
 
3)  Não se deve esquecer das projeções futuras do negócio, pois isso poderá trazer dificuldade futura para a marca, levando em conta as atividades e o público-alvo do empreendimento;
 
4) O desenvolvimento da arte da marca tem que passar uma comunicação adequada. Deve-se perceber nela a mensagem que se objetiva, sendo atraente e original;
 
5)  A marca deve ser uma mescla de harmonia e identidade verbal e visual, isto é, a justificativa deve ir ao encontro do que está escrito, falado ou em imagem, estando bem especificado na utilização de todos os materiais;
 
6) O início do uso da marca também deve ser planejado minuciosamente, não basta ter todo um trabalho e simplesmente mudar, deve-se pensar em como e onde vai iniciar a divulgação da marca, o público e o alcance;
 
7) É preciso desenvolver um manual de uso de marca, no qual devem estar detalhados todos os cuidados e limites na utilização, contemplando impressos e digitais, arquitetura e decoração, fazendo com que tudo se comunique.
 
8) A manutenção da marca e possíveis revisões também devem estar em foco, especificando como se dará a manutenção. A gestão da marca deve alinhar todo o universo da empresa, desde o produto até o ambiente, de forma a valorizar a imagem do negócio e garantir consistência e continuidade no uso da marca.
 
 
Desafios para Criação
 
Segundo Rosa Sborgia, sócia da Bicudo & Sborgia Marcas e Patentes,
 
"a marca deve ser tratada como um dos ativos mais importantes da empresa, pois é ela quem identifica o produto ou serviço, dando a eles uma personalidade própria e os conectando com seu público consumidor".
 
Ela explica que imagem contida na marca é um dos elementos que alcança o emocional do consumidor, o fazendo desejar o respectivo produto ou serviço, além de estabelecer uma regra de memorização. Portanto, a imagem da marca, que é transmitida pelo seu logotipo, tem, entre diferentes funções, o papel de identificar a personalidade da marca e viabilizar a identificação do seu público consumidor.
 
Rosa Sborgia acrescenta que
 
"um desafio para profissionais publicitários e criadores de marcas é criar ou inovar sinais que sejam dotados de fácil interpretação e, principalmente, que facilitem a fixação na memória do seu público consumidor, afastando logotipos ou imagens complexas e de difícil entendimento".
 
Além da correta apresentação da marca, com logotipo moderno e dinâmico, que atenda o seu público consumidor, a empresa deve manter a efetiva proteção legal da marca, incluindo o seu logotipo, para defendê-la de eventuais piratarias.
 
"É certo que nenhuma marca nova ou reformulada pode conter elementos que a associem a outras marcas, uma vez que isto caracteriza violação de marca, tornando passível que a empresa violadora seja responsabilizada pela cópia indevida",
 
finaliza a diretora da Bicudo & Sborgia Marcas e Patentes.


Fonte: Paulo Ucelli, da Assessoria de Imprensa Grupo Alliance Tel e Whats - 11 99290-3118 ou 19 99786-3938





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
ARTIGO - Como relacionar sua marca a uma causa 23/05/2011
ARTIGO - Como relacionar sua marca a uma causa
 
19/05/2011
Moradores da zona Oeste de SP convivem com vias sem asfalto
 
29/04/2011
Fundo Garantidor protege mutuários do Minha Casa Minha Vida contra dívidas
 
25/04/2011
IR 2011: como declarar seu imóvel sem erro
 
17/03/2011
Previna-se contra ciladas na compra do imóvel
 
16/03/2011
União entre segurança pública e privada gera frutos na zona Oeste de SP
 
14/03/2011
A influência da família na formação infantil
 
04/03/2011
Mudanças na legislação para o transporte por fretamento em São Paulo
 
28/02/2011
Associação de moradores se une em prol da segurança
 
25/02/2011
Balanço do setor de transporte profissional de pessoas por fretamento
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites