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Economia e Finanças

25 de Maio de 2015 as 00:00:00



ESCOAMENTO DE GRÃOS - Qualidade das estradas eleva em 30% o custo escoamento da safra


A pesquisa da CNT, Transporte e Desenvolvimento - Entraves Logísticos ao Escoamento de Soja e Milho, retoma o tema dos problemas logísticos brasileiros, com foco na construção de alternativas ao transporte rodoviário e no elevado preço relativo dos fretes
 
 
A má qualidade da pavimentação das rodovias brasileiras usadas no transporte de soja e milho aumenta, em média, em 30,5% o custo operacional para o escoamento dos grãos. 
 
A avaliação está no estudo preparado pela CNT Confederação Nacional dos Transportes, divulgado nesta 2ª feira 25.05. O estudo tem por base estudos anteriores realizados em 2014 e em entrevistas feitas com profissionais responsáveis por logística das maiores exportadoras de soja e milho do País. 
 
Segundo o estudo, no Norte e Nordeste, o problema é mais grave, com aumento médio de 48,3% no custo. No Sul e Sudeste, a qualidade das estradas implica alta média 26% nos custos operacionais.
 
De acordo com a pesquisa, a malha rodoviária brasileira deixa a desejar em relação a concorrentes mundiais na exportação de soja e milho. A CNT destacou que o Brasil tem 1,7 milhão de quilômetros (km) de rodovias, segundo o Sistema Nacional de Viação. Dessa extensão, 12,4%, ou 213 mil quilômetros estão pavimentados. Isso corresponde a 25 quilômetros de pavimentação para cada mil quilômetros quadrados de território.
 
“Esse índice é, em média, 18 vezes menor do que o norte-americano e 14 vezes menor que o chinês”,
 
ressaltam os técnicos, no estudo.
 
Segundo o diagnóstico da entidade, as deficiências nas estradas causam alto consumo de combustível, desgaste acelerado da frota de veículos e maior índice de acidentes. Isso onera os custos com a realização do transporte, o que pode afetar os valores do frete cobrado pelo serviço. Além dos problemas de infraestrutura, a CNT considera inadequada a distribuição modal de transporte.
 
“Os problemas logísticos estão associados à carência e à má qualidade da infraestrutura, a uma inadequada distribuição modal [entre as diversas opções para o transporte], à falta de incentivo para a inter ou multimodalidade e à concentração geográfica das estruturas disponíveis, que leva à saturação da capacidade de escoamento de algumas regiões”,
 
avalia a pesquisa. O estudo destaca que os modais ferroviário e hidroviário, alternativos à rodovia, não recebem os investimentos necessários.
 
De acordo com a confederação, as ferrovias, por serem mais seguras, econômicas e menos poluentes do que as rodovias seriam mais apropriadas ao perfil geográfico brasileiro.
 
Entretanto, é uma modalidade pouco utilizada e com oferta insuficiente. Já o transporte por hidrovias, em função do baixo custo da tonelada por unidade de distância e grande capacidade de movimentação da carga, seria adequado ao traslado de produtos com baixo valor agregado, caso de commodities (produtos básicos com cotação internacional) como a soja e o milho.
 
“Entretanto, o modal apresenta baixa velocidade e, no caso brasileiro, reduzidas disponibilidade e frequência”,
 
ressalta a CNT.
 
 
Confira no anexo o resumo executivo dos resultados da pesquisa, em documento pdf.

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: CNT e Redação





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