Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

15 de Outubro de 2017 as 16:10:01



ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS Venezuelanos elegem 23 governadores neste domingo


Partido do Governo Federal controla 20 dos 23 estados. Oposição espera eleger 18 dos 23 governadores estaduais
 
 
 
Após cinco meses de protestos, que deixaram um saldo de pelo menos 120 mortos e um país dividido, a oposição e o governo da Venezuela voltam a se enfrentar neste domingo, 15.10, desta vez nas urnas.
 
Dezoito milhões de eleitores foram convocados para escolher governadores em 23 estados, em meio a uma grave crise econômica e social e denúncias de fraude.
 
 
MUD, o partido de Oposição a Maduro
 
Os partidos de oposição, que compõem a frente MUD Mesa de Unidade Democrática, têm acusado o governo de lançar mão de qualquer artifício para garantir a própria vitória, mesmo quando as pesquisas de opinião indicam que o presidente Nicolás Maduro tem índice de rejeição em torno de 85%. Como exemplo, a oposição cita seus líderes, que foram presos ou impedidos de se candidatar, e até a transferência, de última hora, de centros de votação.
 
Segundo o governo, a mudança, que afeta mais de 700 mil eleitores, foi necessária por motivos de segurança. Mas o governador de Miranda, Enrique Capriles, que se opõe a Maduro, afirma que foi uma manobra para confundir o eleitor nos lugares onde a oposição é forte – como o estado dele.
 
“É normal que, faltando 48 horas para a votação, 224 mil eleitores de Miranda sejam transferidos de um centro a outro? ”,
 
perguntou Capriles.
 
Apesar de temer que haja manipulação e fraude, a MUD decidiu participar do pleito, apostando em uma vitória como a de 2015, quando elegeu a maioria parlamentar pela primeira vez em 18 anos de governos chavistas. Ha três anos, a Venezuela já sentia os efeitos da crise, agravada pela queda no preço do petróleo, principal produto de exportação do país.
 
Sem recursos suficientes para importar remédios, alimentos e produtos de primeira necessidade, o país enfrenta hoje desabastecimento, inflação anual superior a 600%, em 2017, e queda de 12% Produto Interno Bruto, problemas inexistentes no período de fartura petroleira do governo de Hugo Chávez (1999-2013).
 
A despeito da crise, Maduro está decidido a concluir o mandato, em 2018, e disputar a reeleição, ou tentar fazer o sucessor.  
 
Atualmente, o governo federal Venezuelanos vão às urnas hoje para eleger 23 governadores. Para a oposição,  o descontentamento dos venezuelanos com a crise vai se refletir nas urnas, desde que consiga convencer pelo menos 60% do eleitorado a votar. Neste caso, a expectativa dos opositores e eleger entre 15 e 18 governadores.
 
Mesmo que o resultado seja favorável à oposição, não há garantia de que a situação na Venezuela mude. O Congresso, de maioria opositora, nunca pode legislar. Suas decisões foram anuladas pela Suprema Corte, até a posse, em agosto, da Assembleia Nacional Constituinte, que assumiu os poderes legislativos. E os constituintes são todos governistas, até porque a oposição não participou das eleições, por considerá-las fraudulentas.
 
PSUV, o partido do Governo Federal
 
O vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Diosdado Cabello, um dos homens fortes do governo, afirmou que os governadores eleitos domingo, 15.10, só poderão assumir, depois de aprovados pela Assembleia Nacional Constituinte.
 
Na campanha, Maduro pediu aos venezuelanos que votem pela continuação da "revolução boliviariana", iniciada por Chávez e contra a ingerência externa. 
 
Os EUA, a União Europeia e o Brasil - mesmo após o golpe de estado de 2016 e sob a ameaça de golpe militar dentro do golpe -, além outros países da região,  têm condenado Maduro por considerar que ele avançou sobre o Judiciário e o Legislativo e que, na Venezuela, hoje, não existem mais poderes independentes. 


Fonte: AGÊNCIA BRASIL. com copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - 24/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - "Isso não é ISIS. São ucranianos", afirmou Segodnia
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos 23/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos
 
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul 19/03/2024
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul
 
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030 17/03/2024
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030
 
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos 11/03/2024
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos
 
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15 10/03/2024
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15
 
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje 10/03/2024
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje
 
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol 07/03/2024
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites