Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

28 de Junho de 2011 as 10h:34



ARTIGO: Engenharia de Avaliações é a mais “social” das engenharias


 

 

As avaliações são análises técnicas realizadas especialmente por engenheiros de avaliações para identificar o valor de um bem, de seus custos, frutos e direitos, assim como determinar os seus indicadores de utilização econômica no mercado. Constitui-se em um importante ramo de engenharia civil. 

 

Pela sua relevância, a Engenharia de Avaliações configura-se como uma importante ferramenta que possibilita a tomada de decisões gerenciais estratégicas das corporações. Como exemplos, solução de litígios, atendimento de normas e regras contábeis, informações para transações, garantias reais, entre outros. 

 

De acordo com o engenheiro civil e diretor da Lautec Engenharia, Luciano Blessmann, por essas razões as avaliações de patrimônio se traduzem na mais “social” das engenharias, permitindo a interação entre os profissionais que nela atuam com os demais, como contadores, administradores e advogados. Todavia, alerta ele, exige dos profissionais envolvidos o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades em gestão empresarial, contabilidade, custos, finanças, estatística e muitos outros.

 

As situações que demandam laudo avaliatório são compra e venda de bens, crédito imobiliário, garantias e de ações em pagamento, cisões, fusões e incorporações, questões contábeis, valor justo, teste de impairment, decisões gerenciais e estratégicas, normatização de fundos de Previdência, seguros, litígios judiciais ou não e Engenharia Legal. 

 

LEI - A Lei Federal 5.194, que regulamenta o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo, em seu artigo 7°, "Atribuições Profissionais e Coordenação de suas Atividades", na alínea "c", estabelece como atribuição desses profissionais as atividades de estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica. 

 

A Resolução n° 345, de 27 de julho de 1990, dispõe quanto ao exercício por profissional de nível superior das atividades de Engenharia de Avaliações e Perícias de Engenharia. Em seu artigo segundo compreende como atribuição privativa dos Engenheiros em suas diversas especialidades, dos Arquitetos, dos Engenheiros Agrônomos, dos Geólogos, dos Geógrafos e dos Meteorologistas, as vistorias, perícias, avaliações e arbitramentos relativos a bens móveis e imóveis, suas partes integrantes e pertences, máquinas e instalações industriais, obras e serviços de utilidade pública, recursos naturais e bens e direitos que, de qualquer forma, para a sua existência ou utilização sejam atribuições dessas profissões. 

 

No artigo terceiro, a Resolução n° 345 prevê que sejam nulas de pleno direito as perícias e avaliações e demais procedimentos indicados no art. 2º quando efetivados por pessoas físicas ou jurídicas não registradas nos CREAs. Já no artigo quinto, diz que as infrações à presente resolução importam, ainda, na responsabilidade penal e administrativa pelo exercício ilegal da profissão, nos termos dos artigos 6º e 7º  da Lei no 5.194/66.

 

 



Fonte: WH Comunicação





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Quanto vale a sua marca? 04/05/2010
Quanto vale a sua marca?
 
Empresas criativas e poder de concorrência 23/04/2010
Empresas criativas e poder de concorrência
 
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*  01/04/2010
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*
 
19/03/2010
CONTABILIDADE: A PROFISSÃO EM DESTAQUE
 
20/01/2010
Rede de franquia melhora o desempenho escolar
 
29/12/2009
ARTIGO - A profissionalização na empresa familiar, por Pedro Adachi
 
24/11/2009
O papel do BNDES como instituição de desenvolvimento econômico e social
 
18/11/2009
PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES AMBIÇÕES
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites