Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Meio Ambiente

Terça-Feira, Dia 20 de Março de 2018 as 13:03:06



FORUM MUNDIAL DA ÁGUA - Escassez de Água provoca migrações


Escassez de água leva a migrações em diversos países
 
 
Estudos da FAO Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura demonstram que a escassez de água e as secas recorrentes podem gerar fluxos migratórios.
 
O estresse hídrico e a redução da produção agrícola estão levando a movimentos populacionais em diversos países, já que as populações saem em busca de melhores condições de vida.
 
Um exemplo é a Somália, com 2,7 milhões de pessoas vivendo em situação de emergência, principalmente deslocados por conflito e comunidades de pequenos agricultores afetadas pela falta de chuvas, segundo informações da EFE.
 
Ao participar do painel Água e Migrações no 8º Fórum Mundial da Água, representantes de países como Espanha, Nigéria, Portugal e Marrocos relataram como a falta de água impacta nos movimentos migratórios em seus territórios. Na África do Norte, a busca pela água é um dos principais motivos para esse “fenômeno social”.
 
Os chamados “refugiados do clima” também estão presentes na Nigéria, país que tem sofrido com conflitos internos entre caçadores e agricultores, migração para áreas próximas a florestas e o recrutamento de jovens pelo grupo terrorista Boko Haram.
 
Para o diretor da Divisão de Terra e Água da FAO Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, Eduardo Mansur, esses movimentos colocam em risco o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, sendo um deles garantir a alimentação para população global, que nos próximos anos chegará a 9 bilhões de pessoas. Ele destacou que os “recursos naturais estão sendo esgotados” e têm sido fruto de uma “competição crescente”, em especial na questão da água.
 
 
Brasil
 
No Brasil, a água também é responsável por migrações. O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, lembrou a histórica migração de brasileiros de regiões mais secas, especialmente do Nordeste, para conseguirem melhor acesso à água em outras áreas do país.
 
“Culturalmente vivemos as migrações entre regiões a partir da seca, da escassez hídrica, em algumas regiões do país. Apesar de sermos um país que detém 11% da água doce do planeta, essa divisão não permite democratização da água e faz com que tenhamos necessidade de conviver com migração de brasileiros”,
 
afirmou.
 
Como uma das estratégias para conter esse movimento, o ministro citou o Projeto de Transposição do Rio São Francisco, como “a mais importante da história do nosso país” que, segundo ele, vai permitir o acesso à água a populações de vários estados nordestinos.
 
 
Paz Azul
 
Mais cedo, houve o painel temático Paz Azul: Das Recomendações à Ação, em que foi apresentado o relatório Uma Questão de Sobrevivência, pelo presidente do Painel Mundial de Alto Ni vel sobre a A gua e a Paz, Danilo Türk. O relatório traz recomendações para a prevenção de conflitos relacionados à água.
 
Danilo Türk, ex-presidente da Eslovênia, defendeu a necessidade de haver “vontade política” para o compartilhamento de recursos hídricos. Ao responder a perguntas dos participantes do fórum, ele mencionou o período em que enfrentou uma série de inundações no país europeu, para o qual foram exigidas novas soluções para enfrentar as mudanças políticas.
 
“Por isso precisamos de pressão da sociedade civil. Por favor, façam pressão”,
 
pediu.


Fonte: AGENCIA BRASIL





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
RIO - Norte e Noroeste podem ter até 200mm de chuvas até domingo 22/03/2024
RIO - Norte e Noroeste podem ter até 200mm de chuvas até domingo
 
CÓDIGO FLORESTAL - Projeto de Lei vai desproteger 48 Milhões de hectares 22/03/2024
CÓDIGO FLORESTAL - Projeto de Lei vai desproteger 48 Milhões de hectares
 
RIO registra Sensação Térmica Recorde de 60,1ºC neste sábado 16/03/2024
RIO registra Sensação Térmica Recorde de 60,1ºC neste sábado
 
NANOPLÁSTICOS na Água e em Alimentos são relacionados a Ataques Cardíacos 10/03/2024
NANOPLÁSTICOS na Água e em Alimentos são relacionados a Ataques Cardíacos
 
CHUVAS deixam pelo menos 2 mortos no estado do RIO 22/02/2024
CHUVAS deixam pelo menos 2 mortos no estado do RIO
 
Governo LULA tira Unidades de Conservação do Programa Nacional de DesestatizaçãoND 10/02/2024
Governo LULA tira Unidades de Conservação do Programa Nacional de DesestatizaçãoND
 
RIO tem Recorde Histórico de Chuvas em janeiro 02/02/2024
RIO tem Recorde Histórico de Chuvas em janeiro
 
VALE, SAMARCO e BHP condenadas a pagar R$ 47,6 BI em Indenizações 26/01/2024
VALE, SAMARCO e BHP condenadas a pagar R$ 47,6 BI em Indenizações
 
TREMOR DE TERRA de 6,6 Richter no ACRE 21/01/2024
TREMOR DE TERRA de 6,6 Richter no ACRE
 
CHUVAS NO RIO DE JANEIRO - Mais de 9 mil Desalojados e 300 Desabrigados 16/01/2024
CHUVAS NO RIO DE JANEIRO - Mais de 9 mil Desalojados e 300 Desabrigados
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites