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Investimentos

01 de Agosto de 2018 as 01:08:13



EMBRAER Resultado no 2º trimestre/2018: FRACO, mas o pior já passou


EMBRAER - Resultados no 2º Trimestre/2018
 
Demonstrativos Neutros.  O pior já passou;
 
A Embraer apresentou, em nossa opinião, um resultado fraco no 2T18. O destaque positivo no trimestre foi no segmento de Serviços & Suporte, que apresentou crescimento de 18% aa na receita líquida, resultado do aumento do volume de serviços e da valorização cambial. 
 
No entanto, no consolidado, a receita líquida foi de R$ 4.533,1 milhões no 2T18, uma redução de 20% ano/ano, devido a menores entregas nos segmentos Comercial e Aviação Executiva, juntamente com uma revisão na base de custo do KC-390. contrato de desenvolvimento no segmento de Defesa e Segurança.
 
No 2T18, o backlog da Embraer também foi fraco, com US$ 17,4 bilhões, incluindo contratos do segmento de Serviços e Suporte.
 
A fase de testes do projeto KC-390 atingiu 1.700 horas no 2T18. A certificação da aeronave verde do KC-390 pela ANAC Agência Nacional de Aviação Civil está prevista para o segundo semestre de 2018.
 
No entanto, um incidente de aeronaves em terra causou danos à fuselagem e ao trem de pouso, adiando a primeira entrega e a entrada oficial em serviço do KC-390 para 2019.
 
Como resultado, a Embraer reavaliou o projeto KC-390 com um impacto econômico em R$ 458,7 milhões, totalmente contábil no 2T18, com impacto direto no EBIT e EBITDA.
 
O número de entregas de aeronaves foi de 28 jatos comerciais e 20 executivos (15 leves e cinco grandes), contra 35 jatos comerciais e 24 executivos (16 leves e oito grandes) no 2T17.
 
 
Prejuízo Líquido de R$ 467,0 milhões no 2T18
 
No trimestre, o EBIT foi negativo em R $ 82,8 milhões, enquanto o EBITDA atingiu R $ 140,4 milhões, com margens de -1,8% e 3,1%, respectivamente. Incluindo as despesas financeiras de R$ 186,1 milhões, a Embraer encerrou o trimestre com um prejuízo líquido de R$ 467,0 milhões no 2T18.
 
A Embraer espera entregar entre 85 e 95 jatos comerciais, e 105 a 125 jatos executivos (70 a 80 jatos leves e 35 a 45 jatos grandes) em 2018. Isso indica entregas no 2S18 de pelo menos 43 jatos comerciais e 64 jatos executivos (47 luz e 27 grandes).
 
Sazonalmente falando, as entregas do segmento de Aviação Executiva são geralmente maiores durante o 4T18. Como a Embraer já entregou 42 jatos comerciais e 31 executivos (23 leves e 8 grandes), não vemos muitas dificuldades em cumprir as orientações reafirmadas pela empresa.
 
Em julho, a Embraer anunciou 37 pedidos firmes na feira britânica de aviação de Farnborough, o que deve contribuir para a retomada do crescimento da carteira de pedidos da empresa. Especialmente à luz do acordo com a Republic Airways através da assinatura de uma carta de intenção para a venda de 100 jatos E175, com opções de conversão para o E175-E2, mais os direitos de compra de 100 jatos E175 adicionais, que podem chegar a US $ 9,3 bilhões em sua carteira se o acordo se tornar firme.
 
Além disso, a Embraer tem o potencial de converter mais 53 aeronaves em vendas por meio de cartas de intenção assinadas com outros clientes.
 
 
Outlook.
 
Acreditamos que os próximos trimestres serão positivos para a Embraer devido a
 
(i) melhorias operacionais, com a retomada do crescimento de pedidos firmes através das atuais cartas de intenção recentemente negociadas, juntamente com
 
(ii) a proximidade do fechamento da oferta comercial. acordo com a Boeing, que deve reforçar sua estratégia de crescimento.
 
 
Pior Momento, para trás
 
Assim, acreditamos que o pior momento para a Embraer já foi deixado para trás, e melhorias operacionais e financeiras significativas são esperadas para os próximos trimestres.
 
Considerando o preço alvo de R$ 22,50 para a EMBR3 de 2012, e o atual preço de negociação, alteramos nossa classificação para Outperform em relação ao desempenho anterior do mercado.
 
 
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise do desempenho da EMBRAER no 2º trimestre/2018, elaborado por RENATO HALLGREN, Analista senior do BB Investimentos. Tradução: Redação JF
 

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: RENATO HALLGREN, Analista senior do BB Investimentos. Traduição: Redação JF





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