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Investimentos

11 de Agosto de 2015 as 14:08:49



INVESTIMENTOS EM BOLSA - GUARARAPES - Resultados no 2º trimestre2015: Decepção


GUARARAPES  -  Resultados no 2º Trimestre2015
 
Rentabilidade Decepcionante
 
 
Os resultados da GUARARAPES foram considerados um pouco pior do que o esperado. Em nosso ponto de vista, o desempenho de vendas foi positivo, mas a deterioração da rentabilidade veio em um ritmo mais rápido do que o esperado.
 
Em relação a vendas, o desempenho da Riachuelo veio acima da média de mercado: Receita Líquida aumentou 12,9% e SSS cresceu 2,6% em no 1º semestre2015, enquanto mercado de vestuário brasileiro recuou 1,9% nos primeiros cinco meses de 2015, segundo o IBGE.
 
Reconhecemos que é inevitável uma comparação entre RIACHUELO e desempenho da RENNER, mas não podemos esquecer que o desempenho impressionante da Renner tem sido uma exceção no mercado global de vestuário.
 
GUARARAPES vem sofrendo desde 2014, com nível de estoques. No 1º semestre2014, a coleção de inverno não teve um bom desempenho; no 2º semestre2014, coleções básicas importados não ter chegado a tempo de ser vendida e em 1h15, coleções também não o desempenho esperado.
 
Esses fatores foram intensificadas pelo ambiente macroeconômico desafiador e preços promocionais concorrente. Como resultado, remarcações de produtos eram necessárias, o que prejudicou Margem Bruta.
 
Apesar disso, maiores despesas de marketing e custos relacionados com as novas "lojas de ramp up Margem EBITDA deteriorou-se. Nós também temos que considerar que a estrutura híbrida da empresa, que se junta a retalho ea produção industrial, embora represente uma vantagem competitiva, também significa custos fixos mais elevados, o que tem sido pressionado por maiores custos de inflação e da electricidade.
 
Além disso, maiores investimentos que têm sido feitos em novas lojas, lojas de remodelação e logística (reestruturação e de automação da DC), aumento do nível de endividamento da empresa e as despesas financeiras. Gestão afirmou que algumas iniciativas já foram realizadas, a fim de atingir níveis mais confortáveis, de ambos os inventários e endividamento até ao final do ano.
 
Na verdade, nós já tinhamos antecipado pressões sobre rentabilidade para 2015, mas em um ritmo mais lento do que 1º semestre2015 apresentado, e vamos continuar atentos a este aspecto nos próximos trimestres.
 
Mesmo assim, ainda acreditamos que GUARARAPES, juntamente com as LOJAS RENNER, é uma das empresas mais bem preparada para enfrentar a atual quota de difículdades macroeconômicas e ganhar mercado, devido às suas robustas finanças e gestão de estruturas.
 
Dito isso, mantivemos a nossa recomendação para as ações da Guararapes 'como Outperform. Em nossa opinião, GUAR3 tem excessivamente depreciado nos últimos meses e deve apresentar uma recuperação parcial. GUAR3 está sendo negociado a 8.1x P / E e 5.7x EV / EBITDA, enquanto colegas média é de 18.3x e 8,2x,  respectivamente.
 
Operação de Varejo
 
Receita Líquida da Operação de Varejo expandiu 9,8% em termos homólogos no 2º trimestre2015, com um fraco desempenho de 0,2% Vendas em Mesmas Lojas (versus 2,4% do 2q14). Foi considerado um desempenho positivo quando comparado com a média de mercado.
 
Segundo o IBGE, segmento de vestuário diminuiu 1,9% nos primeiros cinco meses de 2015, enquanto as vendas aumentaram 12,9% em lojas Riachuelo 'em 1º semestre2015, com SSS de 2,6%.
 
Acreditamos que é inevitável comparação com o desempenho do Riachuelo Renner. No entanto, também temos de considerar que o desempenho da Renner tem sido uma exceção no mercado global, com um público alvo diferente quando comparado ao Riachuelo e Renner, que vem passando por uma
dinâmica excepcional.
 
