Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Economia e Finanças

08 de Agosto de 2017 as 22:08:46



AEROPORTOS - Governo vai estudar a privatização de mais 19 aeroportos


Governo vai estudar a privatização de mais 19 aeroportos, diz ministro
 
 
O conselho do PPI Programa de Parcerias de Investimentos deverá analisar no dia 23 de agosto a proposta de concessão à iniciativa privada de 19 aeroportos que hoje estão sob administração da INFRAERO Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária.
 
Segundo o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, esses aeroportos devem ser leiloados em blocos, que terão terminais superavitários e deficitários. “Para quem levar o filé levar o osso também”, disse.
 
No Nordeste, deverão ser incluídos os aeroportos de Recife, Maceió, Teresina, São Luís, João Pessoa, Aracaju, Petrolina (PE) e Juazeiro do Norte (CE). No Centro-Oeste, devem entrar os terminais de Cuiabá, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta, todos em Mato Grosso. Já no Sudeste, devem ser incluídos os aeroportos de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, de Vitória, Macaé (RJ), Jacarepaguá (RJ), Campo de Marte (SP) e o aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.
 
Em reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado, realizada hoje (8,) Quintella negou que o governo tenha planos de privatizar a Infraero, mas admitiu a possibilidade de que seja aberto parte do capital da empresa.
 
 
Ferrovia
 
Durante a audiência pública, o secretário de Fomento e Parcerias do ministério, Dino Antunes Dias Batista, disse que a construção da Ferrovia Bioceânica, entre Brasil e Peru, depende de um acordo entre os países sobre o melhor traçado.
 
Segundo ele, o principal problema é que o Peru quer que a ferrovia passe por uma região que está a 4 mil metros de altitude, em uma região politicamente importante para o país, o que custaria R$ 20 bilhões a mais do que a rota sugerida pelo Brasil.
 
Já o governo brasileiro prefere que a Bioceânica passe por outra região, que está a 2,7 mil metros de altitude, para chegar ao Pacífico. O custo total nesse caso seria de R$ 50 bilhões.
 
Outra dificuldade está na diferença das bitolas usadas nas ferrovias brasileiras e peruanas, o que poderia exigir um transbordo na fronteira, também encarecendo o projeto. Mas tudo depende da retomada das conversas entre os dois países.


Fonte: AGENCIA BRASIL





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
FERROVIAS - ANTT abre consulta pública para concessão da Malha Oeste 10/04/2023
FERROVIAS - ANTT abre consulta pública para concessão da Malha Oeste
 
BOLETIM FOCUS - Previsão de inflação do mercado financeiro sobe para 5,98% 10/04/2023
BOLETIM FOCUS - Previsão de inflação do mercado financeiro sobe para 5,98%
 
100 DIAS DE GOVERNO marcados por Divergências com BC 09/04/2023
100 DIAS DE GOVERNO marcados por Divergências com BC
 
CAMPOS NETO faz Avaliaçao 06/04/2023
CAMPOS NETO faz Avaliaçao "Superpositiva" das Novas Regras Fiscais
 
100 DIAS - Arcabouço e Resolução de Impasses desafiam Política Fiscal 09/04/2023
100 DIAS - Arcabouço e Resolução de Impasses desafiam Política Fiscal
 
PETROBRAS - Diretoria Executiva aprovou Ajuste Organizacional interno 09/04/2023
PETROBRAS - Diretoria Executiva aprovou Ajuste Organizacional interno
 
POUPANÇA tem retirada líquida de R$ 6,09 BI em março 07/04/2023
POUPANÇA tem retirada líquida de R$ 6,09 BI em março
 
 Agências bancárias ficam fechadas na Sexta-Feira da Paixão 08/04/2023
Agências bancárias ficam fechadas na Sexta-Feira da Paixão
 
PRÉ-SAL - Campos do pré-sal batem recorde de produção em fevereiro 06/04/2023
PRÉ-SAL - Campos do pré-sal batem recorde de produção em fevereiro
 
PETROBRAS - O Governo irá propor Nova Política de Preços a Empresa 06/04/2023
PETROBRAS - O Governo irá propor Nova Política de Preços a Empresa
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites