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Investimentos

Quarta-Feira, Dia 28 de Fevereiro de 2018 as 01:02:37



INVESTIMENTOS - CCR Resultados no 4º trimestre/2017


CCR - Resultados do 4º trimestre de 2017
 
Crescimento no Tráfego e Novos Ativos geram resultados no trimestre.
 
 
A CCR apresentou resultados positivos no 4º trimestre/2017. Os principais destaques, em nossa opinião, foram
 
(i)   o crescimento do fluxo de veículos e
(ii)  o amadurecimento dos segmentos de Mobilidade Urbana e Aeroportos que já se refletiram positivamente nas demonstrações financeiras da empresa.
 
Após dois anos de declínio, o tráfego nas rodovias da CCR aumentou 4,4% aa no 4T17, terminando com um aumento de 1,2% ano/ano em 2017. Todas as concessões da CCR cresceram no 4T17, destacando
 
(i)   RodoNorte em + 7,8% ano/ano,
(ii)  SPVias a + 6,9% ano/ano e
(iii) AutoBAn em + 4,9% ano/ano.
 
Os investimentos em novos ativos já refletiram positivamente no balanço patrimonial da CCR. No 4T17, 15% do EBITDA total vieram dos segmentos de Aeroportos (5%) e Mobilidade Urbana (10%).
 
A operação do Metro Bahia começou em 2016 com oito estações. Ao longo de 2017, foram inauguradas onze novas secções e estações, deixando apenas a estação do aeroporto para ser completamente concluída. Gradualmente, o número de passageiros transportados aumentou cada trimestre, passando de 5,4 milhões no 1T17 para 18,2 milhões no 4T17. Embora parcialmente operacional, vale a pena mencionar que a Metro Bahia transportou mais de 40 milhões de passageiros em 2017. A receita bruta da Metro Bahia totalizou R $ 378,4 milhões em 2017, dos quais R $ 84,8 milhões foram receitas não-tarifárias, registradas em ativos financeiros, enquanto em 2016 são brutas a receita foi de R $ 240,9 milhões, dos quais R $ 18,8 milhões não foram tarifários. Estamos estimando uma receita bruta da Metro Bahia para atingir R $ 528,4 milhões em 2018.
 
 
Em 2017, a VLT Carioca transportou mais de 11 milhões de passageiros ao longo de suas 34 estações. Espera-se que outras oito estações sejam inauguradas nos próximos anos totalizando 42. Em maio de 2017, a CCR aumentou sua participação nesse ativo no total de 66,6%. A receita bruta da VLT Carioca foi de R$615,6 milhões em 2017.
 
Quanto aos aeroportos, a CCR detém uma participação significativa nos aeroportos de Quito, San José, Curação e BH. Em termos de passageiros, os destaques no trimestre foram os aeroportos de Belo Horizonte, com um número de passageiros embarcados em 1,3 milhões, 12,3% aa e San José, onde o número de passageiros aumentou 8,6% aa. Ambos os aeroportos beneficiaram de novas rotas criadas pelas principais companhias aéreas.
 
O aeroporto de Quito apresentou uma diminuição no fluxo de passageiros de 3,2% aa, e no aeroporto de Curaçao a queda foi de 6,0% aa.
 
A receita líquida consolidada da CCR no 4T17 foi de R $ 2,0 bilhões, +19,5% aa. O EBITDA no 4T17 foi de R $ 1,2 bilhão + 25,5% aa e o EBITDA ajustado, na mesma base, cresceu 17,9% aa, com margem ajustada de 61,3% +2,9 p.p. ano/ano.
 
Os custos totais aumentaram 21,3% aa no 4T17, atingindo BRL 2,5 bilhões. O custo do caixa aumentou 4,6% aa. A CCR aderiu ao programa especial de regularização de impostos (Pert) em SPVias, com um efeito negativo de R$ 97 milhões em despesas financeiras, enquanto a despesa financeira líquida total no 4T17 terminou em R $ 364 milhões, 11% inferior aos R $ 410 milhões reportados em 4T16.
 
Na verdade, o lucro líquido no 4T17 foi de R $ 329,1 milhões, + 94,2% aa. O lucro líquido, na mesma base, atingiu BRL 425,0 milhões (na tabela está 329 mn), + 162,7% aa.
 
A alavancagem do CCR manteve-se em um nível confortável de Dívida Líquida / EBITDA de 2,3x no 4T17. Embora o cronograma de amortização da dívida seja relevante, com aproximadamente R $ 3,0 bilhões por ano nos próximos três anos, a CCR tem um histórico de sucesso em termos de rolamento sobre sua dívida, como aconteceu com os vencimentos de 2017.
 
Em 2018, o CCR ganhou o leilão das linhas 5-Lilas e 17-Ouro da rede de metrô de São Paulo. Em nossa opinião, a empresa deve concentrar seu crescimento nos ativos da Urban Mobility e continuar a buscar negócios e oportunidades em ativos rodoviários nos mercados primário e secundário.
 
Acreditamos que a conclusão do processo da Artesp em relação à extensão da data de vencimento da AutoBAn pode ocorrer em 2018 com uma decisão final favorável à CCR e, finalmente, as adições contratuais potenciais podem contribuir para agregar valor à avaliação atual da CCR.
 
Em relação às notícias recentes sobre o CCR no âmbito das investigações da "Operação de lavagem de carros", ainda é cedo demais para afirmar o quanto a empresa será penalizada através de multas e/ou responsabilidade legal para os diretores.
 
Nesse sentido, acompanharemos de perto os desenvolvimentos das investigações atuais e possivelmente revisaremos nosso TP para a empresa se ocorrerem pressões sobre seu fluxo de caixa. Por enquanto, mantemos o preço-alvo YE18 de R $ 18,50 e a recomendação Outperform.
 
 
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise do desempenho da CCR no 4º trimestre/2017, elaborado por RENATO HALLGREN, Analista senior, do BB Investimentos

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: RENATO HALLGREN, Analista senior, do BB Investimentos





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