MAGAZINE LUIZA
Resultados 2Q15: bom desempenho apesar de um cenário difícil
Foram considerados positivos os resultados do 2º trimestre/2015 obtidos pela Magazine Luiza, como a performance de vendas melhor do que a média do mercado, bem como de seu maior concorrente, a Via Varejo.
De acordo com o BNDES, nos primeiros cinco meses do ano, as vendas de eletrodomésticos e móveis recuou 8,7%. Via Varejo apresentou retração de vendas de 12,3% no 1º semestre/2015, em relação a igual período do ano anterior, enquanto no compartimento de vendas Luiza diminuiu 6,5% no mesmo período.
Não podemos esquecer que a base comparativa do 1º semestre 2014 foi impulsionada pelas vendas fortes de televisão como resultado da Copa do Mundo. Mas Magazine Luiza tem apresentado consistentemente um desempenho melhor que a média do mercado nos últimos trimestres, consolidando sua marca e aumentando a sua quota de mercado.
No que diz respeito a rentabilidade, um mix de vendas mais favorável, com menos categorias de imagens, melhorou Margem Bruta. A empresa também começou a cobrar serviços de transporte e de montagem, seguindo as práticas de mercado.
As despesas operacionais tem sido pressionadas pela inflação mais elevada e custos fixos, como a energia elétrica. A Base de diluição do custo também foi deteriorado por um retiro em desempenho de vendas. No entanto, os esforços de gestão na racionalização de custos e ganhos de eficiência foram o suficiente para seem obtidas melhorias de margem EBITDA.
São bem conhecidas as preocupações macroeconômicas atuais. O setor de Bens duráveis foi mais impactado pela conjuntura macroeconómica desfavorável do que outros segmentos do varejo. Nós ainda não vemos muito espaço para as vendas do Magazine Luiza crescerem no mesmo ritmo que o de 2014, mas acreditamos que a empresa vai manter um desempenho melhor que seus pares ao longo de 2015, beneficiada por seu plano plano estratégico para o ano, o qual inclui:
(I) reforçar a estratégia multicanal e
(Ii) manter a competitividade comercial e visibilidade na mídia (a empresa tem um contrato de mídia com os principais provedores de free-to-air TV no Brasil e campeonatos de futebol patrocinadores).
Em nossa opinião, a rentabilidade da empresa em 2015 em sua totalidade deve permanecer em linha com o ano passado. A melhoria do mix de vendas deve compensar as taxas de câmbio e preços de produção desfavoráveis aumenta. Os ganhos de eficiência devem ser melhoradas, em razão de:
(i) a maturação das lojas NE;
(ii) menor nível de despesas G & A (devido a uma reestruturação interna recente);
(iii) cobrança de taxas para entrega e montagem de móveis e
(iv) as sinergias decorrentes da estratégia multicanal acelerado.
Nós manter alerta quanto ao nível de endividamento da companhia, trabalhando desempenho de capital e geração de fluxo de caixa, os itens que nós consideradas pobres em 1h15.
Ainda assim, mantivemos a nossa recomendação como Outperform, bem como a nossa YE2015 preço-alvo em R $ 9,80, o que representa uma possível vantagem de 173,0%. Em nossa opinião, a participação da empresa excessivamente depreciado nos últimos meses. MGlu3 está sendo negociado a 7.7x P / E e 3,2x EV / EBITDA, enquanto colegas média é de 17.6x e 6.7x, respectivamente.
Linha superior.
A receita bruta diminuiu 6,5% face ao período homólogo impactado por:
(i) o atual cenário desfavorável para as vendas de bens duráveis e
(ii) uma forte base comparativa de 2q14, quando as vendas cresceram 25,7% no período, impulsionado pelas vendas de televisão.
Excluindo este efeito, as vendas brutas no Magazine Luiza teria aumentado 0,6% no 2Q15. Vendas em Mesmas Lojas em lojas físicas recuou de 15,1% em 2º trimestre/15 contra um aumento de 25,8% em 2º trimestre/14. Receitas de E-commerce diminuíram 0,4% face ao período homólogo, o que representa 17,6% do total das vendas (190 bps YoY). Receita Líquida recuou menos de Receita Bruta, de 10,1% face ao período homólogo, em resultado de um aumento de smartphones e tablets no mix de vendas, produtos que estão isentas de impostos de PIS / COFINS.
Confira no anexo a íntegra do relatório sobre desempenho da MAGANIZES LUIZA, elaborado por MARIA PAULA CANTUZIO e MARIO BERNARDES JUNIOR, analistas de investimentos do BB INVESTIMENTOS.