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Investimentos

27 de Outubro de 2018 as 00:10:06



GPA Resultados no 3º trimestre /2018: Acima das Expectativas


GPA  -  Resultados no 3º trimestre/2018
 
Acima das estimativas mais uma vez, reiterando Outperform
 
 
Os resultados do 3T18 do GPA vieram positivos, apostando nossas estimativas pelo segundo trimestre consecutivo, principalmente como resultado de margens melhores do que as estimadas no Assaí. Vendas e rentabilidade vêm melhorando gradativamente ao longo do ano e continuarão no próximo trimestre, a nosso ver.
 
Durante a teleconferência de resultados, a administração afirmou que o Assaí permanece com um desempenho sustentável, com novas lojas abertas/convertidas mostrando números robustos.
 
Os primeiros resultados decorrentes da conversão do Extra Super em Compre Bem e Mercado Extra também foram animadores, mostrando a aceleração das vendas e a rentabilidade.
 
As lojas de conveniência, por sua vez, começaram a reagir às recentes reformas feitas no formato e cresceram mais de 15% a/a no 3T18. Uma das nossas preocupações foi o desempenho do Pão de Açúcar nos dois últimos trimestres, mas a administração afirmou que foi resultado de uma base comparativa mais forte e fechamento de lojas para reformas, mas o 4T deve ser melhor.
 
Todas essas iniciativas nos levam a acreditar que os próximos trimestres continuarão fortes para o Pão de Açúcar em relação ao desempenho de vendas. A empresa já demonstrou sua capacidade de mudar rapidamente sua estratégia interna, pois decidiu renovar os formatos Extra Hiper e converter algumas lojas na bandeira Assaí, o que se mostrou correto.
 
Assim, estamos confiantes de que a renovação das lojas de Conveniência e do Pão de Açúcar, juntamente com as conversões do Extra Super, são decisões assertivas. Também estamos otimistas em relação à maior atenção que a empresa decidiu dar aos produtos de marca própria.
 
No Brasil, representa apenas 5% das ações dos varejistas (dentro do GPA estimamos quase 10%), enquanto nos países europeus supera 30%. Algumas das vantagens de um produto de marca própria são uma maior Margem Bruta e a cobertura de espaços "brancos" dentro das lojas.
 
Em nossa opinião, um varejista com o tamanho do GPA tem todas as condições para liderar o movimento para aumentar a participação de marca própria nas vendas dos varejistas.
 
No geral, continuamos otimistas no caso de investimentos do GPA, com perspectivas positivas à frente, decorrentes das iniciativas em andamento. Após dois trimestres consecutivos de resultados acima do esperado, decidimos revisar nossas estimativas para cima e rolar nosso preço alvo para 2019.
 
Assim, nosso novo preço alvo de YE19 subiu para R$ 115,00, contra os R$ 103,50 antes referente a YE18; e mantivemos a recomendação de Outperform. Segundo nossas estimativas, o PCAR4 está sendo negociado a 8,61x EV / EBITDA 19E e 27,4P/E 19E, contra sua média histórica (últimos 5 anos) de 8,4x e 23,9x, respectivamente.
 
O desempenho de vendas já havia sido divulgado, mostrando um aumento robusto de 12,9% ano/ano, para R$ 13,3 bilhões, melhor do que a média do mercado de 3,2% ano/ano (IBGE) e desempenho do Carrefour de 8,1% ano/ano.
 
No Multivarejo, a receita líquida foi positiva pelo segundo trimestre consecutivo, a +3,3% ano/ano, com destaque para o crescimento das vendas nas lojas Extra (+1,5% ano/ano) e conveniência (+15,8% ano/ano). No Assaí, a receita líquida cresceu 25,5% aa, em função de um SSS sustentável de +8,3%.
 
A Margem Bruta foi uma surpresa positiva, chegando a 60 pontos base acima de nossas projeções, em 22,1% (créditos fiscais), e representando um decréscimo de 30 bps ano/ano, como resultado de uma maior participação do Assaí nas vendas globais, um negócio que tem uma menor rentabilidade bruta.
 