Margem Bruta desacelerou 310 bps no 2º trimestre2015, impactado principalmente pelos preços promocionais como uma tentativa de reduzir os níveis de estoques de:
 
(i) importado coleções básicas que não chegaram a tempo de ser vendido no 4Q14 e
(ii) um desempenho pior do que o esperado da coleção de inverno no 1Q15 e 2Q15.
 
Desenvolvimento de coleções não foi assertivo nos últimos períodos e do cenário macroeconômico desafiador tem pressionado compras decisões dos consumidores, levando a remarcações na maioria dos varejistas de vestuário.
 
Produtos financeiros.
 
Receita Líquida de Produtos Financeiros aumentou 49,8% em termos homólogos no 2Q15 impulsionado por empréstimos pessoais (+ 95,5%) e as Comissões de cartões de marca (+ 60,8%).
 
Margem Bruta desacelerada 80 bps, como resultado de maiores descontos sobre operações de crédito e maiores despesas com honorários de cartões de marca.
 
Em relação a inadimplência, em empréstimos pessoais expandiu-se por 140 bps nos últimos 12 meses, para 11,7% do total da carteira e em Riachuelo Cartão houve um aumento de 40 pontos-base, para 6,2%. Segundo a direção, os níveis de inadimplência em 2Q15 estavam em linha com as expectativas.
 
Resultados Consolidados.
 
A receita líquida consolidada aumentou 17,9% em termos homólogos no 2Q15 impulsionado por produtos financeiros. Margem Bruta Consolidada diluído 90 bps impactados principalmente por remarcações de produtos em Operação de Varejo. Margem EBITDA Consolidada diminuiu 680 pontos-base, como resultado de:
 
(i) despesas relacionadas com o ramp-up de novas lojas (42% das lojas Riachuelo 'ainda estão amadurecendo);
(Ii) as tarifas de electricidade mais elevados;
(Iii) maiores despesas de marketing e
(iv) os custos relativos à reestruturação da área de vendas. Vale ressaltar que a gestão tem vindo a apostar na racionalização de custos e ganhos de produtividade desde o início de 2014 e, quando olhamos para a evolução das despesas operacionais por loja, cresceu apenas 2,6% em termos homólogos no 2Q15, enquanto as despesas operacionais totais cresceram 24,7% face ao ano anterior no mesmo período.
 
Margem Líquida foi pressionado por maiores despesas financeiras devido ao maior nível da empresa de endividamento e ao aumento da taxa do CDI nos últimos 12 meses. Dívida Bruta atingiu R$1.518 milhões no 2º trimestre2015, a partir de R$ 893 milhões no 2ºTrimestre2014.
 
Assim, o resultado financeiro líquido foi negativo em R$23 milhões, o que representa uma deterioração de 247,6% no período.
 
Fluxo de caixa.
 
Fluxo de Caixa Livre em 1h15 totalizaram um consumo de caixa de R $ 235 milhões contra um consumo de caixa de R $ 15 milhões no 1S14.
 
O caixa gerado pelas atividades operacionais totalizou R $ 38 milhões no 1h15, contra R $ 192 milhões no 1S14, principalmente em resultado de Recebíveis e Estoques deterioração.
 
Caixa líquido usado em atividades de investimento chegou a R $ 276 milhões no 1h15 contra BRL 141 milhões no 1S14, refletindo um maior nível de Capex. O caixa líquido gerado pelas atividades de financiamento totalizou R $ 196 milhões no 1h15 contra BRL 75 milhões no 1S14 impulsionada por novos empréstimos.
 
 
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise dos resultados aprsentados pela GUARARAPES no 2ª trimestre2015, elaborado por MARIA PAULA CANTUSIO e MÁRIO BERNARDES JUNIOR, analistas de invstimentos do BB INVESTIMENTOS.
 

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: MARIA PAULA CANTUSIO e MÁRIO BERNARDES JUNIOR, analistas de invstimentos do BB INVESTIMENTOS.





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