Analisando cada divisão de negócios, a margem bruta do Multivarejo ficou estável em 27,9%, refletindo um nível adequado de competitividade de preços em cada marca.
 
No Assaí, por outro lado, a Margem Bruta expandiu-se em 80 bps ano/ano, para 15,9%, principalmente como resultado (i) da maior participação de pessoas sobre empreendedores nas vendas totais; (ii) curva de maturação mais rápida das novas lojas e (iii) excelente desempenho das lojas que foram convertidas recentemente.
 
A Margem EBITDA Ajustada também foi uma boa surpresa, chegando 20 pontos base acima de nossas expectativas, em 5,7%, refletindo ganhos em ambos os negócios. No Multivarejo, o aumento foi de 20 bps ano/ano, para 5,7%, como resultado da maior alavancagem operacional e ganhos de produtividade dentro das lojas.
 
Além disso, o fechamento de lojas não lucrativas nos últimos meses também ajudou. No Assaí, por sua vez, a Margem EBITDA Ajustada aumentou 90 pb ano/ano, para 5,7%, quase em linha com a expansão da margem bruta do negócio, mostrando boa disciplina em despesas apesar do ritmo acelerado de abertura/conversão de lojas nos últimos meses.
 
O Lucro Líquido dos controladores foi 6x maior que o 3T17, atingindo R$ 193 milhões (+12,9% A/E), refletindo maiores margens e redução de 13,0% ano/ano nas despesas financeiras líquidas. Além da menor taxa Selic, o menor nível de endividamento também contribuiu para a queda das despesas financeiras. A Dívida Bruta aumentou em 40,1% nos últimos doze meses, para R$ 6,6 bilhões, como resultado da recente emissão de debêntures.
 
Mesmo assim, a Dívida Líquida / EBITDA diminuiu de 1,3x no 3T17 para 1,1x no 3T18, refletindo a maior posição de caixa no período (+40,6 ano/ano, considerando os recebíveis de cartão de crédito não descontados). Os números do Fluxo de Caixa continuam consolidando os números da VVAR, dificultando a identificação do desempenho isolado da GPA Food.
 
No geral, a queima de caixa livre (desconsiderando os dividendos pagos) melhorou em 43,8% aa, totalizando R $ 4,1 bilhões. O consumo de caixa líquido nas atividades operacionais, por sua vez, melhorou em 9,4% ano/ano, para R$ 3,8 bilhões, devido a melhorias em recebíveis e fornecedores.
 
 
Novas estimativas
 
Em nossas novas estimativas, aumentamos nossas previsões do topo para o resultado final, após dois resultados trimestrais consecutivos acima de nossas estimativas. Em nossa visão, o GPA deve continuar apresentando um forte crescimento de vendas nos próximos trimestres, além de continuar ganhando participação de mercado.
 
Vale ressaltar que o nosso WACC aumentou para 11,6% em relação aos 10,8% anteriores, como resultado de nossa nova metodologia que considera o diferencial de inflação entre EUA e Brasil como a diferença entre a meta de inflação (em vez da inflação esperada para o final do ano). ano atual).
 
Acreditamos que os principais riscos relacionados ao caso de investimento da empresa são:
 
(i)   mais do que o esperado para uma recuperação no mercado de trabalho e na taxa de inflação;
(ii)  ambiente competitivo mais elevado do que o previsto, levando a uma menor rentabilidade bruta;
(iii) desaceleração nas aberturas de novas lojas; e
(iv) geração de caixa abaixo do esperado, prejudicando sua alavancagem financeira.
 
 
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise do desempenho do GPA no 3º trimestre/2018, elaborado por MARIA PAULA CANTUSIO, analista senior do BB Investimentos,

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: MARIA PAULA CANTUSIO, analista senior do BB Investimentos,





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